Como Cuidar da Planta do Dinheiro

Infelizmente dinheiro não nasce em planta, pois se nascesse teria tantas pessoas cultivando essa planta. No entanto existe uma planta que é popularmente chamada de planta do dinheiro, que é Callisia Repens (é o nome cientifico desta espécie vegetal). A Callisia Repens tem como sinonímia no reino vegetal as seguintes espécies: Tradescantia Mininma, Hapalanthus Repens e a Spironema Robbinsii. Essa planta é popularmente chamada de dinheiro em penca, dinheirinho, tostão e mosquitinho. Essa espécie vegetal recebe esse nome pelo fato de suas folhas apresentarem um formato que recorda uma moeda. A planta do dinheiro é bastante utilizada em projetos Feng Shui, como uma forma de atrair prosperidade para o local onde ela é cultivada. A planta do dinheiro é nativa da América Tropical (América Central e América do Sul) e pertence a família botânica das Commelinaceae.

Como Cuidar da Planta do Dinheiro

Como Cuidar da Planta do Dinheiro

A Família Botânica Commelinaceae

Esta família botânica se caracteriza por apresentar espécies vegetais herbáceas e perenes, que possuem folhas macias. Geralmente as plantas dessa família são utilizadas no paisagismo e na ornamentação de ambientes. As espécies vegetais possuem distribuição nas regiões tropicais do planeta, e são encontradas abundantemente em países como México, Brasil e no continente Africano.

As Características da Planta do Dinheiro

A planta do dinheiro é uma espécie vegetal herbácea, rasteira e que possui um porte pequeno porte, pois atinge uma altura que varia de 05,00 (cinco) a 10,00 (dez) centímetros. A planta do dinheiro possui ciclo de vida perene e apresenta um crescimento muito rápido. Além disso, a planta do dinheiro possui uma folhagem densa e de características ornamentais. A planta do dinheiro se caracteriza por apresentar uma textura bastante fina e delicada, por isso é muito valorizada pelos paisagistas. O caule da planta do dinheiro se caracteriza por ser cheio de ramos, filamentoso e comprido. O caule possui cor roxa e uma grande quantidade de folhas. As folhas da planta do dinheiro são pequenas e bastante delicadas, além de serem cerosas (aspecto de cera) e apresentam um formato que lembram uma moeda. As partes inferiores das folhas são de cor roxa. As flores da planta do dinheiro são de cor branca e de tamanho pequeno, mas não apresentam a mesma importância ornamental que as folhas. A planta do dinheiro pode ser usada principalmente como forração à meia sombra, formando volumosos canteiros. Quando essa espécie vegetal é cultivada em vasos ela fica com aspecto de planta pendente. Por isso, a sua utilização em vasos suspensos e jardineiras é muito requisitado, pois acaba ressaltando a beleza dessa espécie vegetal formando belos cachos verdes. A planta do dinheiro acaba sendo usada em locais com iluminação parcial ou regular, como garagens e outros ambientes com essas características. A planta do dinheiro está se popularizando e sendo cada vez mais cultivada, inclusive pela crença popular que diz que quando a pessoa ganha um vaso desta planta de presente, ela vai ter muita sorte e dinheiro.

As Características da Planta do Dinheiro

As Características da Planta do Dinheiro

O Cultivo e os Cuidados com a Planta do Dinheiro

A planta do dinheiro é uma espécie vegetal que deve ser cultivada à meia sombra e preferencialmente em solo fértil. O solo para manter os níveis de fertilidade deve sofrer aplicação de material orgânico e ser irrigado de maneira regular. A irrigação pode ser feita todos os dias nos períodos mais quentes do ano e que tenham pouca umidade relativa do ar. É necessário que sejam tomados cuidados para que o solo não fique encharcado, o que pode causar pragas e doenças devido ao surgimento de fungos. Para o bom cultivo da planta do dinheiro, é interessante usar o solo típico de regiões de clima tropical, que se caracterizam por serem ricos em material orgânico e bem fofo. Caso você não habite uma região com esse tipo de clima e o solo não seja desse tipo, você pode adaptar o solo, fazendo a adição de uma pequena quantidade de fertilizante antes de fazer o plantio da planta do dinheiro. A planta do dinheiro não suporta o frio, nem ventos fortes e nem ser pisoteada. Devido não tolerar o frio, a planta do dinheiro não deve ser colocada em salas que tenham e usem ar condicionado. Apesar da planta do dinheiro não tolerar o frio, ela não pode ser cultivada sob pleno sol, pois o sol deixa a planta com coloração vermelha e pode queimar as suas folhas. Por isso é interessante cultivar a planta do dinheiro embaixo de outras arvores. Quando a planta é cultivada sob sombra constante, ela perde a sua densidade e cresce com entrenós maiores. Nessas condições a planta do dinheiro fica com coloração verde, em caso de não ser pisoteada. A planta do dinheiro aprecia que o solo seja adubado periodicamente, podendo ser mensal na época da primavera e do verão. A planta do dinheiro é uma espécie vegetal que se adapta com facilidade a diversos tipos de jardins, sendo indicado o seu cultivo e plantio para regiões rochosas e para lugares que apresentem umidade.

A Propagação da Planta do Dinheiro

A planta do dinheiro se propaga através da divisão de seus ramos enraizados e por estaquia. A planta do dinheiro se propaga facilmente através dos ramos enraizados. Para isso, basta cortar um ramo diretamente da planta e colocar o mesmo em um vaso com substrato rico em material orgânico. Depois é necessário deixar o solo úmido, até que nasçam as raízes, a planta deve ficar em local sombreado. A multiplicação da planta do dinheiro por estaquia, que consiste em formar estacas com pedaços dos ramos da planta do dinheiro, em locais úmidos de forma que a planta consiga se desenvolver e gerar novas espécies. A planta do dinheiro se caracteriza por se propagar e alastrar com grande facilidade. Para formar um belo vaso ornamental de planta de dinheiro, basta colocar vários ramos e deixar que os mesmos se desenvolvam.

A Propagação da Planta do Dinheiro

A Propagação da Planta do Dinheiro

Considerações Finais

Para que a planta do dinheiro se desenvolva de forma plena e saudável, basta seguir as dicas e cuidados, de forma que a sua planta ficará sempre bela para compor forrações e vasos de planta de dinheiro belíssimos. E não se esqueça de pelo menos uma vez ao mês aplicar fertilizantes de origem mineral para que a planta do dinheiro se conserve saudável e bonita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>