Construção Do Lago De Alvenaria No Jardim

Os Jardins Urbanos

Você tem um jardim muito interessante, com gramas, diversos tipos de plantas e pássaros cantando livremente, decorou muito bem para que pudesse ter a sua cara, mas ainda tem a impressão que falta alguma coisa para completar o ambiente e te deixar ainda mais perto da natureza? Que tal usar um espaço do seu jardim ou quintal para construir um lago? Com o aumento da temperatura nas cidades, espaços verdes e espelhos d’água são sempre muito bem vindos!

Os Jardins Urbanos

Os Jardins Urbanos

Um Lago No Seu Jardim

Pode parecer a princípio uma proposta estranha e audaciosa, afinal um lago é um fenômeno natural impossível de ser reproduzido pela simples vontade e capacidade humana que é limitada. Mas entre tantas ousadias de modificar o sistema encontramos registros de sucesso do homem, que por sua vez cria alternativas de simulação daquilo que ele jamais conseguiria de fato construir fielmente. Como é o caso dos lagos de alvenaria para jardim inspirados nos lagos naturais.

Ter um lago para admirar perto de casa é a sorte de alguns e o risco de vida de outros muitos. Porém não podemos negar o quanto parece ser gratificante com apenas alguns passos estar a beira de um lago contemplando sua tranquilidade.  Mas como é naturalmente impossível que cada residência tenha um lago como atrativo, os engenheiros e arquitetos propõem uma saída interessante, e orientam os interessados:

Construindo Um Lago No Jardim

O efeito final é realmente compensador, mas a construção de um “lago” requer atenção, dedicação e cuidados indispensáveis. A primeira questão está ligada intimamente as condições de solo e das proximidades que por sua vez deve ser plano, sem qualquer ondulações, declives e áreas alagadiças ou pedregosos. É importante conhecer também a reputação do local candidato a receber a decoração. Se ele possuir em seu histórico serviços como de aterros de lixo e depósitos sanitários eles não poderão ser utilizados devido a possível emanações de gases maléficos ao solo, que poderão afetar futuramente a estrutura de alvenaria. E é lógico que também instalar o lago debaixo de árvores ou de calhas do telhado não precisa nem ser justificada como má ideia.

Depois de escolher e ter a certeza da área adequada que deseja instalar o lago de alvenaria segundo o que foi recomendado sobre as questões de qualidade do solo, demarque utilizando a cal e escave fazendo uma cratera dentro da área demarcada.

Construindo Um Lago No Jardim

Construindo Um Lago No Jardim

Enquanto a profundidade é opcional, (sugerimos as medidas mais rasas, pois se trata apenas de um lago decorativo) as bordas devem obrigatoriamente ter valor médio entre 5 a 10 cm acima do solo por questões que envolvem higiene e segurança.

Após a escavação, o solo deve ser compactado e os tubos para o filtro passados antes de passar o concreto no fundo, ainda nesse momento são recomendáveis que você faça um revestimento com plástico ou lona para evitar a contaminação resultante do contato do concreto com o solo, onde as impurezas do solo podem enfraquecer o concreto, e a água que haverá nele esvazie e amoleça o solo, apresentando riscos futuros.

A camada do fundo pode ser malha de ferro e deve ser prolongada ate as paredes laterais. Já quanto ao concreto sua dosagem pode ser três partes de areia (que deve ser peneirada e lavada), três de pedra e uma de cimento e mantendo uma espessura de superior a 10 cm. E sua consistência deve ser rigorosamente controlada, sendo mantida sempre aguada em pequenas porções para evitar a secagem e os efeitos rachados como também o enfraquecimento causado pelo excesso de água que pode deixar o concreto poroso, com micro-fissuras e relativamente permeável.

E as paredes do lago podem ser feitas de concreto, geralmente usando formas de madeira. Para maior economia, pode-se usar paredes de blocos, preenchidas com concreto de 8cm de espessura. E ainda sobre o concreto, é importante lembrar que ele possui um tempo determinado para ser aplicado e deve ser utilizado dentro de duas horas para que a sua qualidade não seja comprometida.

A secagem (cura) do concreto é lenta e inicia em algumas horas, porem é preciso mantê-lo úmido com bastante água na primeira semana ainda que ele insista em resecar. Como é impossível depositar total atenção nessa atividade por tanto tempo aguando com uma torneira, você pode recorrer ao uso  de uma cobertura molhada. Porem esse momento de cura não pode ser ignorado pois se não for feita de forma adequada, o concreto pode secar rápido demais e trazer sérios riscos como consequências da baixa resistência mecânica e porosidade do concreto. Nesse momento você pode achar que encher o lago antes da secagem do concreto garantindo a umidade seja a solução, porem essa atitude pode comprometer a estrutura.

Já tratando-se do escoamento da água, quando for necessário. Você deve se preocupar com a saída de água através do ralo de fundo, que só poderá ser implantada, se houver no local um desnível no solo que permita a saída da água por gravidade, onde a água ira se concentrar logicamente na parte mais funda do lago, enquanto escorre. Em outros casos mais comuns, e também para sifonar*(retirar a sujeira decantada no fundo por meio de sucção) do fundo do lago é necessário o uso de uma bomba sobressalente.

Terminada esta fase, com as paredes levantadas e secas, podemos passar à etapa de impermeabilização e vedação do lago.

Ainda para garantir o bom funcionamento do seu lago e na incerteza de um processo de cura bem sucedido você pode impermeabiliza-lo. O processo consiste em aplicar uma camada de reboco com aditivo impermeabilizante.

Agora que você já tem um lago de alvenaria decore-o com pedras de decoração, troncos de arvore, plantas, peixes e outros elementos típicos das redondezas do lago.

Lembre-se que esse tipo de obra requer a autorização dos órgãos responsáveis, assim como se faz necessário um projeto de um engenheiro ou arquiteto, só um profissional competente pode e deve fazer o projeto e o estudo se o terreno onde você queira construir seu lago é viável par receber tal obra.

E como agora você já tem seu lago, tenha atenção para os cuidados, faça a limpeza regularmente e se tiver animais de estimação como gatos e cachorros, tenha cuidado com os acidentes que podem vir a acontecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *