Mini Jardim

Decorar a casa é sempre motivo de alegria para muitas pessoas. Isso porque, ter a liberdade de escolher quais são os móveis que vai utilizar, quais os enfeites serão colocados na cozinha ou na copa, por exemplo, ou, até mesmo, uma pequena área verde na área externa fascina muita gente.

No entanto, algumas pessoas sofrem muito com a decoração de casa, isso porque às vezes a própria residência pode fazer com que o sonho de ter uma casa decorada a seu gosto seja prejudicado. Por exemplo, uma pessoa que more em um apartamento, não possui muita liberdade ao optar por colocar uma planta dentro de casa, pois ela pode ser muito grande e, se o apartamento for pequeno, pode acabar obstruindo o ambiente e dar a sensação de lugar abafado, apertado.

No entanto, graças ao desenvolvimento do urbanismo, várias são as modalidades de decoração disponíveis no mercado atualmente. Um deles é o mini- jardim, que é o tema do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre essa decoração, que vem cada vez mais para ficar. Além disso, você vai receber algumas dicas de como construir um exemplar desse para adornar o seu lar. Vamos lá?

O Mini Jardim

O mini jardim nada mais é do que a construção de uma área onde o verde predomine, com a inclusão de plantas ornamentais ou flores. Parece nada diferente de um jardim convencional, não é mesmo? Apesar das características praticamente idênticas, o mini jardim se diferencia dos demais por conta da inclusão da palavra mini em seu nome: ou seja, esses jardins costumam ser pequenos, com a simples intuição de levar um pouco mais da natureza para a casa, tanto na parte externa quanto na parte interna da residência, sendo mais comum na parte de fora.

Como você pode imaginar, o Mini Jardim é, portanto, direcionado às pessoas que possuem casa pequenas e que não dispõem de muito espaço no seu quintal, mas que queriam dar um toque mais “natural” ao espaço aberto.  Mas nada impede que esse modelo de jardim seja utilizado em locais grandes, já que, muitas vezes, as pessoas não querem dedicar grandes porções de terra para a construção de um jardim.

Para a construção de um mini jardim, são necessários vasos, terras, arbustos e sementes de plantas ou flores que se querem utilizar na confecção do pequeno jardim. Nesses casos, se você não tem familiaridade com as plantas, pode-se revelar necessária a presença de um jardineiro que possa executar esse trabalho por você.

Plantas rasteiras, e também arbustos em forma de pequenas árvores, por exemplo, tem conquistado cada vez mais espaço nesses tipos de jardim. Um tipo de arbusto que é bastante visto e já virou moda entre os decoradores são aqueles onde pode-se moldar, mediante o uso de aparador, o seu formato: como uma bola, um quadrado, enfim, mas de forma diminuta. Muito utilizado, também, em vasos para decorar a parte de dentro da residência.

O conceito de mini jardim existe, na verdade, para designar as obras feitas dentro de espaços já delimitados, como vasos, por exemplo. Algumas pessoas são verdadeiras artistas, e conseguem deixar o trabalho final muito mais bonito e admirável. Por exemplo, um vaso de barro, como, pode se transformar em um mini santuário de espécies de plantas. Os mini jardins são feitos dentro de tais vasos como se o cercado fosse de uma casinha de verdade, onde alguns artesãos, para ilustrar isso de forma mais clara, colocam réplicas de casas dentro do jardim montado no vaso, além de cadeirinhas, bonecos, pedrinhas para delimitar o “caminho”, enfim. O que a criatividade e a vontade de fazer algo bonito mandarem.

Eu Posso Fazer o Meu Próprio Mini Jardim?

A resposta para essa pergunta é sim. Se você dispõe de tempo e criatividade sobrando, logicamente que a criação e o desenvolvimento podem ficar a cargo de você. Uma vantagem quanto a isso é que o seu trabalho irá ficar personalizado do seu jeito, e, além disso, você economiza dinheiro e pode investir essa quantia na aquisição de mais produtos para montar o seu mini jardim.

Para a confecção do seu mini jardim, você vai precisar de um vaso, que pode ser grande ou pequeno. Depois disso, procure por miniaturas de casas, bancos de praças, pedrinhas decorativas, entre outros. Geralmente, em casas de jardinagem podem ser encontrados esses produtos, juntamente com as flores e as plantas. Opte pelas plantas pequenas, como os mini cactos e as suculentas, que, além de baratas, garantem um visual bastante bonito onde são colocados.

Depois de estar munido de todos esses produtos, é hora de por a mão na massa. Não se esqueça, também, que é necessário o uso de terra, para poder fixar tanto as plantas escolhidas como os objetos que serão colocados.

Pegue o vaso adquirido, e o analise, para decidir como irá confeccionar o seu jardim. Dependendo do tamanho e do formato da “boca” do vaso, poderá ser incluído os objetos de maneira folgada e bastante descontraída, o que aumenta ainda mais a beleza do seu mini jardim. Se o espaço for pequeno, você pode improvisar. Um exemplo é um vaso de barro, daqueles comuns que são altos e não muito largos, onde o artista resolver quebrar parte dele e, dentro, construir uma pequena escada, feita de pedaços do próprio vaso junto com um “gramadinho” que deu uma verdadeira beleza ao mini jardim, por simular, com bastante precisão, um espaço onde pedras e gramados podem conviver de forma harmônica e bonita.

Algumas pessoas preferem, ao invés de lotar o seu mini jardim de plantinhas, criar um espaço onde o cinza das pedrinhas decorativas podem se contrastar com o verde das plantas, criando um outro jeito de fazer mini jardins. Por exemplo, posicionar uma planta em algum local do vaso e, depois, fazer desenhos com as pedrinhas em volta.  Se a pessoa estiver munida de miniaturas, como os banquinhos de praça, pode simular perfeitamente que aquele mini jardim é, na verdade, uma emulação de uma praça de verdade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei muito lindo eu tenho estas plantas mais não sabia como cuida-las vc realmente tem bom gosto obrigado pela dica ruth parabens.

    ruth ramos 28 de março de 2010 1:06 Responder
  • O trabalho ficou muito legal. Onde vc compra a casinha?

    antonio 23 de março de 2014 23:19 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *