Quem não viu o filme “O Jardineiro Fiel” não sabe o que é cuidar de uma plantinha de verdade. O longa estrelado por Rachel Weisz e Ralph Fiennes, o famoso ator que interpreta o vilão “Voldemort” em Harry Potter, age como um carinhoso jardineiro amante de belas plantinhas.
O filme mostra mais uma visão política, mas a parte que mais interessa para os novos jardineiros é aquela em que Ralph interpreta um cuidadoso profissional. Mesmo para quem não assistiu ao longa, vale chegar por aqui no Cultura Mix e conferir as nossas dicas de como organizar um jardim. Os veteranos em jardinagem também podem aproveitar para se aperfeiçoar com as nossas dicas, o que nunca é demais.
Primeiro Passo
Para começar a organizar a flora, seja em casa ou em locais mais vastos como sítios e fazendas, basta ter os utensílios necessários para organizar um belo jardim. Muita calma e paciência também são ingredientes essenciais, pois sem eles você sem começa a dar o primeiro passo. Para começar, veja os objetos básicos para um boa jardinagem e saiba como organiza-los:
- mangueira
- fertilizante
- sementes
- luvas de jardinagem
Estes são os principais itens para um grande começo. Com o passar do tempo você vai precisar de outros mais elaborados. Tudo é uma questão de tempo!
Organizando
Os utensílios podem ficar pendurados ou guardados em um armário interno ou externo ao jardim. Saiba que eles precisam ter limpeza frequente, principalmente as luvas e a mangueira. Os fertilizantes e as sementes devem ser guardadas em locais apropriados, que não sejam muito secos.
Um armário de madeira seria essencial para este fim. Para quem já tem experiencia no assunto, pode dar umas dicas bem legais como estas aqui: “ma forma bacana de guardar as ferramentas de jardinagem é pendurá-las na parede. O espaço fica organizado e decorado. É possível amarrar os utensílios com fitas e depois colocá-los em uma armação de ferro.”
Coisas Pequenas
Os novos jardineiros devem começar os seus trabalhos utilizando coisas pequenas. Se você não tem muito tempo para se dedicar a jardinagem, comecem a plantar em vasinhos pequenos ou criando filas de flores no jardim, o que se torna bem prático. Saiba que cada flor tem o seu desenvolvimento em um certo tipo de ambiente. No seu jardim, existem locais com mais ou menos sol. Procure organizar as suas flores usando este método.
A paisagista da revista Casa e Jardim, Claudia Muñoz, dá umas dicas super legais para quem quer começar a plantar em vasos: “Gosto de brincar com alturas diferentes, acho que dá um destaque legal. Às vezes a planta é linda, mas, ao ficar mais baixa do que as outras, ela acaba sumindo. Dá para distribuir os recipientes de várias maneiras criativas, destacando as plantas mais bonitas.”. Outros profissionais apoiam a criatividade acima de tudo: “Além dos tradicionais, com um pouco de criatividade é possível incrementar tais recipientes. Objetos da cozinha, como bules e jarras, também podem ser usados como vasos. Aproveite velhas latas (de chá, azeite, entre outras) e galões como recipientes”.
Fertilizando
Para começar a fertilizar o solo da maneira correta, procure saber o pH do mesmo. Para isso, basta ter um kit de medição do pH. É uma forma de organizar as plantas do seu jardim de forma correta e saudável. As plantas devem ser regadas e fertilizadas cotidianamente e por isso, organize um calendário próprio para isto, sabendo os dias de regas de cada planta e quais as épocas em que elas dão flores ou frutos, dependendo da espécie.
Organizar as regas e a fertilização por meio de um itinerário vai ajudar os novos jardineiros a não cometerem certos excessos como: rega em demasia, fertilização excessiva e cortes muito frequentes.
As Plantas
Para quem tem um espaço muito limitado no quintal para criar um lindo jardim, basta seguir algumas dicas dos profissionais da área: ” A dica é abrigar as plantas em prateleiras. Um pequeno móvel estreito pode ajudar a manter organizados os vasos de vários tamanhos e formatos variados. Além disso, não atrapalhará a circulação.”
Decorando
As plantas são muito úteis na decoração de um jardim, para não dizer que são peças essenciais. A revista Casa e Jardim dá algumas dicas e conselhos de como tornar essa decoração mais organizada e bonita possível: “Agrupe os vasos por cores e misture os tons para não ficar muito “certinho”. Utilize também pedrinhas decorativas, esculturas em metal. Aproveite as meias sem par e costure-as envolta de pequenos vasinhos. Use as paredes e muros para pendurar cestos e vasos de parede com plantas trepadeiras.”
no images were found
Épocas do Ano
Saiba como organizar o seu jardim de acordo com os meses e épocas do ano:
1. Janeiro: Opte elas estacas de begônia-rex e violeta ou de galho de brinco-de-princesa, gerânio e roseira
2. Fevereiro: Escolher mudas e galhos
3. Março: Coloque enxertos em roseiras se você as tiver. Os bulvo das plantas que já secaram já poderão ser retirados também
4. Abril: Bom para fazer mudas e galhos também
5. Maio: Adubar vasos e canteiros
6. Junho: Hora de diminuir as regas e proteger as plantas das geadas que estão por vir
7. Julho: Tempo de proteger os caules com palha
8. Agosto: Mês de podar os gramados e recobri-los com uma camada de uma mistura bastante aconselhada pelos profissionais: “4 partes de terra vegetal preta, 3 de areia grossa e 3 de esterco de curral bem curtido.”. Comece a organizar o plantio para a primavera e planejar novas formas de cultivo.
9. Setembro: Hora de adubar canteiros e transplantar vasos. Não esqueça que esta é a época de adubar os gramados também.
10. Outubro: Hora de planejar quais serão as plantas que irão florescer no verão. Uma dica são as azaleias. Não esqueça de limpar os galhos secos neste mês.
11. Novembro: Vasos e canteiros terão que ser transplantados
12: Adube os gramados, retire os galhos secos do jardim e utilize adubos químicos para tal finalidade. Certas espécies como cravo, gladíolo, hortênsia, jasmim-manga, magnólia amarela, rosa, quaresmeira florescem neste mês.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva
gostaria de receber as mensagens.