Ter um jardim bem cuidado embeleza o arredor da casa e relaxa o corpo do jardineiro. Além de ser uma atividade que faz muito bem a quem pratica, essa é, ainda, uma forma de manter uma alimentação muito saudável. Pois você estará evitando os agrotóxicos das verduras e legumes comercializados nos mercados ou frutarias. Nada melhor e mais seguro que colher aqueles legumes verdinhos ou aquelas frutas doces do seu próprio jardim. Se você mora em um ambiente urbano o espaço para as áreas verdes é, com certeza, limitado. Por isso, existem cuidados específicos a serem tomados.
Por Onde Começar a Montar Um Jardim?
Tenha um kit de ferramentas: Ficará muito mais fácil cuidar do seu jardim se você tiver um kit de ferramentas básico. O kit básico é composto por uma mangueira, um pacote de fertilizantes adequados ao tipo de planta que você for cultivar, sementes saudáveis e um par de luvas de jardinagem. Conforme você for cuidando do jardim, poderá surgir a necessidade de ter outras ferramentas mas, para começar, os itens citados bastam.
Inicie pelas pequenas plantas: Caso você esteja inseguro quanto ao tempo que terá para se dedicar ao novo jardim, comece a jardinagem com pequenas plantas, talvez por ervas para tempero em vasos ou por fileiras de flores. Tenha a certeza de que o local em que as plantas ficarem seja de acordo com a iluminação e o solo indicados para aquele tipo de planta. E verifique, também, quais os cuidados especiais que a planta possa ter.
Certidão de nascimento das plantas: Isso mesmo! Escreva numa plaquinha, pode ser de papel mesmo, mas de preferência plastificado, quando a semente ou a muda foi plantada, qual a freqüência de rega e o tipo de adubo que a planta deve receber. Se preferir, você pode anotar isso num caderninho também. Assim, quando for fazer uma nova fertilização do solo ou troca de lugar da planta, você saberá qual a atitude certa a ser tomada.
Relaxe meia hora por semana: Para que as suas plantas cresçam bem vistosas, fertilize com regularidade e regue-as de acordo com a necessidade de cada tipo de planta. Pouco tempo por semana é o suficiente para fazer a manutenção das plantas. Porém a rega das plantas deve se atentar para que sejam feitas com uma freqüência maior, dependendo da umidade relativa do ar.
Quais São Os Erros Mais Comuns Dos Novos Jardineiros?
- Rega exagerada. Isso sufoca as raízes e pode apodrecer as plantas.
- Fertilização em excesso. Isso pode queimar as raízes das plantas.
- Excesso de podas. Essa atitude pode impedir que as folhas façam a fotossíntese e, com isso, as plantas irão morrer.
Mesmo quem já conheça sobre jardinagem, vale rever ou conhecer mais sobre cada um dos cuidados fundamentais de um novo jardineiro:
- Pense antes onde você irá plantar cada coisa no seu jardim. A dica é plantar nas beiradas do jardim as plantas mais baixas e mais ao centro do jardim cultive as plantas maiores. Desse modo as plantas mais baixas não prejudicam as de menor estatura por causa da sombra.
- Saiba qual é o tipo de solo que você tem em casa e quais os tipos de plantas que melhor se desenvolvem nele. Somado a isso, cada tipo de solo necessita de cuidados específicos como o equilíbrio do pH do solo por exemplo. O pH pode ser determinado através de um teste, facilmente comprado em casas de jardinagem. Embora as plantas cresçam em um solo desequilibrado, é fato que o desenvolvimento delas será prejudicado. O ideal é verificar o pH do solo e tomar as medidas para que ele alcance o equilíbrio do pH.
- Se decidir comprar mudas ao invés de sementes, opte por aquelas que forem as mais verdes, com botões formando se forem algum tipo de flor e que estejam com o caule firme. Evite as mudas com flores já abertas ou com frutos desenvolvidos. Essa é a fase em que se for menor é melhor. Pois as plantas mais novas agüentam melhor a mudança de solo. Não compre uma muda se ela apresentar qualquer sinal de uma possível doença. Compre mudas que estejam em recipientes firmes. Mesmo sendo mais caros que sacos plásticos, essas embalagens suportam melhor as mudas até que elas sejam de fato transportadas para o jardim.
- Quando for fazer a fertilização do solo, faça isso corretamente e tenha a certeza de que a planta irá se desenvolver bem naquele local. A dica é ler as embalagens de fertilizantes e conversar com quem vende esses produtos para fazer a compre certa. É essa etapa que define, muitas vezes, como ficará o pH do solo.
- Faça seu próprio fertilizante. Os fertilizantes orgânicos, como por exemplo a mistura da farinha de osso com a farinha de peixe sem adição de compostos químicos no solo é, na maioria das vezes, uma das melhores opções para o seu jardim. A compostagem, técnica feita com compostos orgânicos, é também uma ótima escolha para o bom cultivo do seu jardim.
- Atenção ao fazer o seu próprio adubo. Deixar plantas mortas no solo, deixar de remover os detritos do solo e não ará-lo atrai insetos e bactérias, estimulando o desenvolvimento de mofos e outros danos nas plantas cultivadas.
A compostagem é uma técnica que preserva o meio ambiente e trata de maneira natural o solo e reduz a quantidade de pesticidas e herbicidas que poderiam ser utilizados. Isso é devido aos microorganismos e aos fungicidas naturais presentes na mistura da compostagem. Outras vantagem é o aumento da retenção de água pelo solo. Assista ao vídeo abaixo e aprenda como fazer compostagem em casa:
Quer saber quais são os tipos de plantas mais indicadas para jardineiros iniciantes? Confira o link a seguir e tenha idéias de por onde você pode começar a decorar o seu jardim. Vale clicar na matéria abaixo:
http://plantas-jardins.blogspot.com.br/2012/03/bromelias-e-potos-plantas-ideais-para.html
Agora que você já sabe como cuidar inicialmente do seu jardim, confira abaixo as fotos lindas para te inspirar na decoração do seu jardim: