Jardim Ecológico

Um jardim em casa é bom, mas se ele for ecológico fica melhor ainda. Você consegue deixá-lo bonito e ainda estará contribuindo para não fazer mal ao meio ambiente. Sem falar que fazer uso de material reciclado para o seu jardim também é uma forma de economizar dinheiro. A troca de um vaso que nem sempre custa tão pouco por vasos feitos com garrafas plásticas, além de ser bem criativo é representa uma boa economia. Então, o que você está esperando para o unir o útil ao agradável, neste caso, acima de tudo, belo.

Além das dicas de como criar um jardim ecológico usando materiais reciclados, outro ponto importantíssimo é em relação ao modo como será feito esse cultivo. E também, priorizando o reaproveitamento da água.

Prioridades Para Criar um Jardim Ecológico

  • Você deve pensar que para ser um jardim ecológico como “regra” deverá ser de baixa manutenção e que priorize técnicas modernas e ecológicas.
  • Quando você opta por um jardim de baixa manutenção automaticamente está fazendo a escolha mais econômica.
  • O cascalho está sendo muito usado pelos paisagistas para diminuir o consumo de água, assim como telhados verdes para se manter em um ambiente “vivo”.
  • Um dos principais objetivos optando pela baixa manutenção é a redução do consumo de água, que pode chegar a 80%.

Planeje o seu Jardim Ecológico

  • Deixe espaços para o plantio de alimentos orgânicos.
  • Tenha espaços para os animais como abrigos para insetos, rochas, pequeno lago, madeiras mortas, etc.
  • Só plante as espécies que forem adequados ao lugar e ao clima e priorize a melhor posição individual para cada uma delas.
  • Coloque dentro do seu jardim tudo o que tiver origem sustentável e tiver sido colhido e produzido eticamente.
  • Planeje irrigação eficiente e conte com a chuva para o dia do cultivo como forma de economizar água.
  • Não usar nenhum produto químico, priorizar os fertilizantes orgânicos.
  • Busque meios de aproveitar a água da chuva.

Dicas de Decoração Para o seu Jardim Ecológico

Em jardim ecológico nada de objetos comprados, eles devem de preferência vir da reciclagem. E tem muita coisa boa que estava indo para o lixo e poderá ser reaproveitada no espaço. Algumas dicas:

  • A velha escada de madeira que não se usa mais há um século, pode ser colocada no jardim para a colocação de pequenos vasos. Escolha vasos coloridos que farão um belo contraste com a madeira envelhecida.
  • Bancos de ferro também dão um toque todo especial para o jardim ecológico. Coloque em um dos cantos, próximo a um canteiro de rosas e ficará um charme. Esse tipo de banco é fácil de ser encontrado em lugares onde são descartados ferros. Aproveite e garimpe outros objetos que podem ficar bem legal no jardim. Uma grande vantagem de se optar por um banco de ferro é que se trata de um material que não tem problema ficar ao ar livre, não exige nenhum tipo de manutenção especial.  Pode até mesmo molhar com a chuva.
  • Os vasos também podem ser “retirados” de materiais usados e de várias maneiras. Veja a seguir algumas dicas!

Vasos de Plantas com Material Reciclado Para o seu Jardim Ecológico

1- Tijolos soltos na parede

Se a parede do seu jardim ainda estiver em construção, deixe os tijolos à mostra e mais, deixe faltando alguns deles. Dessa forma, você poderá fazer uma “estante” para colocar as suas plantas menores. Porém, não coloque vasos comprados, continue a brincadeira do reciclado e misture louças quebradas, com taças de vinho, aquela xícara que sobrou do jogo. Aposte na sua criativadade para criar uma “prateleira” divertida e muito bacana.

2- Garrafas plásticas de refrigerante

Elas são perfeitas para fazer pequenos vasos e mais dá para usá-las penduradas e criar uma horta ecológica vertical.

Corte ao meio cada uma das garrafas no sentindo horizontal e depois use cada uma das partes para plantar as suas ervas favoritas. Com a ajuda de uma linha bem forte, dando espaço entre uma e outra, coloque 6 ou 8. E depois pendure no alto próximo a uma parede.

Ou simplesmente, corte a parte de baixo da garrafa e plante as suas flores preferidas, depois é só colocar uma ao lado da outra no seu jardim.

Um Canteiro Para Chamar de Seu

Para deixar o seu jardim mais bonito ainda capriche no colorido das flores. Quanto mais diversificadas e coloridas elas forem, mais bonito ficará o lugar. Aposte em detalhes para dar mais charme a decoração, como por exemplo, o uso de pedaços de tijolos. Lembre-se que no “lixo” dá para encontrar muita coisa bacana para incrementar o seu jardim ecológico.

Pedaços de piso ou outros revestimentos, por exemplo, se forem coloridos, podem marcar divisão na terra de um espaço a outro do seu canteiro.

O que dá Para Fazer com o que ia Para o Lixo no Jardim Ecológico?

Nós já demos muito exemplos aqui de coisas que poderiam estar indo para o lixo e podem deixar o seu jardim ecológico ainda mais bonito e único. Pois bem, ainda tem muito mais.

Aquele material de informática que polui o meio ambiente quando não descartado devidamente. O ideal seria sempre conseguir uma forma de reaproveitá-lo. Então, a dica é também “modernizar” o seu jardim com esse tipo de material.

Improvise vasos com DVD e CD velho ou simplesmente na hora de fazer aquele canteiro, na falta de revestimentos coloridos, use a parte espelhada desse material. Só tenha cuidado para não colocá-los de forma que prejudique as plantas.

Aproveite a sua criatividade para encontrar formas de criar um jardim ecológico reaproveitando o máximo de materiais possíveis. Mas, não se esqueça que só isso não é suficiente. Boa terra, o não uso de inseticidas químicas, o reaproveitamento da água, a escolha pelas plantas que exigem baixa manutenção, são pontos para tornar o projeto realidade.

Além disso, saiba “aproveitar”o máximo o sol e tenha cuidado na escolha em relação a procedência das sementes ou mudas que você escolheu. O primeiro passo para um jardim ecológico é observar de onde vem as plantas.

Embora pareça complicado, é possível transformar, de forma muito simples, um jardim convencional em um jardim ecológico. Para isso, devemos reciclar elementos e fazer uso de produtos biológicos que nos permitem destruir os organismos prejudiciais às plantas, sem recorrer a pesticidas ou produtos químicos. Assim, pensando na natureza, podemos criar uma zona verde em que todas as espécies de plantas cresçam em harmonia.

Você pode construir um jardim que não necessite de grandes quantidades de água para a sua manutenção, ou reduzir o seu consumo, uma atitude que respeita a natureza e ao mesmo tempo mantém um ambiente agradável.

Acompanhe no vídeo algumas dicas de como transformar seu jardim convencional em um jardim ecológico. Assim, você terá um pedacinho da natureza bem perto de você. E além disso, estará colaborando para que objetos que iriam parar no lixo sejam reaproveitados, formando um lindo jardim, onde você poderá plantar desde plantas ornamentais até mesmo vegetais para consumo próprio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Que ideia espectacular.
    Para o ano quem sabe se não vou fazer, está genial.

    Beijos.

    Sandra Rocha 12 de novembro de 2010 11:12 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *