Cultivar Brócolis em Vasos: Fácil, Prático e Muito Saboroso

O Brócolis cujo nome científico é Brassica oleracea pertence ao grupo das hortaliças que são conhecidas por serem “antivirais”. Além de ajudar na saúde, o brócolis pode ser utilizado de diversas formas diferentes na cozinha e, dessa forma, permite uma grande gama de pratos deliciosos. Se você gosta de cultivar as suas próprias hortaliças vai gostar de saber que é possível fazer o cultivo do brócolis em vasos. Tudo muito simples e tornando o processo produtivo mais próximo da sua vida. Saiba exatamente da onde vêm os alimentos que estão na mesa e evite consumir grandes quantidades de agrotóxicos.

Porque Escolher o Brócolis?

Um dos motivos mais importantes para ter brócolis nas suas refeições é a sua grande concentração de ferro e vitaminas, motivo que o colocou dentre as hortaliças antivirais. Pode ser facilmente cultivado em vasos com uma planta ornamental, por exemplo. Com o fato de mais pessoas estarem morando em apartamentos menores, sem muito espaço para fazer hortas, surgiu a necessidade de encontrar formas adaptadas de cultivar as suas hortaliças e demais alimentos. O cultivo feito em vasos pode ser bem simples de fazer e também de manter. O mais legal é que esse passo a passo do cultivo de brócolis em vasos que passaremos aqui pode ser tanto para ter uma bela planta ornamental como uma fonte de alimento para a sua família.

O Passo a Passo do Cultivo de Brócolis em Vasos

Materiais Necessários

  • Sementes de brócolis (Brassica oleracea)
  • Terra preta
  • Turfa
  • Terriço
  • Vaso com prato
  • Adubo orgânico
O Passo a Passo do Cultivo de Brócolis em Vasos

O Passo a Passo do Cultivo de Brócolis em Vasos

Como Fazer

Passo 1

Nesse primeiro passo você deverá preparar o substrato, siga as instruções abaixo: Misture quatro partes de turfa com duas partes iguais de terriço e terra preta.

Passo 2

Em seguida, você deverá encher o vaso com o substrato, mas não deixe de conferir se embaixo do vaso tem furos para fazer a drenagem.

Passo 3

Continue o passo a passo semeando de duas a três sementes de brócolis no meio do vaso. Tenha o cuidado de colocar as sementes a uma profundida até 3 vezes maior do que o seu tamanho.

Passo 4

Continue o tutorial regando, umedeça o substrato, mas não encharque a planta.

Passo 5

Coloque o vaso num local da casa que receba pelo menos algumas horas de sol por dia. Saiba que o brócolis se adapta bem a todos os tipos de climas.

Passo 6

Você deverá manter o prato embaixo do vaso com água para que a planta absorva pelas raízes a água que precisa para se desenvolver. Porém, tome cuidado para não criar focos de dengue, evite que a água fique parada por horas no prato. Trocar a água também é uma forma de combater a dengue.

Passo 7

Evite sempre molhar as folhas, pois assim evitará o surgimento de fungos como os oídios que podem prejudicar e muito o brócolis.

Passo 8

Durante o período da primavera você deverá acrescentar adubo orgânico ao substrato para melhorar a sua qualidade.

Passo 9

No caso de você estar fazendo o cultivo para a alimentação da sua família, deve colher as inflorescências (cabeças comestíveis) no momento em que apresentarem uma cor verde-acinzentada ou azul-esverdeada e também observe se os botões ainda não estão fechados.

Passo 10

O momento do dia mais indicado para colher os brócolis são aqueles de menos calor, pois isso evitará que a planta sofra desidratação.

Como Fazer

Como Fazer

Dicas Para Conservar o Brócolis

Depois de colher o brócolis, você pode ajudar a fazer com que ele dure mais tempo, para isso mergulhe-o em água com gelo e em seguida deixe-o conservado a 0ºC.

Dicas Práticas Para o Cultivo

Solo Fértil

Uma forma de ajudar o brócolis a crescer mais bonito e saudável é utilizar um bom adubo orgânico. A cada 40 dias você deve dar um “reforço” de adubo para que a terra em que o brócolis está sendo cultivado mantenha-se sempre fértil. Os adubos orgânicos podem ser feitos com cascas de alimentos, restos de comida, húmus de minhoca, esterco de boi, torta de mamona (um fertilizante que você compra em lojas especializadas). No caso de não desejar fazer o seu próprio adubo orgânico pode encontrar boas opções em lojas que trabalham com produtos de cultivo.

O Plantio Ideal

Para que as sementes possam se desenvolver da melhor forma possível é necessário que você tenha o cuidado no momento do plantio de escolher um ambiente com tamanho e luminosidade adequados.

O Vaso Certo

A escolha do vaso certo é muito importante para que a sua planta cresça e se desenvolva de uma forma saudável. Cada tipo de planta necessita de um tipo de vaso diferente, leia com atenção as nossas dicas e escolha o vaso certo para o tipo de planta que pretende cultivar. Os vasos mais baixinhos com até 10 cm de altura são perfeitos para plantas folhosas de pequena estatura, ou seja, almeirão, couve, salsinha, cebolinha, orégano, coentro, alface, rúcula, hortelã e manjericão. Já os vasos de tamanho médio, que ficam entre 30 a 40 cm, são mais indicados para o cultivo de plantas como as hortaliças de frutos (berinjela, pimentão, tomate e pepino) além de outros tipos como nabo, rabanete e alecrim. Essas espécies podem ser produtivas por mais de 6 meses. Os vasos maiores, com mais de 40 cm de altura, são mais indicados para plantas cujas sementes precisam de mais profundidade para se desenvolver, essa necessidade de espaço se deve ao tamanho da raiz. Esse é o caso do brócolis e também da cenoura, cebola, couve-flor e beterraba.

O Vaso Certo

O Vaso Certo

Cultivo Caseiro e a Saúde

Muitas pessoas desejam ter uma bela horta em casa para diminuir consideravelmente a compra de frutas e verduras contaminas por agrotóxicos. Infelizmente, o tamanho das casas e apartamentos modernos não tem permitido que esse cultivo seja feito com a frequência com que se gostaria. Porém, com alguns “dribles” ao problema do espaço muitas famílias tem conseguido aproveitar um pouco mais da saúde e gosto diferenciado de colher direto do pé para o pote de salada. Uma forma de ter mais saúde no seu prato e garantir mais qualidade de vida para quem você ama. Mãos a obra e comece agora mesmo a fazer o plantio de brócolis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *