Como Implantar um Gramado

Muitas pessoas que possuem espaço em sua residência gostam de cultivar plantas e muitas vezes mantém um pequeno jardim.

Na busca da composição de um jardim mais bonito, com o muitas pessoas costumam cobrir a terra com forrações e muitas vezes essas são compostas por gramas.

Quando falamos de grama ou de gramados associamos logo aos campos de futebol ou as extensas áreas para a prática do golfe, no entanto, nas nossas residências não possuímos um espaço tão vasto, que esteja disponível para implantarmos um gramado, no entanto, podemos implantar a grama em espaços menores.

http://www.youtube.com/watch?v=9Z6wjWiEshs

Muitas pessoas desejam ter em casa, na sua casa de campo ou no seu sitio, um belo gramado, um tapete verde, que esteja apto para o lazer, para a prática de esportes, para fazer piqueniques, fazer churrascos ou simplesmente para ter uma área verde e natural para as crianças brincarem.

Nós imaginamos que fazer isso seja muito caro, contudo implantar um gramado em uma área é algo possível para praticamente todas as pessoas, pois existem tipos de gramas e situações que se enquadram nas mais diversas situações financeiras, cabendo em quase todos os bolsos.

Para manter uma grama verde e bonita, basta fazer o plantio de maneira correta e realizar a manutenção com atenção e carinho.

As Gramas

  • As Gramas são espécies vegetais pertencentes a família das gramíneas.
  • As Gramas são espécies vegetais que apreciam o sol, por isso elas devem ser cultivadas em áreas abertas para ficarem sempre bonitas e verdinhas.
  • Existem algumas espécies de Gramas que podem ser cultivadas em locais semi-sombreados, no entanto elas não conseguem ficar com a mesma beleza, cor e vigor, das Gramas que são cultivadas em locais abertos.
  • As Gramas são espécies vegetais que não toleram ser cultivadas em terrenos com excesso de umidade. Quando isso acontece, as Gramas crescem de maneira desigual e ficam suscetíveis a ação de doenças e pragas.

Informações Necessárias para Implantar um Gramado

Para realizar a implantação de um gramado é necessário inicialmente conhecer e medir a área que receberá a espécie vegetal gramínea. Para isso basta possuir uma trena ou fita métrica e colocar a mão na massa para tirar as medidas do local, você fazendo esta atividade irá economizar, pois caso opte por contratar uma empresa, esta irá realizar a cobrança por este serviço.

Para realizar este atividade é interessante que você procure um ajudante para segurar a outra ponta da trena ou fita métrica, pois dessa maneira você evitará a ocorrência de equívocos na medição.

Em áreas de maior porte é interessante o uso de cordas com grande extensão ou mesmo fazer uso da tecnologia através do GPS.

Outras informações necessárias para implantar um gramado é fazer uma análise e uma coleta de dados sobre: o tipo de solo do local, a fertilidade do solo, verificar o clima do local e qual o objetivo da implantação do gramado naquela área.

Essas análises são importantes para definir a espécie de grama a ser plantada, pois cada gramínea se adapta a cada condição (clima, solo e etc.).

As coletas desses dados irão lhe ajudar a não cometer erros na escolha da espécie de grama a ser cultivada. Deixar de fazer essas análises pode custar o sucesso da implantação do seu gramado, pois você irá plantar a Grama sem as informações necessárias para o bom cultivo.

Essa análise pode ser realizada por laboratórios de análise de solos. Com as informações das análises, você terá condições de saber se o solo necessita passar por algum tipo de tratamento (PH, drenagem, calagem e etc.).

Depois de feitas todas as análises, todas as correções e tratamentos necessários sobre o solo para o cultivo, o local estará apto para receber o plantio da grama escolhida de acordo com os levantamentos realizados e preferencias pessoais (tipo de grama escolhido).

Erros Cometidos na Implantação de um Gramado

Existem alguns erros comuns que são cometidos pelas pessoas quando estão na fase de implantação de um gramado.

Segue abaixo alguns desses erros:

a)    Colocar no Solo Terra Vegetal

A terra vegetal se caracteriza por possuir alto nível de fertilidade, no entanto ela não consegue dar para o sistema de raízes das Gramas, os nutrientes tão necessários para o bom desenvolvimento da Grama.

Além disso, a terra vegetal traz consigo muitas ervas daninhas e por consequência doenças, que podem vir a contaminar o solo, o que acaba reduzindo a aeração no sistema de raízes da Grama.

b)    Realizar a Adubação do Solo com Ureia

A ureia fornece um nutriente em grande concentração que é o nitrogênio. Inicialmente a grama fica com a cor verde-escuro, no entanto o nitrogênio causa o estiolamento da grama. O estiolamento da grama causa a perca de beleza e vigor, devido a ausência da clorofila causada pela aplicação do nitrogênio, que acaba deixando a Grama fraca, com um cor branca-amarelada e suscetível a ocorrência de doenças, insetos e pragas.

c)     Realizar o Corte da Grama Rente ao Solo

O corte da Grama rente ao solo faz com que a espécie vegetal perca toda a sua área foliar, o que impede a realização da fotossíntese.

Devido ao fato da Grama não fazer a fotossíntese, ela gasta a sua reserva energética para brotar novas folhas, o que acaba deixando a espécie vegetal fraca e suscetível ao surgimento das ervas daninhas.

d)    Irrigação do Gramado Realizada de Maneira Superficial

Quando a irrigação da Grama é feita de forma superficial, as raízes da Grama se desenvolvem apenas na parte superficial do solo, o que acaba gerando a diminuição da capacidade da espécie vegetal absorver nutrientes.

Quando a Grama tem suas raízes desenvolvidas superficialmente ela fica estressada pela ausência de agua, o que influencia de forma negativa no crescimento e desenvolvimento da Grama.

e)    Corte da Grama sem Amolar as Ferramentas de Corte

É de suma importância cortar a Grama com a ferramenta de corte bem amolada, pois quando isso não acontece, a ferramenta destrói os tecidos da gramínea, deixando a dilacerada.

Também não deve ser realizado o corte da grama com equipamentos que tenham como ferramenta de corte o fio nylon, que acaba causando também a dilaceração da grama.

Nessas condições o seu gramado irá ficar com um aspecto doente e de cor amarronzada, o que ajuda a entrada de doenças na gramínea.

f)      Não Fazer a Aeração do Solo

A Aeração é um processo que visa aumentar a qualidade do solo, hoje em dia ele efeito por maquinas que são apropriadas para tal fato.

A Aeração permite que o oxigênio seja melhor distribuído entre as raízes da grama, evitando assim o apodrecimento das raízes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *