Bromélias Espécies Brasileiras

Não é novidade para ninguém que o meio ambiente é uma das maiores necessidades dos seres humanos. E isso é dito por conta da nossa própria natureza, que é a vontade de estar sempre no meio de coisas relacionadas ao natural: quanto mais estamos em contato com plantas e animais, mais nós temos uma saúde de ferro.

Não é a toa que diversos especialistas em medicina recomendam que as crianças tenham um contato maior com bichos, que, além de ajudar a ter uma saúde mental mais forte, ainda auxilia que a saúde do organismo seja reforçada com a criação de diversos tipos de anticorpos.

O Meio Ambiente Pede Ajuda

Só que, atualmente, o meio ambiente está pedindo cada vez mais socorro. Isso porque o desequilíbrio está atingindo níveis críticos que nunca foram antes detectados. Antigamente, a natureza dava conta de fazer com que os desequilíbrios dos seres humanos fossem corrigidos de uma maneira bastante equilibrada. Porém, os níveis de estragos estão crescendo muito mais rápido do que a natureza pode ajudar a recuperar desses problemas.

Nesse sentido, vários programas governamentais estão fazendo o possível e o impossível para que os problemas ambientais não venham a se tornar algo irreversível. Nesse sentido, os programas estão voltados, basicamente, para a preservação das espécies que ainda resistem, bem como, também, em programas para poder restabelecer espécies que já tenham sido corrompidas.

Meio Ambiente

Meio Ambiente

No nosso artigo de hoje, iremos falar de uma espécie de planta bastante conhecida dos brasileiros: a bromélia. Além disso, iremos dar algumas dicas de como cuidar corretamente de um exemplar dessa curiosa e belíssima espécime. Confira a seguir:

A Bromélia – Definição

A bromélia nada mais é do que um gênero botânico que pertence à família Bromeliaceae, apesar de ser bastante comum que as espécies de outros gêneros da mesma família sejam denominados da mesma forma.

De longe, a sua principal característica se finda nas suas flores, que se apresentam como tendo um cálice bastante aprofundado. A sua história é bastante curiosa, sendo que ela passou a ser conhecida no mundo justamente quando os Europeus perceberam que era hora de fazer com que os seus navios partissem em busca de novas terras e novos povos para que seus produtos fossem escoados e, também, que riquezas pudessem ser extraídas dessas novas terras.

Bromélia

Bromélia

No final do século XVII, as plantas foram descobertas por Charles Plumier, um francês, que passou a designá-las como Karatas.  Porém, anos mais tarde, em homenagem ao botânico sueco Bromel, as plantas começaram a ser designadas como bromélias.

O mais curioso vêm a seguir: o navegador Cristóvão Colombo, além do primeiro europeu a chegar às Américas, foi o responsável por descobrir a primeira bromélia que se tem notícia: a Ananas comosus. Talvez pelo nome científico você não conheça. Então, vamos traduzi-lo ainda mais: o abacaxi. Sim! O abacaxi, fruta cítrica que é adora em recheios de bolos e em sucos é uma bromélia, sendo a única a ser comestível, diferente das outras que são utilizadas apenas para fins ornamentais.

Mas não foi com Colombo que as pessoas passaram a utilizar a bromélia do abacaxi como alimento: os pesquisadores reuniram provas que mostram que os nativos da América Central já utilizavam a planta como parte da alimentação há muitos e muitos anos. Inclusive, foi com os nativos que os europeus perceberam que era possível comer aquela fruta e, animados com a possibilidade de lucrar em cima disso, levaram diversas mudas para a Europa. Até produzem o abacaxi, porém, ela é uma fruta que se dá bem em locais tropicais e temperados moderados, coisa que, na Europa, isso está bem longe de ser verdade.

A Bromélia Na América

A bromélia é uma planta típica da América, sendo que existem quase três mil e cem espécimes diferentes por aqui. Para você ter uma noção, apenas uma espécie existe em todo o continente africano, e estamos falando de um continente com dimensões bastante complexas.

Para deleite maior dos brasileiros, cerca de 40% espécies de bromélias de todo o mundo são encontradas no Brasil, sendo que a bromélia mais famosa em todo o planeta é, justamente, o abacaxi, por conta do seu valor para a alimentação.

No nosso país, as bromélias já eram de conhecimento dos nativos que aqui habitavam, dando nomes a elas que, mais tarde, viriam a ser utilizadas também como nome de cidades brasileiras, como Caraguatatuba ou Gravataí. Apesar de muito bela, a bromélia não era muito requisitada para programas de decoração, até que, a partir dos anos 1960, Roberto Burle Marx começou a se movimentar com o propósito de colocar a planta como uma decoração para os novos projetos arquitetônicos que ele liderava.

Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx

Depois de ser o pioneiro no uso dessas plantas, elas passaram a ser muito requisitadas nos lares brasileiros, que passaram a enfeitar vários ambientes das casas, por conta das suas cores e, também, pelo seus formatos e os de suas flores.

A Bromélia e a Dengue

Durante muitos e muitos anos, a bromélia sofreu diversos tipos de preconceito, por ser uma planta que, supostamente, acumula água em seu interior. E, nessa história de acumular água, muitos acreditavam que um invasor indesejável estava querendo aproveitar desse acúmulo de água. Pense: acúmulo de água, água parada… veio um nome em sua cabeça?

Pois é! Muitos acreditaram cegamente  que esse era um criadouro perfeito para o mosquito da dengue. Porém, depois de um extensivo trabalho por parte de biólogos e pesquisadores, eles chegaram a conclusão de que é impossível que o mosquito da dengue utilize a água que se reserva dentro das bromélias justamente por que, quando a água se acumula por ali, ela forma um suco orgânico que os mosquitos mesmos não suportam, sendo, portanto, impossível que eles procriem por ali.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Bom, como já sabemos que existem diversas espécies de bromélias brasileiras, nada mais justo do que fazer com que elas sejam conhecidas, não é mesmo? Pois bem! No link a seguir, você terá acesso a algumas informações sobre as bromélias brasileiras, bem como, também, terá maiores curiosidades sanadas. Quem sabe, depois desse artigo e deste link, você não fique com vontade de cultivar as bromélias, não é mesmo?

http://bromeliasbrasileiras.blogspot.com/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *