Como Cuidar de Manjericão

O manjericão é uma excelente erva aromática, que podemos usar para fazer deliciosos pratos na nossa cozinha. Chamado como “basilico”, em italiano, o manjericão ficou conhecido no mundo inteiro pela deliciosa receita de pesto daquele país. Aliás, na Itália é onde podemos encontrar o manjericão mais aromático de todos, principalmente, em Gênova, cidade no Norte do país. Essa erva aromática é uma excelente opção para quem gosta de ter uma pequena horta em casa ou mesmo, na falta de quintal, ela pode ser cultivada em pequenos vasos, que deixam a cozinha mais bonita e perfumada. Sim, porque como a própria classificação nos faz deduzir, sendo uma erva aromática, o manjericão exala um delicioso perfume.

Veja Dicas de Como Cuidar do Manjericão na Horta de Casa!

Não tenha medo de fazer a sua própria horta e de incluir o manjericão na lista de ervas aromáticas. Ele é bem fácil de cuidar, veja as dicas:

  • – A época do ano aconselhada para o plantio do manjericão é durante a primavera. O clima dessa estação do ano é o melhor momento para iniciar o plantio da sua erva aromática.
  • – Não é um simples acaso que o manjericão da Itália seja tão perfumado e gostoso, é porque essa planta prefere climas amenos e frios, o que não impede de ser plantada no nosso país, porém, na época do calor deve ser regada com maior freqüência. A terra ficou seca, coloque mais água, enquanto no inverno, a quantidade deverá ser bem menor. 
  • – O manjericão gosta muito de luz e precisa para crescer bonito e forte, porém, ele não suporta a luz direta do sol, que o faz murchar. Neste caso, o lugar ideal para cultivar o seu manjericão e cuidar dele bem é deixando-o exposto a meia sombra. Ele deve receber a luz do sol indiretamente.
  • – Quando estiver cuidando do seu manjericão lembre-se de que ele não pode ter flores, na época da floração, elas deverão ser podadas imediatamente. Isto, porque, as flores dessa erva aromática tem um ligeiro sabor de anis, que acaba se espalhando por toda a planta. A mistura de sabores não é nada boa e você vai acabar perdendo a sua erva aromática para uso na cozinha. O mesmo serve para as folhas que devem ser retiradas com intervalo de 3 semanas. Retire as folhas secas para que elas não impeçam o crescimento saudável do seu manjericão.
  • – Para cuidar bem do seu manjericão não esqueça de uma vez ou outra fazer a fertilização. É claro, que melhor que ela seja feita naturalmente, isso ajuda a fazer com que a planta cresça mais forte e mais rápido. 

Mais Dicas Para o Melhor Cultivo e Detalhes Sobre o Manjericão

Além de manjericão, conheça os outros nomes da erva aromática: o científico é ocimum basilicum, albahaca, basil, basilic.

Descobrindo a História do Manjericão

O manjericão é nativo da Índia e essa erva aromática, ainda nos dias de hoje, nesse país, é plantada quase como se fosse uma espécie sagrada. Sendo que na Índia é a principal erva aromática da culinária. Da Índia, o manjericão foi ganhando outros povos, e um dos primeiros foram os gregos ortodoxos, mas eles usam a erva em rituais das suas religiões, enquanto no México, ela era usada como um talismã do amor. Porém, de muito tempo para cá o manjericão passou a ser item indispensável em pratos culinários. Falando em uso culinário, além do famoso pesto da culinária italiana, essa erva aromática pode deixar ainda mais gostosas as saladas, omeletes, sanduíches, pratos de massa e os molhos à base de tomate. Muitas dessas receitas são italianas e realmente ficam muito saborosas, vale a pena experimentá-las. Sem falar que as folhas dão sempre um toque especial na decoração do prato. O ideal é usar o manjericão nos pratos quando eles já estão prontos, pouco antes de servi-los.

Cuidados Com o Manjericão: A Importância do Replantio

Se você quer que o seu manjericão fique sempre bonito, perfumado e saboroso é necessário fazer o replantio. Ele pode até ser plantado inicialmente em um vasinho, mas se você tiver um espaço maior para cuidar dele é aconselhável transferir, que seja na horta do quintal ou em uma jardineira. Num espaço amplo ele tem a possibilidade de desenvolver melhor a raiz. Veja a seguir algumas características ideais na hora do plantio e replantio do manjericão!

  • Ele precisa de meia sombra.
  • Ele precisa de água em abundância.
  • A granulação do solo deve ser média.
  • A fertilização do solo deve ser feita anualmente.
  • Ele precisa de como mínimo um espaço de 30 centímetros para o cultivo.
  • Tem vigor classificado como médio e a altura máxima que ele pode atingir é de 45 centímetros.

Mais Dicas Para Que o Seu Manjericão Cresça Saudável

Não se esqueça de podar o seu pé de manjericão todas as vezes que ele florir deve ser retirado o pendão floral da planta. Essa é uma forma de evitar o problema da mistura do gosto das flores, parecido com anis, dito anteriormente, e também de dar mais vigor a planta. Além disso, a poda das flores garante um tempo de vida maior para o manjericão. O manjericão não gosta de temperaturas altas e nem de sol direto sobre ele, mas também não suporte o frio exagerado, temperaturas que desçam abaixo de 6 fazem com que as folhas se queimem. De acordo com o clima do lugar onde ele está sendo cultivado, o ciclo dessa erva aromática é variável.

E quando você consegue deixá-lo em um lugar com um bom clima, a sua planta pode durar produzindo bem 3 anos. Viu como não é difícil incluir o manjericão na sua lista de “horta” e não de compras? As ervas aromáticas frescas em casa são muito melhores do que aquelas compradas no supermercado. Até porque no dia seguinte a erva não tem mais o mesmo perfume e nem o mesmo sabor. Se você tem o manjericão na sua própria hortinha, além de enfeitar o quintal ou a cozinha, no caso de deixá-lo em vasos, terá sempre um tempero bem fresquinho, perfeito para dar o toque final nos seus pratos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá!
    gostaria muito que tu me mandastes dica como essa abaixo para as seguintes ervas:
    manjericao, salsa, coentro, hortelã, e alecrim.

    – Ele precisa de meia sombra.
    – Ele precisa de água em abundância.
    – A granulação do solo deve ser média.
    – A fertilização do solo deve ser feita anualmente.
    – Ele precisa de como mínimo um espaço de 30 centímetros para o cultivo.
    – Tem vigor classificado como médio e a altura máxima que ele pode atingir é de 45 centímetros.

    Renata Helena 30 de janeiro de 2015 20:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *