Amarelinha

Jardineiros pelo mundo inteiro adoram as trepadeiras que dão flores. As florações podem ser em diversas cores, mas o mais importante para eles é que a trepadeira cresça de uma forma saudável, de acordo com as suas principais características. Dessa forma, os jardineiros, sejam veteranos ou ainda aprendizes, adoram as espécies de trepadeiras que possam existir no mundo, Uma das favoritas é a singela  Amarelinha! Ela é simples de se cuidar e não exige muitos cuidados. Confira neste artigo como tratar esta linda plantinha, cultivando-a da forma correta!

Informações Gerais

Thunbergia alata é o nome cinetífico da bela amarelinha, mas são seus nomes vulgares que determinam suas verdadeiras características. Confira abaixo como a espécie é conhecida pelos populares:

  • cipó-africano
  • bunda-de-negro
  • maria-sem-vergonha
  • jasmim-da-itália
  • bunda-de-mulata
  • olho-de-poeta
  • cu-de-cachorro
  • olho-preto
  • carólia
  • amarelinha
  • jasmim-sombra
  • erva-cabrita
  • erva-de-cabrita
  • susana-dos-olhos-negros
  • suzana-dos-olhos-negros
  • black-eyed susan (em inglês)
  • swartoognooi 
  • isiPhondo 

Além dos seus nomes populares, existe uma interessante história cerca de seu nome científico. O título Thunbergia alata foi um nome dado pelo alemão Wenceslas Bojer,. O mesmo foi enviado de Maurício para a Inglaterra. foi neste país que a espécie foi descrita pela primeira vez, pelo botânico John Sims em 1825. Isto tudo foi depois que os seus primeiros vestígios foram encontrados na África ocidental e muito estudo foi feito relacionado à plantinha.
A facilidade com que esta planta acaba se adaptando a vários tipos de lugares acabou dando origem à nomes como “biscatinha” e “maria-sem-vergonha.

Pertence à família  e está inserida em algumas características importantes como:   e . Dessa maneira, ela pode ser cultivada em alguns climas essenciais. dependendo da sua origem. São eles:  , e . Dessa forma, dá para perceber que a plantinha é originária de diversos países do continete africano, incluindo a rica áfrica do Sul.

Altura

Se cultivada da forma correta, a planta pode atingir até mais de dois metros de altura. Dependendo de sua variedade, ela atinge um máximo de 2,4 metros. Com sol pleno incidindo sobre ela, esta altura pode ser facilmente atingida, respeitando o seu cilo de vida que pode ser anual ou até mesmo perene.

Descrição

É uma espécie de trepadeira  herbácea ruderal muito interessante e que pode ser usada de diversas maneiras, sendo usada como uma espécie anual ou perene.  É uma planta bastante rústica e que apresenta um caule altamente volúvel de crescimento rápido e que pode ser bastante útil para diversas plantações e ao mesmo tempo pode ser considerada como uma planta invasiva.

As Flores

O nome Amarelinha já denuncia muito sobre as suas flores. Elas são pequenas, volumosas e crescem de maneira rápida, possuindo coloração amarela. O centro das mesmas é bastante escuro, se assemelhando a miolos pretos. As flores são consideradas extremamente ornamentais, mesmo possuindo as suas variedades mais marcantes. Nestas variedades, podem crescer flores brancas, rósea, vermelha, creme e laranja e uma variedade de flores completamente amarela, sem o seu miolo completamente escuro.

As Folhas da Espécie

As folhas da planta também podem ser consideradas muito ornamentais, já que contam com uma beleza bastante peculiar e que ajuda no paisagismo.  Todas elas são pecioladas, sagitadas, com alguns recortes pouco profundos, o que contribui ainda mais para o seu aspecto paisagístico. Na parte ornamental das suas características, é bastante utilizada para cobrir cercas de maneira rápida, até porque é nisso que consiste o seu crescimento. Pode servir para acobertar treliças e os famosos pergolados, além de poder esconder estruturas e objetos indesejados por toda a extensão do jardim.

Formas de Cultivo

Para cultivar a Amarelinha é preciso seguir algumas regras. Deve, por exemplo, ser cultivada em pleno sol, com muita incidência de calor sob o seu solo. A espécie deve ser fertilizada de forma diária e além disso, o seu solo deve ser muito adubado, considerando a adição de muita matéria orgânica.

Para que a floração seja bem estimulado, já que é a principal característica da espécie, a planta deverá ser cultivada sob fontes de fósforo e potássio para estimular uma intensa floração. É uma planta que tolera a salinidade e não aguenta as geadas de diversos locais do mundo. Não necessita tutoramento e por isso é considerada uma espécie de baixa manutenção, além de ser simples para cultivo no geral. Multiplica-se por sementes.

Cuidados

Como a planta é considerada de crescimento rápido, pode se tornar bastante invasiva. Para determinadas situações, a espécie pode se tornar uma daninha, prejudicando outras espécies ao redor. Por isso, é preciso evitar plantar a espécie junto com outras em determinados locais.

Na Ornamentação

Dependendo dos locais onde a espécie é cultivada, outras plantas da sua mesma categoria podem ser espalhadas em volta da mesma. Assim, Ela pode ser combinada em um grande jardim ou em pequenos locais, servindo como uma boa trepadeira. Para deixar o jardim ainda mais bonito, é preciso regar regulamente, deixando as flores amareladas bastante evidentes, além das folhas que se propagaram pelas superfícies essenciais para você.

Siga sempre as formas de cultivo e da planta, sabendo da profundidade ideal do solo para deixar a trepadeira bastante chamativa em seu jardim. As folhas podem ficar com a coloração bem mais esverdeada, dependendo da maneira como ela é plantada. Em suportes como murou ou em locais mais altos, esta planta pode se tornar extremamente alta, se espalhando ainda mais pelos muros. É desta maneira que esta espécie pode ser usada em seu último grau de ornamentação, tão admirada pelos jardineiros do mundo inteiro.

Uso Medicinal

A planta também pode ser usada com fins medicinais e pode ser muito indicada por especialista na cura de espasmos por exemplo. Antes de usa-la para preparo de chás, é preciso consultar um médico e saber sobre as contra indicações, assim como qualquer planta medicinal.

A Amarelinha é também chamada de olho-de-poeta, cipó-africano, carólia, erva-cabrita ou ainda de jasmim-sombra e são originárias da África do Sul. Essa planta é uma trepadeira rústica de rápido crescimento.

São apreciadas por sua beleza e utilizadas para fins ornamentais. Suas flores mais comuns exibem a cor amarela, por isso seu nome, mas podem ser encontradas em diferentes colorações como vermelho, rosa, laranja, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *