A realização de jardinagem para o seu próprio jardim, além de ser muito mais vantajoso no que diz respeito às questões monetárias, pode ser uma atividade bastante prazerosa e que, inclusive, pode lhe proporcionar momentos de relaxamento e de paz, uma vez que o cuidado com as plantas provoca esse efeito em algumas pessoas. Assim, cuidar do jardim é uma atividade bastante benéfica e cujo resultado será a produção de um ambiente mais bonito e acolhedor para seus visitantes ou mesmo para os moradores da casa.
Além do mais, cuidar do seu próprio jardim pode ser uma tarefa diária ou então semanal, podendo ser dividida de acordo com a disponibilidade da pessoa e de acordo com a velocidade de atividade e rendimento de cada um. Sendo assim, poucos minutos por dia ou por semana já podem ser suficientes para manter o jardim sempre bonito e bem cuidado. Essa periodicidade também vai depender dos tipos de planta que esse jardim possui, uma vez que algumas plantas requerem um cuidado mais atencioso e com uma maior frequência. Independentemente disso, dá para cada um adequar os cuidados com o jardim de acordo com a sua rotina individual, em qualquer estação do ano, inclusive.
O primeiro passo para que o cuidado com o seu jardim seja uma tarefa bem-sucedida é comprar os utensílios de jardinagem necessários para a manutenção de um jardim e fazer uma espécie de kit que seja prático para ser utilizado sempre que necessário. Nesse kit deverá conter, no mínimo, os seguintes materiais: uma pá, um regador, uma espátula para pegar terra, uma tesoura que seja específica para a realização de podas, além de um par de luvas de jardinagem, para diminuir os riscos de acidentes e manter a pele das mãos a mais preservada possível.
Independentemente do tipo de jardim, os cuidados são, no geral, os mesmos, na grande maioria das vezes, embora cada espécie de planta exija alguns cuidados peculiares, como no que diz respeito ao tempo de poda e à frequência de realização das podas, por exemplo. O que pode ser feito sempre, em todos os casos, é a retirada de grandes folhas e de pedras que podem eventualmente atrapalhar a ventilação do solo do jardim, além de essa tarefa promover um aspecto visual mais “limpo” desse jardim. Aparar a grama também uma das atividades fundamentais e mínimas que podem ser realizadas para o cuidado de um jardim. O comprimento dela pode ser mantido entre 5 e 9 centímetros.
As plantas que ficam dentro de casa também podem ser cultivadas como se estivessem em um jardim, mas, no caso, são colocadas em vasos que, juntos, podem dar um aspecto de jardim interno. Nesse caso, é válido se atentar para o regime de sol de cada planta, uma vez que as plantas que não se adaptam com a incidência direta do sol sobre elas é uma excelente escolha para o cultivo dentro de casa. No entanto, dependendo do ambiente interno, caso haja uma grande incidência de sol, o ideal é cultivar plantas que estão adaptadas com isso, como as orquídeas, por exemplo, ou os girassóis.
Com relação ao solo, o adubo pode ser colocado na terra duas vezes por ano, sendo os adubos orgânicos melhor que os sintéticos e artificiais. No entanto, mesmo o adubo orgânico quanto o adubo químico precisa de cuidados ao serem aplicados na terra, principalmente no que diz respeito à sua quantidade. Quanto à irrigação, as plantas ou o jardim podem ser regados ou pela manhã ou pelo anoitecer. Isso vai depender da disponibilidade de cada pessoa. É importante ressaltar que o excesso de água, bem como a sua falta, pode levar as plantas à morte. Sendo assim, deve-se ter sempre cautela com a prática da irrigação.
Com essas pequenas dicas já é possível manter um jardim saudável e bonito, gastando pouco dinheiro e investindo poucos minutos de seu dia ou de sua semana.