Paisagismo na Praia: Dicas Para Decorar Um Jardim Praiano

Muitas pessoas possuem uma casa de praia e por gostarem de plantas querem ter o seu jardim nesses lugares também. Quando se fala em espécies de planta para serem cultivadas em regiões litorâneas, a maioria das pessoas acha que isso vai se limitar em gramas, árvores frutíferas e principalmente palmeiras e coqueirais. De fato essas espécies se desenvolvem muito bem em regiões praieiras, mas você vai encontrar uma infinidade de outras espécies que podem ser plantadas nas praias e que se desenvolvem lindamente.

Então se você quer deixar a sua casa de praia mais bonita, que tal conhecer as variadas espécies que podem ser cultivadas em seu jardim litorâneo? Selecionamos algumas dessas plantas, além de dicas para deixar o seu jardim dão litoral ainda mais bonito.

Jardim Praiano

Jardim Praiano

Quanto Tempo Você vai Gastar com Seu Jardim?

Se você quer ter um jardim em uma casa de praia e não mora nessa residência, você tem apenas duas soluções. A primeira é contratar uma pessoa para cuidar das suas plantas para que elas tenham a atenção quanto à regas e adubação necessária e a segunda solução é escolhendo plantas mais rústicas e que não exigem tantos cuidados já que você não está toda hora presente para regar, tirar folhas secas, trocar a terra adubada, entre outros cuidados.

Evite também um jardim mais elaborado senão nos finais de semana e férias que você estiver presente em sua casa de praia, vai ser somente para cuidar desse ambiente. Busque algo bonito e prático, dessa forma você terá um jardim eficiente e que deixará a sua casa mais agradável também.

Atente-se aos Fatores Climáticos

Se a sua casa ficar em um lugar onde tenha muito sol, muito vento, muita chuva ou qualquer outra adversidade climática do tipo, atente-se na hora de comprar as suas mudas para começar o seu jardim. Algumas plantas possuem baixa resistência à ventos e chuvas e por isso devem ser evitadas.

Busque espécie de plantas que floresçam na mesma época em que você costuma passar férias na sua casa de praia. Imagina aquela flor ou aquela árvore frutífera que você tanto gosta que brota durante o outono e você só pode passar um tempo na casa de praia durante o verão ou outra estação? Seria bem chato cultivar uma planta e não poder usufruir dela. Toda planta tem um mês adequado para brotação e nesse caso você deve atentar sobre esse detalhe na hora de comprar as suas mudas.

Observe o Relevo Local

Atente-se sobre o relevo do local. Muitas casas estão localizadas em terrenos abaixo do nível do mar e você corre o risco de ter o local invadido pela água do oceano e o seu jardim vai morrer com certeza. Se a sua casa estiver de verdade à beira mar, construa uma elevação para cultivar o seu jardim ou coloque-o em outra parte mais elevada do terreno.

É indicado também que você sempre faça a correção do pH do solo e também de seus nutrientes. Um terreno de beira de praia com certeza fica muito salino e isso pode prejudicar o desenvolvimento de algumas espécies. Como eles normalmente são muito arenosos também, o ideal é que seja acrescentado uma boa quantidade de terra mais argilosa para fazer o balanço do terreno, assim como também você deve colocar muita matéria orgânica para que ele fique bem concentrado e rico para desenvolver as plantas.

Vamos agora conhecer algumas espécies que podem ser cultivadas em ambientes praieiros.

Gramas

Uma casa de praia não pode faltar grama e apesar desse tipo de planta ser comum, muitas pessoas não se atentam pelo fato de existir mais de um tipo. Você encontrará diversas espécies diferentes de gramas na natureza e no caso de um ambiente situado no litoral algumas espécies são mais indicadas. São elas:

  • Grama Esmeralda – Essa grama é cientificamente chamada de Zoysia japônica e como o nome já indica, tem a sua origem no Japão. Ela é a grama que estamos acostumados ver em diversos ambientes, curtinha, muito verde e bem robusta.
  • Grama São Carlos – Para a biologia essa grama é a Axonopus compressus e tem origem na América do Sul. É o tipo de grama bem brasileira, aquela grama lisinha, fina e um pouco maior que a anterior.
  • Grama Santo Agostinho – é a que chamamos de grama inglesa e para a biologia ela recebe o nome de Stenotaphrum secundatum. É uma grama mais escura, com folhagem mais estreita e com pequenos espaços entre uma e outra.
  • Vedélia – é muito delicada e indicada apenas para terrenos onde você não tem um fluxo de pessoas caminhando. Essa grama é usada mais para decoração por ter lindas e pequenas flores bem parecidas com um girassol. Biologicamente ela é chamada de Sphagneticola trilobata.

Árvores e Palmeiras

As árvores para esses ambientes são indicadas por levarem não somente deliciosas frutas, mas também por proporcionar sombra ao terreno. As espécies mais indicadas são:

  • Amendoeira – Ela popularmente já é chamada de amendoeira de praia, justamente por ser uma planta típica em regiões litorâneas. Biologicamente ela recebe o nome de Terminalia catappa e quando cultivadas corretamente podem chegar até 35 metros de altura.
  • Coqueiros variados – Não tem como você citar tipos de plantas para praia e não citar nenhum tipo de coqueiro. Esse em específico é o Cocos nucifera, nome que recebe na biologia e abrange um grupo inteiro de coqueiros. Eles podem chegar até 6 metros de altura e gerarem adocicadas frutas e que tanto amamos comer e tomar sua água.
  • Palmeiras variadas – assim como os coqueiros, as palmeiras já são plantas típicas de ambientes de praia e não pode faltar pelo menos uma espécie dessa árvore no seu jardim.

Folhagens e Flores

Escolher a flor certa para um ambiente não é uma tarefa fácil, então quando você for escolher as flores que vai cultivar em seu jardim na casa de praia, observe bem o ambiente e veja que espécies combinam com o local.

Podemos indicar algumas espécies como a Bromélia Imperial (Alcantarea imperialis), a Onze horas da praia (Lampranthus zeyheri), a Gardênia (Gardenia jasminoides), o Girassol de jardim (Helianthus laetiflorus), a Bananeirinha de jardim (Canna x generalis), o Cacto margarida (Lampranthus productus) e muitos outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *