Como Cuidar das Violetas

As violetas são as flores que mais se destacam nos lares do país, pois mesmo não tendo um perfume marcante ajudam a dar mais alegria para os ambientes em que estão inseridas. Trata-se de um tipo de flor fácil de cuidar e que pode durar bastante tempo na decoração do seu lar. Quando você tem a atenção e o cuidado necessário para com as violetas pode contar com essas belas flores por muito mais tempo. Para te ajudar contar sempre com esse toque de alegria na sua casa vamos te dar dicas de como cuidar dessas flores.

Como Cuidar das Violetas

Como Cuidar das Violetas

O Tipo de Vaso Ideal Para as Violetas

Resista a todo o charme que os casinhos de plástico têm, pois as violetas precisam mesmo de vasos de barro para crescerem saudáveis e bonitas. Os vasos de cerâmica ajudam a absorver o excesso de umidade para evitar que as raízes apodreçam.

Cuide da Água

Regar as suas violetas é sim muito importante, porém, água demais pode ser tão prejudicial quanto água de menos. Verifique se a planta realmente está precisando de água tocando o substrato, a terra, com o dedo. Se sentir que está seco é hora de regar novamente a sua violeta, no caso de ainda estar úmido vale a pena esperar mais tempo antes de regar novamente. Tenha o cuidado de não molhar as folhas da violeta e sim o substrato. Quem tem o hábito de colocar água somente no pratinho deve começar a fazer uma rega na terra uma vez por mês. Isso ajuda a reduzir a concentração de sais minerais e assim as violetas podem crescer com mais saúde. Ressaltamos ainda que as violetas não gostam de cloro então ferva água antes de usá-la para regar a sua violeta. Espere que a água esfrie antes de usá-la para regar a sua planta. Quem puder deve investir em água mineral para regar as suas violetas. Durante o verão regue duas por semana as suas violetas já no inverno reduza para apenas uma vez por semana. Não regue em excesso para evitar que haja acúmulo de água o que pode fazer com que as raízes da planta apodreçam. Nem sempre água é sinal de saúde para as plantas.

Cuide da Água

Cuide da Água

Luz Ideal Para as Violetas

Como grande parte das plantas a violeta precisa de uma boa quantidade de luz, porém, nada de luz direta do sol. O melhor para as suas violetas é colocá-las num ambiente cuja temperatura seja em torno de 25°C. O mais interessante é deixar as suas plantas num ambiente que tenha um vidro para filtrar os raios do sol evitando que eles sejam prejudiciais.

Adubando as Violetas

Muitos não sabem, mas existem fertilizantes químicos preparados especificamente para as violetas, vale a pena investir nesses produtos. A adubação deve ser feita periodicamente. A dica é ir alternando com farinha de osso e húmus de minhoca paa garantir a que a sua planta tenha sempre os nutrientes de que precisa.

Adubando as Violetas

Adubando as Violetas

Como Plantar Violeta

Vamos te ensinar um passo a passo para fazer o plantio das suas violetas, siga esses passos e tenha como resultado violetas muito mais saudáveis e bonitas.

Passo a Passo

  • Passo 1

Use um vaso de cerâmica, pois como já explicamos esse material absorve melhor a água em excesso. Coloque no fundo do vaso uma camada fina de pedrinhas.

  • Passo 2

Depois de colocar as pedrinhas encha o vaso colocando 2 partes de terra comum, 1 parte de vermiculita (um tipo de remédio que serve para combater pragas) e 2 partes de terra vegetal.

  • Passo 3

Na hora de fazer o plantio da muda coloque a mesma dentro do vaso de forma que centralize a raiz. Termine completando com a mistura indicada acima.

  • Passo 4

Regue generosamente a sua violeta, espere até que a água escorra pelo pratinho.

Precisa Replantar?

A violeta é uma planta bastante fácil de cuidar, mas isso não significa que você não precisará ter alguns cuidados. Para começar é importante que depois de alguns meses você observe se não há a necessidade de replantar as suas violetas. Assim como outras flores de vasos a violeta pode acabar crescendo muito para o vaso em que está. Quando a planta preenche totalmente o vaso precisa ser replantada para que continue crescendo. Uma forma simples de verificar se existe a necessidade real de fazer a transferência é retirar um pouco da terra que está rente na borda do vaso. Olhe bem e se perceber que as raízes da planta estão tomando todo o interior do vaso é sinal que a sua violeta precisa de mais espaço.

Como Fazer o Replantio

Se não há outro jeito você precisará fazer o replantio das suas violetas para que elas cresçam saudáveis. Comece retirando a planta do vaso com todo cuidado, as raízes não podem descolar do vaso. Depois pode as extremidades das raízes que estão coladas no vaso. Antes de colocar a violeta no novo vaso você deverá colocar nele alguns pedriscos e também pedaços de cerâmica no fundo. Isso torna mais fácil a drenagem da água para que a sua planta não se afogue. Coloque ainda terra vegetal com húmus para dar mais nutrientes essenciais para as suas violetas. Termine colocando em metade do vaso uma mistura de húmus e terra, coloque a violeta e depois termine de encher o vaso com o que sobrou. Quando terminar de encher o vaso com a mistura de terra tenha o cuidado para não deixar os caules muito próximos da terra.

Precisa Replantar? e Como Fazer o Replantio

Precisa Replantar? e Como Fazer o Replantio

Fique de Olho

Dentre os cuidados que você precisa ter com a sua violeta estão observar a saúde da planta. A seguir vamos te dar dicas de como reconhecer que a planta está com problemas.

Manchas Queimadas

Se a planta está com manchas queimadas é sinal de que está doente e provavelmente a causa é intoxicação por produtos químicos.

Folhas Amareladas

Quando as folhas da sua violeta ficam amareladas é sinal de que a planta esteve muito exposta a luz ou então que ela está passando por falta de nutrientes. Prestando atenção a saúde das suas violetas você terá flores coloridas e bonitas para enfeitar a sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>