Fontes para Jardim

Decoração

Decorar a casa é sempre uma atividade bastante prazerosa e agradável. Criar ambientes, comprar acessórios e enfeites e deixar o visual agradável e aconchegante é um passatempo, além de deixar a casa linda. Um local que merece bastante atenção em uma casa são os jardins. Além da contribuição para a natureza, os jardins são muito bonitos. Montar um jardim é extremamente relaxante e podem-se criar inúmeras maneiras de deixá-lo bonito e alegre.

Algo que não pode faltar são as fontes, que proporcionam suavidade e um barulho relaxante nos jardins e amenizam o estresse do dia a dia. São importantes tanto para o visual quanto para os benefícios para a saúde interior. Existem no mercado vários tipos e modelos de fontes, que devem se adequar aos diferentes tipos de jardim. Há as fontes de parede em jardim interno, as fontes de cerâmica, as fontes temáticas, dentre muitos outros modelos.

A sensação que temos ao ouvirmos o som da água se movimentando é realmente tranquilizante. Relaxa nosso corpo e nossa mente. Sem perceber, a gente se pega em silêncio, meditando. Um jardim com uma fonte nos convida a estarmos ali. Se engana quem pensa que ter uma fonte no jardim é algo caro. Pode ser mais barato do que se pensa.

Porém, como a água está cada vez mais escassa e a proliferação dos mosquitos da dengue está se tornando cada vez mais intensa, é preciso tomar bastante cuidado ao usar uma fonte. É exatamente por isso que existem hoje no mercado várias alternativas eficientes, que usam a água de maneira eficiente, evitando o desperdício, e que também impedem a contaminação de reservatórios.

Uma das alternativas para melhorar o consumo de água é usar uma bomba d’água de qualidade, que faça com que a água esteja sempre em movimento, evitando que seja necessário ficar repondo. Além do mais, é importante também que o tamanho das bordas seja suficiente para evitar que a água transborde. 

Para se proteger da dengue, hoje é possível encontrar no mercado vários larvicidas que atuam de forma bem eficaz no combate ao mosquito da dengue, impedindo a proliferação.

Aplicando Larvicidas

Aplicando Larvicidas

Depois de instalar a sua fonte, é importante cuidar da sua manutenção, para que ela esteja sempre limpa e atraente.

Confira abaixo algumas dicas para a escolha e instalação da sua fonte:

  • O primeiro passo é escolher o local de instalação. O ideal é que o local seja nivelado. Isso facilita a instalação.
  • Se for instalar a fonte em um jardim de inverno, ou seja, dentro de casa, escolha bem um local onde ela não atrapalhe o trânsito de pessoas.
  • Existem modelos de fontes prontos no mercado específicos para áreas externas e para áreas internas. Se desejar, poderá também fazer a sua própria fonte.

  • Escolha um modelo que combine bem com a sua decoração, mantendo a harmonia no ambiente. Tanto o tamanho quanto as cores precisam combinar bem com os outros elementos que compõem a decoração.
  • A grande atração da sua fonte será a vazão da água. Por isso, é fundamental escolher uma bomba d’água adequada. Em lojas especializadas é possível obter todas as informações referentes ao item e ao seu funcionamento. As fontes pequenas não exigem bombas muito potentes. Já as fontes maiores e com altas quedas d’água requerem bombas melhores.
  • O formato do jardim e as plantas também fazem parte do conjunto total da obra. Se o espaço for aberto, como é o caso do quintal, use plantas posicionadas à margem de onde está a água. Se for em ambiente interno, uma dica legal é o jardim vertical, e com bica d’água alta. Ainda que o local seja pequeno, é possível instalar bicas assim.

As plantas são fundamentais para que o ambiente fique natural e mais atraente. As pedras de tamanhos variados também são uma ótima ideia.

Como vimos, ter uma fonte no jardim pode ser bem simples e econômico, desde que saibamos usar os elementos certos e da forma certa. E fica muito lindo e muito convidativo também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *