Plantas Ideais Para Cultivar em Sacadas no Verão

Normalmente, a natureza é algo que não é comumente encontrado nas grandes cidades. Muitas vezes as pessoas que moram em apartamentos ou em casas que possuem grandes varandas, tem o desejo de cultivar plantas em ambientes interiores, de trazer a natureza para perto de sua família e dar um novo aspecto a sua habitação. Contudo, essas pessoas não precisam se desesperar, pois há a possibilidade do cultivo de plantas em ambientes interiores ou mesmo em uma varanda, este ambiente acaba sendo uma possibilidade viavel para as pessoas que desejam ter contato direto com a natureza em sua própria casa. No entanto, a escolha dessas espécies vegetais passa pela verificação de algumas características a serem seguidas, pois não é qualquer tipo de planta que a pessoa pode cultivar na varanda e nas condições que esse ambiente tem. Para escolher as plantas ideias para o cultivo nessas condições, as pessoas precisam ver espécies vegetais que se adaptam as condições de iluminação, ventilação e cultivo, para que a planta consiga se desenvolver de forma plena.

 Plantas Ideais Para Cultivar em Sacadas no Verão

Plantas Ideais Para Cultivar em Sacadas no Verão

A Iluminação e a Ventilação

Essas duas questões são fundamentais para o cultivo correto de espécies vegetais em ambientes fechados ou em varandas. A iluminação é de grande importância para as espécies vegetais pois ela é uma das fontes de energia para as plantas conseguirem se desenvolver, crescer, florescer e frutificar. Contudo, existem varias espécies vegetais que possuem uma necessidade menor de luz solar e mesmo assim conseguem se desenvolver de forma plena. Com relação a ventilação, é necessário conhecer a força do vento do local que você mora, pois cultivar plantas em vasos ou jardineiras em locais que possuam ventos muito fortes, estes podem ser virados e as plantas acabarem sofrendo algum tipo de dano.

Plantas Para Serem Cultivadas na Varanda

Apesar das dificuldades naturais para cultivar plantas na varanda (incidência do sol e ventos), o local pode receber plantas para serem cultivadas em vasos, jarros, jardineiras e floreiras. O ideal é que sejam escolhidas espécies vegetais que apresentem resistência a exposição ao sol e aos ventos. O aproveitamento do espaço é fundamental, e muitas vezes (principalmente nos apartamentos) as varandas são pequenas, então você necessita usar da criatividade para explorar bem o espaço e inserir as plantas que deseja cultivar. Entre as soluções encontradas por paisagistas e decoradores estao: o uso de painéis verdes, vasos suspensos e jardineiras. Segue abaixo algumas espécies vegetais que podem ser cultivadas na varanda:

  • A)      Primavera (Bougainvillea Glabra)

A Primavera é uma planta do tipo trepadeira que se caracteriza por ser bonita e de grande resistência. De acordo com os especialistas, ela é uma espécie vegetal que consegue se adaptar até mesmo a varandas que sejam todas de vidro (geram o efeito de uma estufa). A primavera é uma espécie vegetal que se desenvolve de maneira rápida, e com apenas 10 (dez) meses a planta apresenta flores e folhas bonitas e vistosas. O ideal é que essa planta seja cultivada em vasos de uma altura aproximada de 70 (setenta) centímetros e que possuam a boca grande, pois esse tipo de vaso ajuda a planta a conseguir ter um bom desenvolvimento tanto das raízes, como de sua folhagem. A primavera é uma planta que precisa de manutenção todos os dias, isto é, ela necessita ser irrigada diariamente para manter-se forte, vigorosa e bonita. Essa espécie vegetal necessita de água para crescer e se desenvolver de forma plena, por isso em caso de passar alguns dias longe de casa, coloque uma pessoa responsável para regar a planta.

  • B)      Jabuticaba (Myrciaria Cauliflora) e Pitangueira (Eugenia Uniflora)

Os paisagistas indicam o cultivo de arvores frutíferas na varanda, e entre essas espécies encontram-se a jabuticabeira e a pitangueira, que são plantas muito resistentes e conseguem ser cultivadas em vasos, e dar frutos. Essas duas espécies conseguem atingir um bom volume, dando beleza ao jardim. O cultivo dessas plantas além de fazer com que tenhamos um pomar bonito, cheio de vida, resistente e frutífero.

Plantas Para Serem Cultivadas na Varanda

Plantas Para Serem Cultivadas na Varanda

  • C)      Camélias (Camellia Japonica)

As camélias são espécies vegetais de porte médio e que possuem resistência ao sol e  se destacam por suas flores apresentarem características ornamentais. As flores são grandes e muito vistosas e a grande maioria das espécies de camélias são cultivadas na China, Japão e Coréia.

  • D)      Lança de São Jorge (Sansevieira Cylindrica)

Planta de médio porte que apresenta certo grau de resistência. Essa espécie vegetal é conhecida pelo fato de ser usada para fazer com que o lugar seja sempre seguro e livre de qualquer mal. A Lança de São Jorge pode ser cultivada a sol pleno (ideal para varandas), pode ser cultivada em vasos e precisa ser irrigada com frequência. É uma planta que apresenta certo grau de rusticidade (plantas que conseguem se desenvolver sem maiores cuidados por parte de quem cultiva). A Lança de São Jorge é cercada de certo misticismo, pois a crença popular afirma que a planta faz com que São Jorge não permitirá que os inimigos cheguem ou alcancem a sua casa.

  • E)      Gardênias (Gardenia Jasminoides)

Planta nativa da Ásia (mais precisamente da China) que se destaca por suas belíssimas flores de cor branca e perfumadas. A rica fragrância dessas flores é aproveitada das mais diversas maneiras, e esse espécie vegetal alem de embelezar o ambiente, tornam o ar mais agradável. A gardênia pode ser cultivada em vasos e é uma espécie vegetal muito usada para a confecção de bonsais.

Plantas Para Serem Cultivadas na Varanda

Plantas Para Serem Cultivadas na Varanda

  • F)       As Moréias (Dietes Iridioides)

Planta rústica de características ornamentais. A Moréia é uma espécie  vegetal de fácil cultivo e que exige manutenção baixa da parte de quem cultiva. A moreia é uma espécie vegetal muito bonita e que apresenta folhas bastante resistentes (capazes de resistir ao sol). A Moréia é muito usada em projetos paisagísticos.

  • G)      Cica (Cycas Revoluta)

A Cica é uma espécie vegetal que pode ser cultivada em varandas que possuam um maior espaço, ela é parecida com uma palmeira de porte pequeno. Planta que se desenvolve de maneira lenta e está sendo muito valorizada por profissionais do paisagismo por esse fato.

Considerações Finais

Existe uma grande variedade de plantas que podem ser usadas para compor jardins em varandas. No entanto, na composição de seu jardim que irá ficar localizado em sua varanda, procure misturar as espécies para que seja criado um ambiente harmonioso e equilibrado, que transmita vida e beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>