Glicínias

A Glicínia, cujo nome cientifico é Wisteria sp, é uma trepadeira lenhosa, volúvem e decídua. É originária do extremo oriente. Suas folhas são arrumadas na forma de pilhas, alternas e compostas por entre 9 e 19 folíolos, que tem uma coloração avermelhada durante o crescimento, e tornam-se glabras e verde-brilhantes conforme amadurecem. Suas inflorências são longas e pendulares, repletas de flores, cujas cores mais comuns são o azul, o branco, o roxo e os tons de rosa. As Glicínias são muito utilizadas no paisagismo, especialmente as espécies Wisteria floribunda, que são originárias do Japão, e a Wisterias sinensis, nativa da china.

Esta segunda espécie apresenta inflorescências mais curtas que a espécie japonesa, porém são também mais numerosas. Os frutos da espécie são vagens compridas e marrons, cujas sementes têm por volta de 1cm de diâmetro. Ocorrem, é claro, variedades de porte e folhas entre as diferentes plantas da espécie. O crescimento das Glicínias vai do lento ao moderado. Além disso, ela leva anos até se tornar adulta e começar a florescer. No entanto, a espécie é também muito longeva, podendo viver até 100 anos. A espécie deve ser cultivada a sol pleno, em solo fértil e rico em matéria orgânica, sendo regada regularmente. É preciso também que seja tutorada, adubada e podada anualmente. A espécie é resistente ao frio, podendo ser cultivada em locais de clima subtropical ou mediterrâneo.

Pode, também, ser cultivada em regiões quentes, porém, isto afeta no desempenho da planta, que não será tão abundante quanto no clima mais fresco. Em regiões de clima temperado, a Glicínia pode sofrer com as geadas adiantadas durante o seu período de formação das flores. Vegeta bem sob a sombra parcial, mas isto pode gerar florescimentos menores ou mesmo ausentes, e multiplica-se por estaquia ou por sementes, e a época de florescimento varia de acordo com o clima e a região na qual ela é estabelecida. A Glicínia pode ser utilizada para ornamentar espaços de várias formas. É excelente para cobrir arcos e pérgulas, assim como portões e caramanchões, dando a paisagem um ar romântico e nobre.

No entanto, vale lembrar que é uma planta vigorosa, portanto, não pode ser apoiada em estruturas frágeis. Convém analisar a capacidade da estrutura antes de adotar a planta. Pode, também, ser conduzida para tornar-se uma arvoreta, que é caracterizada por seu tronco ondulado e sua copa aplainada. Além disso, é bastante utilizada para o plantio em vasos e para formar bonsais. Outra questão importante é que estas plantas são tóxicas, por isso devem ficar fora do alcance de crianças e animais de estimação. É comum, no Japão, que se deem pinturas de Glicínias como presentes de casamento, pois há a crença de que elas trazem boa sorte para os casais. A planta também inspirou diversas outras manifestações culturais na região, incluindo danças típicas.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa noite eu tenho interesse em 2 mudas de clicinia 1 rosa e 1 branca gostaria de saber o valor das mudas, o tamanho, prazo de entrega e quanto fica o frete pra as duas pra o cep-06754090 fico aguardando uma resposta obrigada

    rosilda cintra hegger 18 de janeiro de 2014 23:03 Responder
  • Gostaria de saber se estao a venda mudas
    De glicinia azul. Seu preço e como adquiri_la.
    Rose

    Rose 16 de outubro de 2014 23:48 Responder
  • Boa tarde … Por favor qual o valor da muda de glicinia e o frete para 35300-308 ??? Muito obrigada!!!

    Jeannie 7 de abril de 2015 20:21 Responder
  • Boa noite,
    Gostaria de saber o valor das mudas de glicínias (roxo, violeta, rosa ou branco.) E o frete para Ribeirão Pires.
    Agradeço pela atenção!

    Luiz Carlos 19 de julho de 2015 2:04 Responder
  • como faço para adquirir muda de glicinia, nas coras branca, azul e violeta ou roxa.

    juvercino rodrigues 25 de novembro de 2015 19:06 Responder
  • Boa tArde, Gostaria de mudas de glicinia Rosa. Frete para 05004-000. Grata

    Monica Maia 5 de março de 2016 17:32 Responder
    • Boa tarde, Monica. Nós não trabalhamos com vendas de produtos, mas aconselhamos você a pesquisar no Mercado Livre e em sites de jardinagens. Att, abraços.

      Clara Senne 22 de março de 2016 20:49 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *