Como Plantar Batatas

As batatas são alimentos essenciais no dia a dia. Ela são plantadas debaixo da terra mas não são raízes, além disso, tem um nome especial: tubérculos. Mesmo com o título estranho, as batatas podem ser feitas de várias formas e também plantadas de várias maneiras, dependendo de cada espécie. Sendo em escala industrial ou apenas para cultiva-las em uma quintal ou horta, as batatas precisam de certas técnicas de plantio. Por isso, neste artigo, aprenda como preparar o solo e outros métodos para o cultivo das amadas batatas.

O Que São as Batatas?

O brasileiro e o português são os que mais consomem batata no mundo. Praticamente todos os pratos dessas terras levam batata, ainda que sejam preparadas de formas diferentes e até mesmo cultivadas de maneiras variadas. Uns preferem comer cozinha, com bacalhau e outros não dispensam o saboroso bife com fritas. De qualquer modo, as batatas são consideradas verdadeiras fontes de nutrientes, mesmo quando são banhadas no óleo.

Por ser considerada um dos alimentos mais completos da mesa, sua forma de cultivo é bastante simples, o que na verdade impressiona bastante. Além disso, existem diversas espécies de batatas, mas a forma de cultivo varia pouco, com algumas diferenças básicas.

Onde Surgiram as Batatas?

Elas surgiram no Peru ou na Bolívia, bem como as suas diversas formas de cultivo. De lá, as batatas foram realizando cruzamentos seletivos, dando origem a outras espécies e se espalhando pelo mundo todo, até atingir países como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Portugal e é claro, o Brasil. Assim, diversas receitas foram sendo inventadas e todas elas incluindo as famosas batatas.

Passos Para Plantar

O método do plantio de batas é bastante simples e tudo o que você vai precisar é um pedaço de terra e umas batatas propriamente ditas para cultivar. Lembrando, que os passos abaixo são para pequenos espaços de terra e pequenos agricultores e outros produtores talvez não sigam esta rotina de plantio para as batatas.

Passo 1: Primeiro, é preciso lavar bem as batatas e depois, possuir uma faca bem afiada para retirar a pele da batata de forma eficaz, sem machucar a batata e nem causar fissuras profundas na mesma.

Passo 2: Após lavar, preste atenção nos “olhos” da batata:  são pequenos travessões ou covas na superfície do legume. Ao observa-los, corte-os tomando sempre cuidado para não cortar mais do que 3 por fatia.

Passo 3: Pegue um prato raso e faça a seguinte mistura: coloque um pouco de água com sal com cerca de 1-2 centímetros de profundidade.

Passo 4: Coloque o olho da batata recortado anteriormente na água com sal. Não esqueça de repetir este passo para todas as batatas que você deseja plantar.

Passo 5: Com os olhos molhados na mistura de água e sol, coloque-os para secar ao sol. Quando estiver um pouco de verde saindo deles, já pode tirar os olhos da batata do calor, pois eles já estarão secos e pronto para serem plantados.

Passo 6: Agora, é hora de preparar o terreno para que as batatas possam ser cultivadas. Primeiro, é sempre bom remover as ervas daninhas do solo, pois elas podem atrapalhar o cultivo e até mesmo se tornar uma praga. Use o famoso solo de envasamento para misturar pela terra em que vai ser realizado o cultivo das batatas. Em seguida, não se esqueça de colocar estrume ou se preferir, adubo orgânico.

Passo 7: Coloque as batatas no solo a uma polegada de profundidade para que elas possam se desenvolver corretamente. Cubra-as em seguida com o solo.

Passo 8: Se o solo estiver muito seco, é sempre bom rega-lo logo em seguida ao plantio. Porém, é preciso tomar muito cuidado com as regas. As batatas podem escurecer quando forem regadas demasiadamente.

Durante o verão, as regas devem ser feitas praticamente todos os dias, evitando sempre as batatas com formato estranho para as regas regulares. Nos climas muito quentes e secos, é sempre bom verificar como as batas estão se desenvolvendo. Elas devem ser bem observadas, inclusive as suas folhas. Neste caso, se as folhas ficarem muito murchas, elas devem ser regadas ainda mais para evitar.

Passo 9: A medida que as batatas vão crescendo, vá cobrindo as mesmas com solo a fim de que elas fiquem bem protegidas. Segundo alguns especialistas, até mesmo aqueles que plantam em escala industrial, um conselho é imprescindível: ” Batatas são formadas nos caules, não nas raízes. Espere um crescimento cerca de 30 cm de pé acima do solo. O solo extra também ajuda a prevenir as batatas de virarem verdes e venenosas!”, explicam

Passo 10: Se a primeira geada estiver chegando, é hora de retirar as batatas do solo para levar à mesa. Também segundo especialistas, não é preciso esperar até a primeira geada para conlhe-las, é apenas aconselhável, até porque depende muito da época em que você começa a plantar os legumes: “A data da colheita é altamente dependente da data de plantação ou plantações múltiplas e da duração da sua estação de crescimento”, explicam os profissionais da área.

Para saber quando as batatas estão prontas para serem colhidas, basta observar bem o seu corpo, bem como as suas folhas. Elas sempre ficam mais amareladas e começam a murchar. Com essas características, já é um grande indício de que as batatas já deviam estar na sua mesa à muito tempo para que um belo jantar pudesse ser apreciado.

Dicas Pós Plantio

1. Para cultivadores que querem plantar em larga escala para comercializa-las, mesmo que em feiras e mercadinhos, é preciso observar se as batatas estão livre de doenças e pragas.

2. Na hora de colher as batatas, algumas etapas podem ser levadas em consideração: Batatas jovens, por exemplo, podem estar preparadas para a colheita em apenas  7 ou 8 semanas após o plantio. Nesta época, as flores das jovenzinhas começam a aparecer, o que já é um grande indício para que a colheita se inicie. O recomendado por especialistas é sempre recolher algumas batas e deixar outras atingirem o tamanho maior.

3. Se quiser cultivar batatas no ano seguinte, nem pense em reaproveitar o solo. Planta a nova safra em terras novas

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *