Seriguela – Spondias Purpúrea

A Seriguela ou Ciriguela é uma fruta bastante popular na região nordeste e norte do Brasil. Essa fruta se caracteriza por apresentar um sabor muito agradável que encanta as pessoas. O nome científico da Seriguela é Spondias Purpurea, e essa fruta é popularmente conhecida por: Ciriguela, Ambuzeiro, Umbuzeiro, Ameixa da Espanha , Ambu, Cajá Vermelho, Imbu, Ciruela, Imbuzeiro, Umbu e Ciruela Mexicana. O nome científico tem como sinonímia no reino vegetal: Spndias Crispula, Spondia Nigrescens, Spondias Cirouella e Warmingia Pauciflora. A Seriguela é uma arvore frutífera nativa das Américas (Sul, Norte e Central), sendo facilmente encontrada em diversos países, como por exemplo: Brasil, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, México, Equador, Peru, Honduras e Venezuela. A Seriguela pertence a família botânica denominada Anacardiaceae, que abriga também o caju e a manga, frutas bastante populares no Brasil.

As Características da Seriguela – Spondias Purpúrea

A Seriguela se caracteriza por ser uma árvore frutífera, isto é, gera frutos e é nativa das regiões tropicais do continente americano, que se popularizou e espalhou por outras localidades que apresentam clima tropical prelo mundo, como por exemplo: o continente africano, a Índia e as Filipinas. A Seriguela é uma espécie vegetal que apresenta ciclo de vida perene, e isso significa, que ela consegue viver um período maior que 02 (dois) anos. Essa planta se caracteriza por apresentar um porte médio, com altura variando de 3,50 metros a 7,00 metros. Os ramos da Seriguela costumam se desenvolver próximo ao solo. O caule da Seriguela é torto e muito ramificado. Os ramos partem desde a base do caule da Seriguela, o que transmite características típicas e similares as árvores encontradas no cerrado e na caatinga brasileiros. As folhas da Seriguela se caracterizam por serem pinadas, apresentando folíolos ovalados que variam de 07 (sete) a 23 (vinte e três). Geralmente no período seco, as folhas da Seriguela caem, permitindo que a arvore fique completamente sem folhas até que se inicie um novo período de enfolhamento, onde as folhas irão brotar outra vez. A floração da Seriguela acontece na primavera e as suas flores se caracterizam por apresentarem um tamanho pequeno, serem hermafroditas, são panículas e apresentam coloração rosa, vermelha e roxa. A frutificação da Seriguela começa no fim da primavera e os frutos são colhidos no período do verão. O fruto, que também é chamado de Seriguela, se caracteriza por ser uma drupa que possui uma casca fina, de coloração laranja que tende ao vermelho quando se encontra maduro e que brilha, chamando a atenção das pessoas pela forte coloração. A polpa do fruto da Seriguela é de cor amarela, com um aroma delicioso, doce, acida e bastante suculenta. O fruto possui uma grande semente em seu centro e são bastante atrativos para animais silvestres que deles se alimentam.


As Características do Fruto da Seriguela – Spondias Purpúrea

A Seriguela – fruta, é bastante similar ao cajá, tanto em formato e cor, no entanto se difere deste por ser um fruto de sabor doce, enquanto o outro é mais azedo. Os frutos da Seriguela podem ser usadas de diversas maneiras na gastronomia, pois podem ser consumidos in natura (são saborosíssimos), na composição de sorvetes, de licores, sucos, diversos pratos salgados, e no Nordeste, o fruto é usado como tira gosto no consumo de aguardentes. A Seriguela é uma fruta rica em cálcio, fosforo, ferro, carboidratos (fonte energética), vitamina A, complexo vitamínico B, vitamina C e vitamina E. Devido a presença desses nutrientes, a Seriguela auxilia no combate da anemia, da inapetência e na diminuição dos glóbulos brancos do sangue. A Seriguela é um grande aliado do organismo dos seres humanos, pois o fruto é rico em antioxidantes, que são compostos que conseguem atuar contra os radicais livres que causam tumores (câncer), contudo, não existe nenhuma comprovação cientifica que a quantidade de antioxidantes presentes na Seriguela seja capaz de prevenir essa terrível doença. Além dos antioxidantes, a Seriguela é repleta de fibras, que ajudam o intestino e ajuda na redução do colesterol. No Brasil, o maior produtor de Seriguela é a região sul do estado do Ceará, local de ótimo clima para o cultivo desta saborosa fruta.

O Cultivo da Seriguela – Spondias Purpúrea

A Seriguela é uma espécie vegetal típica de cultivo nas regiões tropicais de todo o mundo, no entanto ela é facilmente cultivada em locais que possuem climas: mediterrâneo, equatorial e semiárido. No Brasil, a Seriguela era uma cultura típica do Nordeste e se dispersou por todo o país, se tornando um fruto bastante popular. A Seriguela é uma espécie vegetal que deve ser cultivada a sol pleno ou a meia sombra, pois a mesma é rustica e resistente, tanto ao sol quanto a estiagem. Devido a essa resistência, a Seriguela pode ser usada como uma espécie vegetal integrante do paisagismo das cidades, pois a mesma não dá muito trabalho para ser cultivada, não é invasiva, e além disso, a planta não possui a necessidade de sofrer podas. As podas só serão realizadas caso os galhos, que geralmente são muito baixos, possam estar causando algum problema e exijam que sejam podados. Com relação ao solo, a Seriguela consegue se adaptar a solos pobres em nutrientes, no entanto a espécie vegetal aprecia os solos ricos e profundos, pois desta forma suas raízes se fixarão melhor e terá de onde tirar os nutrientes necessários para sustentação e bom desenvolvimento da planta. As regas precisam ser regulares no primeiro ano de cultivo da Seriguela (o solo precisa ficar ligeiramente úmido para que a planta consiga se desenvolver bem), depois, pelo fato dessa espécie vegetal ser bastante resistente à estiagem, a irrigação não precisa ser tão constante, precisando ser feita apenas quando o período de seca for constante. A Seriguela é uma planta que é suscetível a doenças e pragas, como por exemplo: ácaro, mosca das frutas, fungos e etc.. A planta não apresenta resistência ao frio.

A Multiplicação da Seriguela – Spondias Purpúrea

A Seriguela é uma espécie vegetal que se multiplica de 02 (duas) formas: por dispersão das sementes e por estaquia dos ramos. A multiplicação por divisão das sementes é bastante comum nas espécies vegetais, no entanto é muito rara de acontecer com a Seriguela. A forma mais comum de reprodução e multiplicação dessa espécie vegetal é a estaquia, sendo necessário que os ramos apresentem um tamanho que varie de 30 (trinta) a 50 (cinquenta) centímetros, e sejam plantados quando se iniciar o período chuvoso. É importante que as covas para o plantio dos ramos de Seriguela sejam bem preparadas com a aplicação de material orgânico (esterco curtido) e calcário. A espécie vegetal começa a gerar frutos em aproximadamente 03 (três) anos após a Seriguela ter sido plantada.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Umbu — ou imbu — é outra fruta completamente diferente da siriguela em gosto. Talvez eles tenham uma aparência similar, mas é só isso. O umbu é muito azedo e seu gosto é mais para uma cajarana.

    Alexandre Magno 10 de fevereiro de 2014 13:31 Responder
  • Sim, escrevi errado. É “seriguela”.

    Alexandre Magno 10 de fevereiro de 2014 13:34 Responder
  • Encontrei uma árvore repleta deste fruto e peguei alguns sem conhecê-los e aqui encontrei tudo que precisava saber sobre a fruta. Só assim experimentei e de fato é muito saborosa…Aqui em Volta Redonda não é comum encontrá-la. Obrigada pelas informações!!!!1

    silvana garcia 11 de março de 2014 21:57 Responder
  • É verdade que onde o pé de seriguela é plantado as outras especies de planta ao seu redor não vingam?, ou seja, não dão bons frutos?

    Bruna de Sousa Azevedo 28 de janeiro de 2015 17:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *