As azaleias são lindas flores que vamos encontrar na natureza. Elas se apresentam em mais de 10 mil variedades e são muito conhecidas pelo seu valor comercial. Aqui no Brasil ela possui uma importância maior por ter sido decretada pelo ex presidente Jânio Quadros como a flor símbolo oficial da cidade de São Paulo, qual indicação permanece até os dias de hoje.
Por ter toda essa diversidade, aprender a cultivar as azaleias em seu jardim pode fazer não somente que você tenha sempre flores bonita em seu jardim como também, possa começar a cultivar em pequena escala para partir à uma produção comercial. Preparamos um pequeno tutorial com esse tipo de cultivo e com muitas dicas para você ter sempre azaleias bonitas em seu espaço.
Características Gerais Da Azaleia
Antes de aprender como cultivar essa flor tão bonita, vamos conhecer um pouco mais sobre a espécie? Estes detalhes fazem com que você entenda certos comportamentos e certas necessidades da planta. A azaleia é uma flor do gênero rododendros e está entre as espécies de planta da família das ericaceae. O seu formato é muito particular e foi exatamente esse detalhe que fez com que ela ganhasse tanta popularidade pelo mundo.
Ela se encontra em diversas variedades na natureza e dependendo de cada uma delas você encontrará características específicas. As cores também são bem diversas, sendo possível encontrar azaleias em tons de vermelho, laranja, lilás, magenta e branca. De todos os tons, o mais popular é o rosa e você ainda encontra também as azaleias em tons mesclados que são bem procurados e valiosos.
A azaleia está entre as flores mais antigas do mundo, portanto facilmente você encontrará espécies com modificações genéticas e facilmente verá isso acontecendo. Hoje já são mais de 10 mil azaleias diferentes na natureza, como citamos logo no início do nosso texto. Uma das mais populares é a Azaleia Japonesa ou Azálea Japônica ou Olga Niblett que são os nomes mais populares dessa variação.
As flores da azaleia nascem sempre em arbustos e quando são bem cultivadas podem chegar até 2 metros de altura e o mesmo comprimento em larguras. É uma planta relativamente resistente apesar da sua aparência bem delicada. Elas suportam frios em temperaturas de até 21 graus negativos e também conseguem se desenvolver bem em regiões onde o clima é bem quente durante os meses de verão.
São flores que nascem em grande quantidade, podendo surgir até 500 flores a cada dois meses de florescimento. A popularidade desta flor é incrível. Como elas podem ser encontradas durante o ano inteiro, facilmente você perceberá as azaleias em diversas ocasiões que vão desde presente até ornamentação de jardins e festas. Isso é evidente devido o colorido que ela dá ao ambiente onde é cultivada ou mantida, além da resistência natural, já que elas conseguem sobreviver até 20 dias.
Detalhes Gerais Sobre o Cultivo De Azaleias
Como toda planta, a azaleia vai exigir alguns cuidados básicos para que ela se desenvolve bem. Para esse gênero de planta, o mais indicado é o cultivo em regiões onde o clima é bem frio, como já citamos mais acima. Apesar dessa preferência por climas mais baixos, o fato de você estar em uma região mais quente não significa que não possa ter alguns ramos de azaleias em seu jardim, basta adaptar o ambiente para isso e poder cultivá-las à vontade. Aqui no Brasil o maior cultivo dessa flor é em São Paulo, onde podemos encontrar por grandes avenidas da cidade lindos canteiros feitos com azaleias, apesar de toda a condição climática dificultar, devido a poluição.
Vejamos Como Semear Esta Planta Então.
Passo 1: Preparando o Substrato
Você precisará de uma mistura eficiente para servir de base para a sua planta. Será necessário colocar em um recipiente:
2 partes de terra comum de jardim, para 1 parte de areia, para 1 parte de composto orgânico. Estes três itens devem ser bem misturados em uma vasilha antes de serem aplicados ao canteiro ou ao vaso onde você vai cultivar a sua azaleia.
Passo 2: Regando o seu canteiro
Com a sua azaleia bem plantada, você precisará realizar regas periódicas para que ela cresça bem. Evite o excesso de água para não matar a sua planta, pois as azaleias não gostam de ambientes muito úmidos. Como elas possui uma resistência bem grade, você pode usar uma quantidade de água apenas para deixar o substrato umedecido, nunca encharcado. Faça isso também somente quando a terra estiver bem seca.
Se você vai cultivar a sua azaleia diretamente ao solo, evite fazer isso em locais muito profundos porque isso pode resultar em raízes secas demais, o que pode ser o motivo da morte da sua planta. O ideal é apenas o suficiente para cobrir bem as raízes.
Passo 3: Adubando o seu canteiro
Para adubar as suas azaleias você precisará fazer outra mistura. Nesse passo, a dosagem que você vai usar de produto para alimentar a sua planta deve ser medida corretamente porque tanto a falta como o excesso de ingredientes danificarão a sua plantação. Então a mistura ideal é de:
1 parte de farinha de ossos, para 1 parte de torta de mamona. Sempre que for escolher os fertilizantes para o seu canteiro, dê preferência aos químicos porque eles são mais ricos em fósforo e este componente é muito importante para a sua planta.
Possíveis Problemas Com o Cultivo
Nenhuma espécie livrará você de certos problemas. Eles são bem comuns em plantas e podem aparecer até mesmo em canteiros bem cuidados, mas onde o terreno não é favorável para o plantio. A atenção deve ser principalmente sobre a exclusão destas pragas para que a sua azaleia não morra. Mantenha-se sempre em alerta sobre o desenvolvimento da planta e caso perceba qualquer problema, busque logo produtos que elimine o tipo de praga para que ela não se espalhe.
As folhas são mais atingidas do que qualquer outra parte da sua azaleia. Atente-se para qualquer deformação e mudança na espessura para identificar o problema. O melhor fungicida para eliminar problemas nas mais diversas variedades de azaleia é o do tipo Calda Bordalesa. De todos os problemas que aparecem em sua planta, o oídio é o mais comum. Ele causa machas esbranquiçadas tanto na frente quanto no verso das folhas e quando estão em fases mais avançadas, faz com que elas caiam prematuramente e fiquem na cor acinzentada.