Como Cultivar Temperos Na Cozinha

Usar temperos para deixar a comida mais gostosa é muito comum para todas as donas de casa. Você, aliás, já imaginou como não teria tanto gosto um prato se não fosse uma cebolinha, um pimentão, um tomate ou uma pimenta? Nos acostumamos tanto a usar todos esses e mais alguns temperos, que mesmo com sabores industrializados ainda corremos até as feiras de hortifruti ou até mesmo ao supermercado do bairro para ter aquele tempero fresquinho e muito mais saboroso.

Como Cultivar Temperos Na Cozinha

Como Cultivar Temperos Na Cozinha

Saber como cultivar esse tipo de planta em casa é o tão importante quanto saber utilizá-los na cozinha.  Acreditem ou não, o cultivo feito de forma errada influencia totalmente no gosto do seu tempero e o que você mais procura quando utiliza essas plantas em seus pratos, é que eles fiquem muito mais saborosos, não é mesmo?

Aqui vamos aprender um pouco sobre como cultivar de maneira correta essas plantas utilizadas para temperar pratos, e saber a melhor forma de tê-las sempre saudáveis e gostosas quando cultivamos em casa, no nosso pequeno jardim.

Onde Cultivar

O bom desse tipo de planta é que ela pode ser cultivada em qualquer local da casa, desde que haja condições de luz e umidade suficiente. Você pode também cultivar seus temperos em vasinhos ou diretamente na terra, caso tenha espaço para isso. Diferente de muitas plantas, o lugar de cultivo não influencia no gosto dos seus temperos, mas a forma de cultivo sim. Se você cultivar em vaso e em terra, sua planta terá provavelmente o mesmo aroma e o mesmo gosto, agora, se você fizer isso com condições errada de clima, regas inconstantes ou constantes demais ou então deixar muito exposta ou menos exposta a luz do sol, você com certeza não terá um condimento tão eficiente.

Onde Cultivar

Onde Cultivar

Como Começar Um Pequeno Canteiro Em Casa

Quem mora em apartamento também tem direito a ter o seu pequeno canteiro com plantas condimentares em casa. Porque não, não é verdade? Então se você sempre teve vontade ma nunca soube como fazer um canteiro com ervas desse tipo, veja como é bem simples e bem prático.

Você precisará de um lugar que receba pelo menos 3 horas de luz do sol durante o dia. Qualquer lugar da casa é viável. Você pode cultivar na cozinha, na varanda que é o mais comum ou em algum espaço onde o sol esteja presente durante um certo período. Isso é importante porque você terá que alimentar o suficiente os seus temperos e 3 horas de luz do sol é o mínimo exigido por essas plantas.

Evite o máximo possível deixar os seus temperos plantados em um lugar com sombra direta, durante todo o dia. Suas plantas até podem germinar, mas elas não irão florescer bonitas e gostosas então você nesse caso não terá uma horta eficiente.  Existe no mercado, e você encontra com muita facilidade, uma pequena estrutura que é chamada de “mini-horta”. Essa estrutura vem com alguns vasinhos de plástico e mudas dos principais temperos como salsinha, manjericão, alecrim, cebolinha e hortelã, entre outros temperos. Com essas mini-hortas você conseguirá plantar aquele tempero que deseja e bem mais fácil, porque a terra já vem toda pronta e você precisa apenas cuidar. É o ideal para aquelas pessoas que estão começando com a atividade de cultivo.

Se optar por usar essas mini-hortas, atente-se para algumas questões e voltamos assim, a falar sobre a luz do sol para suas plantas. Como são vasinhos colados e você poderá cultivar diferentes temperos, estude bem sobre a planta e escolha aqueles que possuem a sua característica mais comum para evitar que, por exemplo, um precise mais de sol que o outro.  Dessa forma você vai acabar com uma plantação sem muito sucesso.

Onde Comprar As Mudas Ou Sementes?

Você pode comprar as mudas ou sementes prontas para o plantio em qualquer casa de jardinagem. Alguns supermercados já oferece aos seus clientes, uma sessão de jardinagem que você encontra com mais facilidade tudo o que precisa inclusive as sementes ou mudas para o seu novo jardim. As mudas são mais indicadas porque elas já estão germinadas e não demora tanto para florescer e então você começar a colher os seus temperos.

Cada uma das mudas ou sementes vem sempre com uma espécie de manual indicando a melhor forma de plantio, caso não venha, antes de começar o seu cultivo, indicamos que pesquise bem as características do tempero na internet. Existe um material muito extenso online e que vai ajudar bastante.

Passo a Passo:  Aprenda Como Cultivar Uma Pequena Horta Em Casa

Seguindo esse passo a passo, você com certeza terá uma horta mais bonita e mais eficiente em casa.

Passo 1: Escolha o local da casa, como já indicamos mais acima, que será destinado ao cultivo de suas plantas. Esse local deve receber no mínimo 3 horas de sol por dia e ser de preferência um local com ventilação agradável.

Passo 2: Em um vaso ou jardineira coloque um pouco de terra vegetal, areia de construção e adubo. Essa mistura será um bom substrato para suas plantas e fará com que ela cresça bem mais forte e saudável. Mas antes de colocar esse mistura, no fundo do vaso que você vai cultivar o tempero, coloque pedrinhas de preferência as decorativas por estarem limpas ou então use alguns cacos de telha.  Coloque um pouco de areia úmida e então coloque a mistura que citamos mais acima.

Passo 3: Se o seu vaso ou jardineira não tiver, faça pequenos furos no fundo. Pelo menos três deles. Isso é importante para que você evite que a sua planta acumule muita água e apodreça. Quanto maior o recipiente, maior o número de furos ele deve ter.

Passo 4: Deixe a terra bem fofa misturando com uma pá de jardinagem ou até mesmo com uma colher.

Passo 5: Coloque a muda da sua planta manejando com muito cuidado pois elas são muito sensíveis. Coloque um pouco mais de areia e regue.

Pronto, agora é só cuidar para que seus temperos cresçam saudáveis e você possa deixar seus pratos muito mais saborosos com eles!  Não se esqueça de regar a sua horta todas as manhãs para que a areia permaneça sempre úmida, mas evite deixá-la encharcada demais porque pode matar a sua planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *