Como Fazer uma Horta na Garrafa Pet

Ter uma horta em casa pode ser bastante interessante para ter acesso a alimentos frescos e de boa procedência. Se você pensa que para fazer a sua horta precisa de materiais caros saiba que algumas garrafas pet podem resolver essa questão. A seguir vamos explicar como é possível fazer uma horta de garrafas pet.

Além de contar com a tão sonhada horta na sua casa você ainda faz a reciclagem desse material que pode representar um sério problema para o acúmulo de lixo no mundo. A reciclagem é um conceito muito importante para termos um futuro mais sustentável. Ideias como uma horta feita com essas garrafas são importantes para ajudar a ter um futuro melhor.

Tutorial de Como Fazer Horta na Garrafa Pet

Materiais Necessários

  • Terra
  • Garrafas pets de 2 litros (devem estar vazias e limpas)
  • Muda de planta
  • Tesoura

Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame – Quem optar por usar cordoalhas ou arames precisarão de duas arruelas para cada garrafa pet. Observe que usar arame pode não ser uma boa opção uma vez que pode enferrujar com o passar do tempo.

Como Fazer

https://lh6.googleusercontent.com/-_Zxb7ONf82c/T2Fq9_cRwjI/AAAAAAAAM5U/hKeq0C4KpzM/h620/horta-de-garrafas-pets.jpg

Passo 1 – Comece cortando a sua garrafa pet, você deverá fazer um corte para que seja possível fazer o plantio na garrafa.

Passo 2 – Em seguida você deverá fazer dois furos no fundo da sua garrafa, fure mais duas vezes na parte de cima para que seja possível prender o barbante ou corda de varal.

Passo 3 – Continue fazendo furos na parte inferior da garrafa para que seja possível que a água da rega seja escoada.

Passo 4 – Depois de estar com a sua garrafa/horta devidamente cortada chega o momento de colocar a terra que deve estar preferencialmente adubada. Continue plantando a semente ou a muda. Faça a rega diariamente e cuide para que cresçam saudáveis.

Horta Vertical

A horta feita em garrafas pet pode funcionar bem para quem não tem muito espaço, mas deseja ter o cultivo dos seus alimentos. Pense que as garrafas podem funcionar como vasinhos dispostos por uma parede. Assim mesmo um apartamento que não tem um espaço grande disponível pode contar a sua horta. O mais legal é poder ter variedade de opções de itens cultivados usando garrafas pet.

Dicas Para Ter Uma Mini-Horta

Se você gostou das ideias de fazer a sua horta em garrafas pet também vai gostar das nossas dicas de como ter uma mini-horta em casa. Saiba que na falta de um quintal amplo para fazer o cultivo da sua horta é possível usar as varandas, as paredes ou mesmo o teto. O que não pode é deixar passar o seu desejo de ter a sua própria horta.

Dicas do Que Cultivar

Em geral quem deseja ter uma horta em casa deseja contar com legumes, hortaliças, folhas fresquinhas entre outros sem agrotóxicos. Alguns espécimes de cada tipo tem melhor resultado quando cultivado na horta. Dentre as raízes o destaque vai para a cenoura, o rabanete e a batata doce. Já dentre as folhas estão chicória, alface, espinafre, couve e repolho.

Para quem deseja contar com bulbos a dica é apostar na beterraba, alho e cebola. Também é possível ter cultivo de flores como couve-flor e brócolis. Quem gosta de frutos pode contar com jiló, pimentão, tomate, quiabo e pepino. As ervas também são uma boa pedida e dentre as que oferecem melhor resultado estão a cebolinha, o manjericão, o alecrim, a mostarda e o orégano.

Cuidados com a Sua Horta

Quem decide cultivar alimentos em casa deve ficar atento a alguns cuidados bem simples e básicos. Por exemplo, as regas são muito importantes, os alimentos devem receber cuidados em dobro em relação a plantas ornamentais. Observe que dependendo do tipo de alimento cultivado é necessário fazer as regas em horários, dias e quantidades diferentes.

Conhecer bem cada espécie é importante para saber quais são as suas necessidades. Cuide bem das ervas daninhas e observe que se pode ter algum problema com animais intrusos como formigas, caracóis e lesmas. A dica é remover esses animais com a mão ou então borrifar uma quantidade generosa de água uma vez que são espécies que não suportam umidade abundante.

Também é válido usar borra de café, um tipo de repelente natural. Basta para isso salpicar borra de café no entorno do local para que as pragas fiquem distantes. O cheiro forte do café ainda afasta os gatos que podem estragar sua horta usando a mesma como seu “banheiro”.

Onde Fazer o Cultivo

O cultivo das mini-hortas pode ser feito em vasos para facilitar para quem não tem um espaço muito amplo. Os temperos como cebolinha, hortelã, manjericão, salsinha e outras ervas aromáticas são boas opções para ter cultivadas em vasos. Fique atento que não se deve cultivar diferentes espécies num mesmo vaso. Num recipiente pequeno você deverá colocar apenas uma espécie, num recipiente de tamanho médio uma ou duas.

Verifique ainda se está fazendo o manejo assertivo de cada planta, faça combinações que funcionem entre si. Lembre-se que algumas plantas necessitam de mais sol enquanto outras precisam de mais sombra. Plantas como cebolinha e hortelã podem ser cultivadas juntas já que as duas preferem menos sol.

Plantas com Frutos

Se você deseja fazer o cultivo de plantas que produzam frutos a dica é usar vasos mais largos. Atenção que a parte superior da planta não pode ser maior do que o diâmetro do vaso. A adubagem da planta precisa ser feita da maneira certa para o caso dos vasos, somente com esse cuidado a sua planta terá o seu crescimento e desenvolvimento assegurado.

No caso de não querer usar vasos a recomendação é ser bastante criativo, ou seja, você pode usar móveis antigos, garrafas pet ou outras ideias. Saiba que algumas pessoas chegam até mesmo a utilizar armários antigos ou então caixotes de feira para dispor as suas plantas. Quando as plantas começarem a dar frutos você terá sempre uma opção maravilhosa e saudável.

É possível encontrar em muitas casas, hortas realizadas em garrafas pet e para que isso possa ocorrer basta  ter garrafas PET vazias e limpas, tesoura, corda de varal, cordoalha, barbante ou arame, arruelas para quem optar por cordoalhas ou arames, terra e as mudas que escolher.

Inicialmente cortam-se as garrafas, fazendo uma janela em uma das laterais, com três dedos do fundo até o início da janela e do gargalho até o outro lado da janela com mais um palmo. Dois furos devem ser feitos próximo as aberturas superior e inferior, onde será passado o cordão que segura as garrafas.

Todos os furos deverão ter a mesma distância e o fundo deverá ser furado para escoar água em excesso.

Dois fios das extremidades das garrafas as mantem presas, deem um nó nos barbantes onde achar que a altura esta ótima. Com o alinhamento e as garrafas devidamente presas, coloque a terra, a semente e cuide para que elas sejam saudáveis.

Caso queira mais dicas acesse o link  e desfrute de um vídeo bastante explicativo.

Horta De Garrafa Pet

Se você é uma pessoa que gostar de decorar sua casa a mini horta feita de garrafa pet é uma ótima opção. Além de ser bem econômica é uma forma bastante saudável, por conta desses fatores a mini horta estão sendo usadas até em certos ambientes internos como a cozinha e jardins verticais.

Propriamente dita na mini horta devem ser usadas plantas pequenas que na maioria das vezes são usados os temperos. Separamos para vocês uma lista das opções para colocar na mini horta.

  • Hortelã.
  • Alecrim.
  • Orégano.
  • Manjericão.
  • Salsinha.
  • Todo tipo de pimenta (todo tamanho e cor).
Horta De Garrafa Pet

Horta De Garrafa Pet

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *