Dicas de Paisagismo

Engenheiros e arquitetos se empenham a cada dia mais para buscar uma melhor otimização e aproveitamento dos espaços que têm disponíveis para promover um mais bonito e eficiente paisagismo. Ocorre que grande parte deles não leva em consideração que sempre existirão lacunas em construções que não tiverem um planejamento adequado paisagístico.

Com o passar dos anos e a diminuição da área dos imóveis, os espaços destinados aos jardins vêm decrescendo a cada dia mais, seja em casas ou em prédios, ainda que seja grande a preocupação com a área verde. Muitos profissionais, quando desenham a planta do imóvel, não levam em consideração as dimensões encontradas e, com isso, as plantas acabam sofrendo em lugares com pouco sol e pouco espaço.

Há situações de imóveis que possuem 40 metros de frente, e projetam uma jardineira de 20 cm de largura por 25m e somente 20 cm de profundidade. Colocar algo interessante e bonito num espaço desses se torna praticamente impossível. O que muitas pessoas se esquecem é que um imóvel com jardim passa uma beleza muito maior, agregando também um maior valor à casa.

Além de haver projetos com jardineiras rasas e compridas, ainda há aqueles que exageram no tamanho das mesmas, colocam vãos imensos onde deverão ser feitos os jardins, e, nesses casos, não há paisagismo que dê conta, já que o gasto e a manutenção são imensos. Por isso, o melhor é usar e abusar do bom senso na hora do espaço do jardim, já que cuidar de um local assim demanda dinheiro e tempo, o que muitas pessoas não têm de sobra.

Os espaços que são próprios para o jardim devem estar de acordo com o tamanho da obra e ainda com a necessidade de que cada morador tem de estar em contato com a natureza.

Tudo Sobre Paisagismo

O verão nos trópicos costuma ser mais quente que em outros locais do mundo, o que pode vir a facilitar ainda mais o cultivo de determinadas plantas. Os jardins são uma possibilidade grandiosa de se conseguir um local mais bonito e fresco, seja na casa ou no trabalho. Além disso, as plantas proporcionam um ambiente mais tranquilo e acolhedor, favorecendo a saúde de quem com elas convivem.

Quando as flores e plantas são dispostas em determinados lugares estratégicos podem auxiliar não somente nos benefícios descritos, mas ainda na privacidade, já que diversos apartamentos ficam muito próximos em relação aos demais prédios e as plantas ajudam a bloquear um pouco o barulho

Para conseguir uma qualidade de vida maior com o paisagismo, vejamos algumas dicas importantes:

  • Prefira plantas altas que atuem como uma espécie de parede viva, especialmente a pleomele Verde, que se desenvolve bem a meia sombra. Assim como a pleomele variegata, que prefere um sol bem direto. Ou ainda a murta, que também prefere um sol total, mas caso não encontre nenhuma delas na floricultura perto de casa, opte pelas clúsias, que gostam também de sol direto, porém, aturam ainda a meia sombra.
  • Para as varandas ou pérgolas que possuam grade de proteção, o melhor é optar pelas trepadeiras, como a lágrima de cristo, alamanda ou ipoméia. Além de serem bonitas e proporcionarem maior privacidade, ainda são bastante aconchegantes.
  • Outra boa dica é deixar o jardim mais iluminado, usando lâmpadas de LED com a coloração âmbar, elas podem ser encontradas com facilidade em lojas de materiais para construção.

Planejamentos

Num primeiro momento, o importante no paisagismo é parar e pensar sobre como você quer, de fato, preencher o espaço destinado às plantas, enfim, seus planos para o paisagismo. As opções são tantas que fica até complicado de escolher, já que pode ser uma área de lazer e estar ao ar livre; uma área de confraternização; um local somente para um banho de sol e descanso; um local com pomar e rede; um lugar gramado próprio para a prática de esportes e por aí vai.

Quem escolhe o que é melhor é o morador, pois ele sabe de suas reais necessidades, porém, há de se levar em consideração o espaço que se tem disponível para tal. Caso o proprietário queira somente um lugar de descanso e tenha espaço sobrando para isso, o ideal é investir em arbustos e árvores, incluindo aquelas nectaríferas e frutíferas, para proporcionar beleza e ainda atrair diversos pássaros.

  • Se optar por ter um jardim de manutenção baixa, escolha um gramado pequeno, dispondo sobre ele arbustos, árvores, e ainda forrações em canteiros que obtenham cobertura morta e usando plantas perenes que se adaptem melhor ao clima do lugar.
  • Agora, se o morador tiver a intenção de fazer uma mudança no paisagismo para um futuro próximo ou distante, como a construção de uma edícula ou na colocação de uma piscina, é preciso reservar o espaço para não precisar transplantar árvores e nem derrubar estruturas maiores depois.

Além disso, é importante refletir sobre o quanto se pretende gastar durante o projeto de paisagismo de sua residência. Muitos paisagistas aconselham que o investimento seja de, ao menos, 10% do valor real da casa no jardim envolta da mesma, ainda que um jardim considerável possa até ser executado com uma verba menor.

Depois que conseguir terminar com seu plano, o ideal é partir de fato para a construção do jardim, o que não precisa ser feito de uma hora para outra, mas aos poucos, de acordo com a disponibilidade de plantas. É possível se conseguir a redução dos custos do jardim comprando plantas menores, especialmente em mudas e fazendo o planejamento de construção de estruturas que possam ser feitas por você mesmo, como caminhos, fontes, deques, treliças, acrescentando móveis e outros detalhes simples.

Atualmente, está bastante em voga reaproveitar os materiais, sejam madeiras, móveis, tijolos e tudo o mais e essa é uma oportunidade de usar os mesmos para deixar seu jardim ainda mais interessante e personalizado. Lembre-se que, ainda que o orçamento possa promover a limitação de seu paisagismo, pense em tudo o que você deseja colocar em seu jardim e vá executando isso aos poucos, sem pressa ou desespero. Assim, quando menos esperar já terá seu jardim lindo, e formado, como sempre sonhou.

Ter um jardim bonito, florido e bem cuidado requer certos cuidados e um pouco de atenção na hora de escolher que tipo de flores e folhagens você quer plantar. È preciso pensar se você terá tempo de cuidar de suas plantas com frequência, se quer um jardim com plantas mais altas ou arbustos mais arredondados, verificar o horário e a posição do sol e da sombra no local.

Um jardim precisa de poda, o ideal é podar as plantas quando acabar a época das flores, já para as folhagens, o melhor é realizar a poda no início da primavera, assim você terá suas folhas e flores sempre bonitas e bem cuidadas.

Transformando Seu Lixo Orgânico em Adubo Natural

Uma boa opção para o seu jardim é fazer uso de adubos naturais. Muitas pessoas nem imaginam, mas esses adubos fazem parte do nosso dia a dia e quase sempre todos esses nutrientes acabam indo parar no lixo. É o famoso lixo orgânico, são eles: casca de ovo, de frutas em geral, borra de café, serragem de madeira e folhas.

Para preparar seu adubo natural, junte esses materiais e coloque-os em um buraco na terra, sempre intercalando seu lixo orgânico com terra e serragem, por fim cubra com a terra e deixe o material se decompor por uns 20 dias. Esse processo pode ser feito também em um vaso com terra seguindo os mesmos passos. Depois de decorrido o tempo você pode misturar essa terra enriquecida com a do seu jardim ou vaso e terá plantas muito mais resistentes e bonitas.

Cuidados Com a Escolha das Plantas

Para escolher as flores é necessário atentar para o seguinte fato: na hora de comprar suas mudas tome cuidado para não escolher apenas os tipos de plantas que estiverem floridas, porque assim seu jardim ficará florido em apenas uma época do ano, tente balancear escolhendo algumas floridas e outras que floresçam em outra época.

No quesito cores, comece escolhendo flores em duas ou três cores no máximo, sempre verificando se as cores possuem certa harmonia entre si. Tente imaginar que está escolhendo as cores de um cômodo da sua casa para que seu jardim fique bonito e sem excessos.

Existem as flores anuais que florescem por muito tempo, mas precisam ser plantadas todo ano, já as perenes tem o tempo de floração menor, mas não necessitam de um novo plantio. Você pode optar por um dos dois tipos ou mesclar entre flores anuais e perenes, uma escolha que eu vai facilitar sua vida e deixar seu jardim bonito e florido o ano todo.

E se estiver começando a montar seu primeiro jardim, tenha cautela e comece com algo pequeno e vá aumentando gradativamente, na medida em que for tendo mais experiência e intimidade com as plantas. Criar um jardim, além de fazer com que você tenha maior contato com a natureza, ajuda na na decoração da casa, e é uma excelente terapia, pois relaxa e acalma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Acredito q eu esteja certo, a foto acima se refere ao Butchart’s Gardens, na costa oeste do Canada, para os paisagistas de plantao, nao percam, …….. é maravilhoso, um dia é pouco para ver tanta beleza. Abraço a todos…..

    Eduardo Fiorini 18 de janeiro de 2011 20:51 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *