Jardim Francês e Inglês: Qual a Diferença?

A jardinagem  assim como o artesanato, a cerâmica e tantas outras manifestações, também é uma arte. É preciso ter boa mão para lidar com este tipo de coisa. Não é a toa que exitem milhares de profissionais super especializados em jardins e design externo. Para construir um jardim bem feito, é preciso saber de várias teorias. Por exemplo: Você sabe o que é um jardim francês? E um jardim inglês? Talvez esses dois tipos possam começar a te ajudar a encontrar uma luz no fim do túnel quando o assunto é mexer com jardinagem e suas criações. Neste artigo, você vai saber distinguir um e outro modelo e saber qual é aquele que mais combina com você e com o seu lar!

Dificíl Escolher o Mais Lindo

Dificíl Escolher o Mais Lindo

A Primavera Chegou 

Com certeza, é na primavera que os jardins começam a florescer de verdade e mostrar a sua verdadeira essência  Mesmo que em outras épocas ele fique bonito, é no período das flores que eles realmente crescem e aparecem. É também a hora de começar a construir o seu próprio jardim. Com já dissemos, o estilo francês ou inglês pode ser o primeiro passo para que a sua imaginação comece a fluir.

O Que São os Jardins?

O jardim é um espaço planejado que é normalmente construído ao ar livre. Tudo isso é feito para que plantas sejam apreciadas e a exibição da natureza seja feita em forma de arte, com tudo ornamentando pelas mãos de quem sabe mexer com isso. Os jardins podem incorporar materiais artificiais, mas o belo prega pelas plantas e flores naturais, bem como as suas árvores e arbustos. A jardinagem pode ser exercida também por um amador, mas sempre levando em consideração as dicas de um especialista que saiba combinar as flores com as suas cores e cuidar de suas adaptações no mais diversos terrenos e climas.

Semelhanças 

Os jardins franceses e ingleses só possuem uma coisa em comum: Eles são extremamente elegantes e inspirados em épocas clássicas ao longo da história . Com certeza, todos eles foram inspirados nos quintais dos grandes palácios como em Versalhes, lá na cidade de Paris. Os ingleses também era grandes fãs de paisagens e em seus grandes castelos, também existiam muitos estilos diferentes de jardins.

Diferenças 

Na verdade, apesar de serem muito luxuosos, os jardins ingleses e franceses possuem diferenças cruciais: O modo de cultivo, as plantas cultivadas e as técnicas de montagem são muito diferentes e variadas.

Luxuosos e Coloridos

Luxuosos e Coloridos

Jardins Franceses

O estilo francês de jardinagem surgiu do renascimento no século XVII. Nesta época, os jardim viraram peça fundamental em qualquer construção ou monumento que pudesse ser construir na França. Até as igrejas tinham que ter uma bela porta de entrada em formato de jardim e todos eles deveriam ter acessórios como chafarizes, lagos, fontes, estatuas e pérgolas. A especialista em jardinagem e paisagística Erica Ochoa, nos dá algumas pistas do surgimento do primeiros jardins franceses e quais as suas principais características: “Uma característica fundamental do jardim francês é a topiaria, que é a poda escultural das vegetações. As linhas retas, a simetria, a perspectiva e a organização também são alguns pontos fundamentais desse estilo”.

Os jardins franceses são considerados monumentais e este é um de seus objetivos. Tudo nele tem que ser grandioso, tanto as formas de cultivo quanto os acessórios que vão incrementar o jardim.

Mas para quem ficou decepcionado com o modelo, não se preocupe. Ele também pode ser adaptado para espaço menores. Não é necessário que seja nada tão monumental assim, afinal estamos em pleno século 21. Erica diz: “Podemos usar algumas ideias dele, como simetria e toparia, e caracterizar uma pequena área como um jardim francês”.

As plantas que podem ser usadas neste tipo de jardim são: Tuias, rosas e topiarias com buxinhos, viburnos ou murtas.

Como já mencionamos acima, um exemplo nítido de que os jardins franceses continuam presentes na cultura deste povo é o palácio de Versalhes  Lá, o jardim é todo trabalho nas técnicas favoritas da escola de jardinagem francesa:  tudo é muito bem alinhado, ajeitado, pesado, medido e contado nos mais perfeitos detalhes. Os franceses são “experts” em geometria, principalmente quando envolve jardinagem!

Jardim Inglês 

Os jardins ingleses surgiram muito depois dos franceses já terem sido implantados em monumentos em diversos partes do mundo. Por isso, eles podem ter influencia os inglês, mas de uma forma completamente de diferente. Enquanto os franceses preferem a ordem e a riqueza de detalhes, os ingleses são mais artísticos e apelam pela desordem.

Os jardins ingleses chegaram para derrubar todas as regras de construção paisagística renascentista. Os jardins na Inglaterra são mais românticos e pregam pela preservação da sinuosidade da natureza, mantendo tudo como a própria deixou sem fazer nenhum tipo de interferência.  Tudo na jardinagem inglesa é livre e a nossa especialista explica tudo para a gente: “Suas formas são livres e as espécies se desenvolvem naturalmente, sem podas, formando maciços coloridos com flores variadas ou grupos isolados de arvores ou arbustos, sem simetria ou ordem”.

As plantas que podem ser utilizadas dentro dos padrões de jardinagem ingleses são: qualquer uma que não seja tropical e se desenvolva bem mesmo sem as podas. Qualquer árvore em geral funciona, incluindo espécies como os gerânios, a jasmim, a lavanda, as belas e doces margaridas e os agapantos.

Os ingleses também adoram as árvores grandes e belas, bem no tom verde-esmeralda. É por isso que os parques ingleses são sempre tão verdes. Quase não há muita cor. Aliás, a coloração verde-esmeralda é uma das principais características das gramas presentes na Inglaterra.

No Brasil…

No Brasil, o clima predominante é tropical. Para construir um desses jardins aqui na nossa terra, muitos cuidados devem ser tomados, principalmente nas formas de cultivo e nas plantas que iremos cultivar. Cada espécie escolhida deve se adaptar bem ao solo brasileiro e principalmente dentro do nosso clima quente. Os jardins ingleses, por exemplo, pedem plantas que não são tropicais, podendo não combinar muito com o jeitinho brasileiros de ser.

 Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *