O ambiente em que moramos e trabalhamos deve oferecer, além de conforto, muita paz e tranquilidade para que possamos desenvolver e concentrar nas nossas obrigações e tarefas diárias. Por isso, é importante que em nossas construções priorizemos tanto os cômodos que são necessários e fundamentais para o cumprir de nossas atividades de vida diária, quanto a elaboração e criação de espaços que irão ser responsáveis por nos auxiliar em manter e reconquistar nossa paz interior e equilíbrio que tanto necessitamos para poder realizar com intensa eficácia as nossas tarefas diárias. Assim, se faz de fundamental importância o investimento em espaços bem projetados e estruturados que irão favorecer nossa saúde mental, como o investimento em belos jardins com toda sua cor e beleza que nos fazem entrar um pouco mais em contato com a natureza e restabelecem nosso equilíbrio.
Para a construção de um jardim são vários os fatores que devem ser cogitados, analisados e reestruturados para poder não ter dor de cabeça futura e se obter um lindo espaço. Cada jardim deve ser particularizado e inventado de acordo com o espaço que se tem disponível. Deve ser pensado no tipo de flor que se irá colocar, pensando se essa será adequado para o tipo de solo local e a intensidade de luminosidade que ali irá receber. Deve ser verificado a disposição das flores e outras estruturas que deseja ali implantar, como a implantação de bancos, pedras e lagos. Hoje vamos tratar um pouco mais sobre pessoas que desejam a colocação de lagos no espaço que reservaram para a construção de jardim, podendo ser pensado na construção de um lago tanto para jardim pequeno quanto para jardim maior, devendo ser elaborado esse quesito de acordo com as especificidades locais.
O jardim, assim como a colocação de um lago em seu jardim, além de chamar a atenção de quem irá visitar sua casa, também valoriza o imóvel. Pode-se realizar criação de peixes e de plantas aquáticas criando um contato ainda mais próximo com a natureza em seu jardim. Algumas pessoas podem optar por incrementar esses lagos utilizam de “adereços” que irão deixar esse lago com ainda mais charme, como realizar a colocação de chafariz, fontes, há jarros de água e cascatas ou até mesmo a simples colocação de pedras ao redor do lago já cria um diferencial em seu jardim.
Para espaços pequenos destinado ao jardim vale a construção de um lago menor. Nesses casos é interessante que o lago não seja plano, pois um desnível entre onde jorra água e a parte onde a água fica represada poderá simplificar ainda mais o lago, tirando a atenção e o charme que ele teria potencial de causar. Em jardins maiores as opções são mais amplas, pois pode se investir em um lago todo plano que ainda assim ele cumprirá sua função na decoração.
Escolha Do Local Para o Lago
O primeiro passo para a construção do lago em seu jardim é o mais básico: a escolha do local em que ele será realizado. É algo simples e óbvio, mas que deve ser analisado. O que mais é pensado ao se realizar a escolha do local é na estética que se deseja criar, vendo onde o lago será mais cabível de acordo com a aparência que se deseja criar. Mas essa não deve ser a única preocupação. Deve ser levado em conta também se naquele local há raízes profundas de árvores próximas, pois no momento de cavar pode haver destruição dessas plantações. Além disso deve verificar a planta da casa para confirmar se por baixo daquele terreno não passa canos e fiações que a construção do lago pode interferir.
A escolha do local do lago deve verificar também a inclinação local, dando preferência a terrenos mais planos ou levemente inclinados. Mas se o caso for de um terreno inclinado nada que um bom planejamento sobre como será realizado a escavação não resolva!
Como Construir 0 Lago?
Após verificar o terreno e escolher o melhor local para a construção do lago agora é partir para a execução. O primeiro momento da confecção do lago será escavar a terra do local desejado com máquinas ou manualmente com a ajuda de pás. Após cavar na profundidade desejada esse buraco deverá ser preparado adequadamente antes de se encher de água, pois o local deve ser impermeabilizado antes, ou então a terra sugará a água ali colocada.
Para realizar a impermeabilização devem ser colocadas camadas, sendo a primeira de areia, em seguida uma camada de material biodegradável, onde pode ser utilizado jornais ou até mesmo serragem e uma última camada com um revestimento de lona. Após realizar esses passos de camada pode se colocar água nesse espaço e enfeitar o local como desejar!
Adereços Para o Lago
Após a construção do lago pode se investir em objetos que irão estar ao redor desse, deixando o espaço ainda mais agradável e aconchegante. Já foi citado aqui no texto o uso de adornos como chafariz, jatos de água, fontes que podem ser encontrados em diversos modelos e tamanhos que podem se adequar perfeitamente ao seu espaço destinado ao lago. Além desses pode ser colocado flores e árvores ao redor que vão criar a sombra desejada para os momentos em que desejar passar no jardim.
Além desses pode ser pensado na colocação de bancos que devem ser escolhidos de acordo com o estilo de seu jardim. Podemos encontrar modelos de bancos mais clássicos, feitos de metal e outros que criam um toque mais rústico ao local, como aqueles feitos com madeiras em cortes desregulares. Além da colocação de bancos pode ser pensado em outros adereços de jardins como esculturas e objetos decorativos de resina, como os clássicos mini anões de jardim ou outros objetos em formato de animais, dentre outras formas.
Outra dica é investir em vasos de flores que podem ser encontrados de diversos tamanhos e formatos e que deverão ser escolhidos de acordo com o estilo de seu jardim. Pode se utilizar de carrinhos de carregar areia antigos para serem reutilizados como vasos, dentre outros objetos que podem ser recriados para darem excelentes vasos. Tudo irá depender de sua criatividade e do estilo que deseja criar em seu jardim.
É importante lembrar que um lago com certeza dará um toque inusitado e criativo a um jardim, mas ele de maneira isolada não conseguirá cumprir essa função se não for investido em todo o conjunto do jardim para a criação de um espaço harmonizado.