Sempre que a palavra “raro” aparece logo ao lado de alguma planta ou animal, sempre há os interessados em saber do que se trata e, principalmente, se é possível obter tal planta ou animal.
Exatamente como os animais também, as plantas podem entrar em extinção, como é o caso tão divulgado e conhecido por nós brasileiros do Pau Brasil, por exemplo.
As sementes raras são algo em que se investir se a pessoa em questão tem absoluta certeza de ter a dedicação necessária para investir em tal hobby ou negócio, mas, principalmente, se está disposta a entrar em contato com os órgãos que regulamentam a venda e obtenção de sementes classificadas como raras, para que seu negócio ou mesmo hobby seja perfeitamente legal.
Para que o comércio de tais sementes sejam legal, é preciso que a pessoa que as vende tenha cadastro e permissão do IBAMA, que é o órgão responsável por este tipo de controle. Algumas plantas requerem mais cuidado do que outras, e a tiragem de sementes pode até mesmo danificar uma planta delicada se feita da maneira errada. É para isso que os órgãos de controle existem, afinal de contas.
Muito dificilmente também as plantas raras chegam a este nível de “raridade” por si sós: raro de fato é que não tenha havido a mão do homem em desmatamentos ou mesmo no comércio desmedido sem a preocupação com a renovação dos bens naturais antes que a planta em questão acabasse por morrer ou mesmo por ser exterminada.
Para aqueles que procuram a criação de plantas raras como hobby, a principal dica é procurar fornecedores renomados e com anos de mercado. Mas, mais do que isso, buscar apenas aqueles regulamentados e perfeitamente em dia com as regulações do IBAMA, para só então se dedicar, de fato, à criação e plantio de plantas raras.
Estas plantas também certamente irão requerer todo tipo de cuidados especiais, e aqueles interessados nelas devem estar mais do que dispostos a dá-los: um pouco de descuido e uma planta realmente valiosa e difícil de se obter vai acabar por morrer ou não mais florescer.
Conheça a espécie que deseja adquirir antes de comprá-la de fato. Pesquise também sobre climas e ambientes preferidos, quais os phs de água e solo ideais e, mais do que tudo, se as plantas são venosas ou danosas a outras plantas, animais ou mesmo crianças e outros seres humanos, para evitar transtornos mais tarde.