Dicas para Uma Jardinagem Econômica

Fazer um canteiro, ter um gramado em seu jardim, roseiras e muitas plantas ornamentando uma casa ou apartamento, é motivo de muita alegria, mas requer muito trabalho e dedicação. E ainda pode-se ter de gastar um bom dinheiro, tanto para iniciar quanto para manter, então, o que podemos fazer para economizar e ao mesmo tempo encantar através de uma jardinagem que chame a atenção das pessoas e recebendo ainda muitos elogios?

Jardinagem

Jardinagem

Começando a Economia

A economia pode começar já na escolha do que plantar; plantas exóticas e bem escassas no mercado, são de muita valia e desejo, porém, os cuidados no trato e o desembolso para se adquirir e manter, sem contar as perdas, por erros no manejo e até mesmo transporte inadequados, pode despender muito dinheiro e investimento, então pense bem na escolha para não desperdiçar logo de cara.

Dicas que Realçam a Beleza de Forma Econômica

Um jardim florido, com flores fáceis de manejo e com um gramado pode ser um excelente motivo decorativo, e, sabendo escolher bem a grama e aproveitando outros materiais, para dar um realce e um toque de requinte pode ser uma solução bem barata e eficiente na hora da decisão a ser tomada. Muitas flores mais resistentes, e até por este motivo, mantêm-se desabrochadas por mais tempo, e com uma capacidade de criar brotos, pode ser uma saída bem interessante, pois durante sua florada, você pode fazer a poda, e com os brotos adquiridos e retirados, começar em uma jardineira ou canteiro móvel a preparação para uma futura troca de mudas, e perpetuar a beleza de sua área ou jardim.

Utilizando Estruturas Adequadas

Saber utilizar a estrutura dos espaços e criar uma forma eficiente de irrigação, utilizando para isso, por exemplo, garrafas pet usadas, podem representar uma economia no desperdício de água e tempo e ainda uma melhor utilização da irrigação ajuda em não comprometer a qualidade das mudas e plantas, pois a umidade será constante e em quantidade racional e razoável para sua vida. Quando se planta grama, os cuidados com a manutenção e corte permanente deve ser levado em consideração. De tempo em tempo, precisa aparar o gramado, pois o crescimento contínuo e desordenado, além de demonstrar desleixo, causa ainda uma aparência ruim e esconde eventuais detalhes do design e dos enfeites utilizados na jardinagem. Quando você utiliza uma máquina de cortar grama, o trabalho terá tempo reduzido, mas, de qualquer forma os cantos deverão ser aparados através de contato manual mesmo, e se for utilizar outro meio qualquer para cortar a grama, e ao fazer o ajuntamento dos detritos da poda, poderá utilizá-los para servir de material orgânico para enriquecer seus canteiros e com isso economizar em adubos para o manejo e contínua manutenção das flores e plantas.

Reutilize e Economize

A reutilização de vasilhas, bem acondicionadas, e que não têm como procedência produtos venenosos, também é uma boa maneira de economizar no trato de um jardim ou uma floreira. Garrafas pets, cortadas na transversal, por exemplo, furadas nas bordas podem ser hospedeiras para muitas flores, e substituem assim os recipientes orgânicos que tem que ser adquiridos, e para isso, despenderemos mais e mais dinheiro. Você pode colocar tanto no alto, quanto no chão e fazer um cercado, por exemplo, tanto no seu jardim ou quintal, quanto no interior da casa e área de luz, por exemplo. Você pode ainda pintar as garrafas com temas alegres, de acordo com as espécies nelas plantadas, e, até mesmo esconder dos admiradores o recipiente que de certa forma você ajudou a reciclar. Caixas de madeira velhas, bem como panelas que não mais utilizará, bem tratadas, furadas em baixo, para não acumular água e consequentemente podendo hospedar insetos indesejáveis, entre os quais o “temível mosquito da dengue”, podem se tornar belos adornos para nossas amáveis e amigáveis plantas.

Reutilize e Economize

Reutilize e Economize

Pensando em Reciclagem

Se pensarmos em reciclagem tudo pode servir de base para fazermos de nosso jardim, um local de “glamour e luxo” e ainda, evitar acúmulo de materiais que não teríamos utilidade nenhuma, e por outro lado, estar colaborando com a reciclagem. Até gaiolas velhas e que não usamos pode ser motivo para um belo e atraente local para as plantas. Desenvolver determinadas qualidades de plantas e flores, que adoram e necessitam se envolver e agarrar as coisas para seu desenvolvimento, as gaiolas são excelentes atrativos para estas plantas e o visual com o passar do tempo acaba se incorporando como sendo único.

Dicas Úteis

Plantas trepadeiras, além de resistentes, são muito bonitas, e estas além de adornar muros e cercados, podem através de “girais” serem plantadas e desenvolver com muita beleza e encantam áreas “mortas” de sua casa. Para isso muitos materiais servem de base, tais como: barbantes, fios velhos, arames, etc. Fazendo uma boa base, com dois cabos velhos de vassoura, um de cada lado, pode receber estes materiais e sua planta trepadeira, tem o local propício para seu desenvolvimento.

Dicas Para Iniciantes em Jardinagem

Se você irá começar agora um jardim, pense que no caso de um gramado, não existe muito o que fazer, é escolher a de sua preferência, preparar bem o local para receber e seguir as instruções ou ainda contratar um bom profissional para isso. No caso de flores e plantas da estação, pode ser o mais vantajoso na hora da escolha, utilizar feiras e eventos destinados ao comércio desta plantas e flores, que poderão ajudar em muito na economia de seu futuro jardim. Se escolher flores da época em que está adquirindo poderá também fazer uma boa economia, e conforme for passando o tempo vai adquirindo novas mudas e aumentando seu jardim e principalmente sua satisfação e prazer.

Dicas Para Iniciantes em Jardinagem

Dicas Para Iniciantes em Jardinagem

Vale a Pena Saber

Saber escolher, planejar bem, executar de forma correta e trabalhar com matrizes florais de qualidade, poderá lhe conceder bons motivos de economia, pois não precisará pensar em replantio, uma vez que a qualidade da matriz lhe proporcionará de tempos em tempos as mudas, e com isso fará crescer seu jardim e transformá-lo-á em um local agradável e atraente, para você e para os que forem te visitar. Sem falar nos incontáveis e impagáveis elogios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Amei trabalho

    arminda 10 de janeiro de 2015 17:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *