Como Fazer Fertilizante Natural

Quem cuida de plantas em casa sabe o quanto o adubo é de extrema importância para que as espécies cresçam bonitas, saudáveis e fortes. E claro, que esse tipo de “ingrediente” para dar mais saúde as nossas plantas pode ser encontrado nas lojas especializadas em produtos para cultivo. Porém, sabemos também que em sua grande maioria, produtos químicos fazem mal à saúde e não são amigos do meio ambiente. Por isso, quanto mais produtos orgânicos conseguimos usar, melhor é, mesmo que seja necessário pagar um pouco mais por eles.

No caso do fertilizante ou adubo uma opção de ter algo saudável e fazendo você mesmo em casa. Sairá bem mais barato e você terá certeza de que está dando o melhor para as suas plantas.

1- Faça um Excelente Adubo com Casca de Banana

Isso mesmo, as cascas de banana ao invés de ir para o lixo podem ser o ingrediente principal para se fazer um excelente fertilizante natural. É bem simples.

As cascas deverão ser cortadas em pequenos cubinhos e depois disso mais nada. Basta colocá-los próximos as suas plantas, que estejam na horta ou também as plantadas em vasos e xaxins.

A casca dá banana tem muito potássio e fósforo e ambas vitaminas são importantes para o crescimento de plantas fortes e saudáveis.

2- Cascas de Legumes Servem Para Fazer Fertilizante Natural

Nada de jogar as cascas dos legumes fora. Junte cascas de abóbora, batata, chuchu e cenoura e faça um excelente fertilizante. Sempre pegando-as e cortando em cubos e depois colocando tanto na terra na hora quanto nos xaxins e vasos.

As vitaminas dessas cascas ajudam na nutrição das suas plantas e as ajudam crescer fortes e bonitas.

3- A Água de Jarro de Flores

Não, você não está enganado. A água que serviu para manter as flores por algum tempo pode ser usada para regar as suas plantas. E mais, elas possuem nutrientes que agem como fertilizante natural.

Essa água fica rica em nutrientes justamente graças as flores que nela ficaram por um período e por isso, não deve ser desperdiçada.

E falando em água, considere também aquela dos legumes. Quando você colocar alguns deles para cozinhar, não coloque nada além da água, porque depois o líquido poderá ser usado para banhar as plantas.

Os legumes quando estão cozinhando liberam uma série de nutrientes nessa água, além de sais minerais e muitas vitaminas. Ficará uma água rica e um perfeito fertilizante natural para as suas plantas.

4- Anote Essa Receita de Fertilizante Caseiro:

Você vai precisar de uma lata bem grande e que no seu quintal tem espaço para enterrá-la. Um terço dela deverá ficar embaixo da terra, bem no lugar que será adubado, e atenção, enterre de cabeça para baixo.

  • Com o fundo do latão virado para cima, você deverá fazer um pequeno buraco, que seja suficiente para passar restos de comida. E nele você irá jogar, cascas e restos de frutas, cascas de legumes, pó de café, casca de ovo, entre outras coisas. E mais, folhas secas e verdes. Depois de colocar tudo isso, tampe o buraco e esqueça essa lata por 3 meses.
  • Quando você retirar a lata o resultado será um material que será muito parecido com terra preta e não terá nenhum odor. E o melhor, você terá um fertilizante natural muito rico em nutrientes
  • Você pode plantar o que quiser naquela terra ou remover o fertilizante e usar em vasos ou em outra parte. E pode repetir o processo enterrando o latão em um outro lugar do seu quintal ou jardim.

5- Agora Aprenda a Fazer Chá de Estrume

Considere como estrume para fazer esse fertilizante natural dos seguintes animais: cavalo, cabra, vaca e ovelha. Todos esses fazem somente bem às plantas.

Depois dentro de um balde de pelo menos 20 litros, coloque todo o estrume reunido, que pode ser misturado de vários animais ou de um único, e acrescente água. A mistura será transformada em um chá de estrume. Que deverá ser agregado a ele um pouco de adubo verde e mais água até chegar ao bordo do balde, que deverá ser muito bem tampada.

O passo seguinte é simples, é só colocar o balde fechado em uma parte do seu quintal que bata bastante sol, que fique bem quente boa parte do dia. Depois é só esperar para que “mature” e para isso aguarde de 3 a 4 semanas.

Depois abra o balde e use um coador e o líquido coado deverá ser diluído em água limpa e estará pronto para molhar as plantas.

Você poderá continuar fazendo o mesmo processo e utilizando sempre essa água para regar as plantas, que estarão recebendo o líquido e fertilizante natural ao mesmo tempo.

Porém, vale ressaltar que o fertilizante até mesmo o natural não pode ser usado em excesso, porque ao invés de fazer bem as plantas faz mal. Assim, como a rega em excesso.

O momento correto de fertilizar uma planta é quando no seu ciclo ela está na fase do crescimento ativo. E definitivamente, o inverno é o momento justo para fazer a fertilização.

O melhor momento para fertilização em relação as estações do ano é entre a primavera e o verão.

No inverno, principalmente nos dias mais curtos, as plantas precisam de menos fertilizante ainda.

6- Café, Ovos e Cinzas Como Fertilizantes Naturais

  1. Café: tanto o pó de café usado como o café frio servem para fertilizar as plantas. Ambos tem uma alta taxa de nitrogênio, que fortalece as folhas e as raízes. No caso do café usado, poderá ser colocado diretamente na terra.
  2. Ovos: você deverá usar as cascas de ovos bem trituradas e misturadas com água. Deixar por alguns dias maturando, uma semana é o suficiente e depois coar. Essa água é ótima para molhar as plantas. A vantagem é que a casca de ovo ajuda para que as folhas cresçam mais bonitas e vistosas.
  3. As cinzas de madeira por sua vez são ricas em oligoelementos, fosfato e potássio. Ela deverá ser mistura com água e usada somente uma vez por mês para molhar as plantas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa noite!
    Amei as dicas sobre adubo natural e fertilizante, obrigada pelas dicas.

    Francelina Ferreira de Souza Batista 2 de março de 2016 2:35 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *