Espécies Para Arborização Urbana

Os elementos que compõem o cenário das cidades, como telefones públicos, postes de iluminação pública, fiações, calçadas, latas de lixo, placas de sinalização e diversos outros convivem com a arborização urbana na maioria dos casos com problemas causados pela falta de planejamento urbano.

Para tentar resolver essa questão comum da urbanização acelerada e sem controle das grandes cidades, existem estudos os quais recomendam quais são as espécies ideais para o plantio nesse meio, como se faz a manutenção e a poda dessas árvores. Confira abaixo esses itens detalhados e entenda melhor como se faz a escolha de uma espécie para o plantio em vias urbanas.

Espécies Para Arborização Urbana

Espécies Para Arborização Urbana

O Que Deve Ter a Espécie Ideal Para Se Plantar Numa Via Pública?

É grande importância a variedade de espécies nativas do Brasil na composição do meio urbano, desse modo se consegue cultivar e dar valor às plantas brasileiras, estimulando também a sobrevivência dos animais característicos dessa floras, criando portanto um maior equilíbrio ecológico.

São condições extremamente diferentes da natureza às quais estão submetidas as árvores no meio urbano, logo é preciso usar espécies que se adaptem o mais naturalmente possível ao local em do plantio para que o crescimento da planta e a adaptação dela ao local não fiquem prejudicados.

Visto que a escolha da espécie que será plantada na via pública é o fator de maior importância a ser pensado, existe determinadas características as quais precisam ser avaliadas antes da decisão pela espécie. Essas características são a resistência aos poluentes e as poucas condições de aeração da terra, existência de cheiros, tempo que a planta leva para atingir a maturidade, por quanto tempo costuma viver, que tamanho atinge em média, se produz flores e frutos, qual é o período de floração e de frutificação, só para citar as características mais óbvias.

O Que Deve Ter a Espécie Ideal Para Se Plantar Numa Via Pública?

O Que Deve Ter a Espécie Ideal Para Se Plantar Numa Via Pública?

Uma dica é verificar se a árvore desejada desenvolve espinhos no seu respectivo tronco, caso desenvolva não escolha essa espécie. Recomenda se plantar árvores que não formem frutos muito pesados, criando a possibilidade de ferir pessoas ou amassar a lataria de automóveis.

Árvores que resistam à pragas e doenças são as espécies mais recomendáveis, porque se desenvolvem melhor no meio urbano e não exigem o manuseio de produtos químicos, como por exemplo fungicidas e inseticidas os quais também podem ser os causadores de malefícios da boa saúde da planta.

Toda e qualquer árvore possui uma significativa perda de folhas e, sendo folhas menores ou maiores, elas deixam as calçadas sujas podendo provocar o entupimento de bueiros por exemplo. Para amenizar essa características das árvores, a dica é plantá-la no local correto. Ou seja, escolher um espaço que seja suficientemente distanciado do telhado de uma casa e, também, de bueiros das calçadas a fim de amenizar possíveis problemas. Outro fator que colabora para a redução de sujeiras é deixar mais espaços com gramado do que com cobertura da cimento.

Como é o Local Ideal Para Se Plantar Uma Árvore Na Cidade?

Sobre o espaço em que se vai plantar uma árvore, é preciso antes de tudo avaliar se aquela via urbana têm condições suficientes para ser arborizada, visto que ruas comerciais e residenciais por exemplo são arquitetadas de modos diferentes. Depois, observe a área que você tem disponível para o plantio, assim fica mais fácil fazer a seleção correta da espécie que será plantada. Verifique, também, como está distribuída a fiação e a iluminação públicas, a posição da rede de drenagem pluvial e de esgoto, além de quaisquer outros serviços públicos que estejam nesse ambiente urbano, como por exemplo qual é a amplitude da calçada.

As espécies utilizadas na arborização urbana podem ser classificadas em três tipos de porte: pequeno, médio e grande. a principio as espécies de pequeno porte parecem ser uma boa escolha. Entretanto, as espécies de pequeno porte costumam interferir na circulação de automóveis e pedestres, pelo fato da copa dessas árvores serem mais baixas, limitando a área ao redor de si nas vias públicas. A dica é dar preferência para o plantio de espécies de médio ou grande.

Observe, também, qual é a altura média dos automóveis que costumam transitar por aquela via pública, assim você evita acidentes entre árvores e, na maioria dos casos, automóveis do tipo caminhão.

Caso a sua meta seja arborizar áreas de estacionamento de carros, prefira espécies que criem sombra e que não produzem frutos ou que sejam pelo menos pequenos, ou seja que não haja o risco de causarem danos aos automóveis estacionados e que, também, tenham folhas grandes e caducas, pois são de fáceis de serem removidas do chão.

Para as regiões de temperaturas baixas precisa se avaliar se a espécie desenvolve ou não áreas sombreadas, visto que é mais interessante plantar árvores com maior perda de folhas durante o ano, permitindo uma maior incidência solar no local.

Outra dica muito importante é definir espaços para as árvores os quais estejam afastados de encanamentos de água e esgoto reduzindo desse modo as possibilidades de um possível vazamento dessas redes fluviais devido ao crescimento das raízes da árvore. Outro fato a ser avaliado é a distância entre as árvores e a sinalização ou a iluminação das vias públicas. Recomenda se que qualquer espécie seja plantada a uma distância de pelo menos cinco metros desses elementos.

Como Deve Ser Feita a Poda De Vias Públicas?

Há mais de uma forma de se fazer uma poda em uma árvore e cada qual possui a sua determinada finalidade. A poda feita nos meio urbanos, tem como objetivo modelara a para que ela cresça sem danificar os elementos públicos, é a chamada poda de formação. Já a poda de limpeza visa remover galhos mortos, machucados, doentes ou com pragas. Outro tipo de poda busca retirar pedaços da planta que sejam uma ameaça à segurança das pessoas, essa poda é denominada como poda de emergência. E por fim, outro tipo de poda urbana que se faz é a poda que remove partes da planta as quais possam atrapalhar construções ou elementos urbanos, essa é a chamada poda de adequação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *