Qual o País de Origem das Tulipas? Qual Sua História?

Muitas pessoas acreditam que as tulipas são originárias da Holanda, afinal essa flor é o símbolo do país que é o maior produtor do mundo. Porém, a origem dessas lindas flores é o Império Otomano (atual território da Turquia), os holandeses começaram a importar tulipas no século 16 devido à atuação de Carolus Clusius, um dos fundadores da horticultura.

Além de médico Clusius era botânico e a serviço do Imperador Maximiliano II coletou diversas espécies de plantas ao longo de suas viagens incluindo as tulipas. No ano de 1593 o então direito dos jardins botânicos da Universidade de Leiden – esse é um dos primeiros jardins botânicos do Velho Continente – deu início ao cultivo de tulipas que logo ganharam popularidade com o povo local.

A História das Tulipas

As tulipas ganharam relevância no mercado comercial holandês no decorrer do século 17 quando a nação conquistou a sua independência da Espanha. O período chamado de Idade de Ouro Holandesa foi bastante profícuo para o plantio e comercialização de várias espécies botânicas que despertaram interesse da comunidade científica. A tulipa logo se tornou bastante presente na ornamentação de jardins, passou a ser um símbolo de luxo e status social.

Embora as flores fossem normalmente comercializadas aos molhos, as tulipas, foram vendidas por séculos por unidade com preços bastante elevados. Também foram usadas como moeda de troca para a aquisição de imóveis. De acordo com relatos da época um único bulbo de tulipas podia ser trocado por oito porcos, duas toneladas de manteiga, 27 toneladas de trigo, quatro tonéis de cerveja ou três toneladas de queijo.

Tulipas: A Primeira Bolha Financeira da História

Em 1633 um bulbo da cobiçada e rara espécie Semper augustus custava até 5.500 florins, apenas quatro anos depois o valor já seria de 10 mil florins. Curiosamente as tulipas foram responsáveis pela primeira bolha financeira da história, episódio que ficou conhecido como Tulip Mania.

A especulação nesse setor se difundiu significativamente e os produtores passaram a vender os bulbos que tinham acabado de plantar ou que pretendiam plantar e não as flores concretamente. Essa forma de negociação ficou conhecido como o mercado de futuros. Tinha-se o objetivo de vender os bulbos por um preço ainda mais alto gerando mais lucro.

Tulipas

Tulipas

Os preços subiram consideravelmente e não demorou para que investidores, comerciantes e produtores fossem a falência, não tinha como escoar os produtos. Na época a situação foi intensamente ironizada em panfletos e cartazes. O interesse em tulipas continuou nos anos seguintes, mas  os preços dos bulbos passaram a custar preços mais em conta.

Tulipa: Símbolo da Holanda

A Holanda possui a alcunha de “floreira do mundo” e em grande parte isso se deve a pronunciada produção de tulipas. A bela flor tornou-se um símbolo econômico e cultural do país. Curiosamente esse é o terceiro maior setor em números de exportação, fica atrás do de maquinaria e do de gás natural.

A produção de tulipas está concentrada em cidades como Amsterdã, Noordwijkerhout, Noordoostpolder e Lisse. O maior jardim de tulipas do mundo fica em Lisse, a área de 32 hectares com sete milhões de bulbos em flor é chamado de Keukenhof. As flores são uma das principais atrações da Holanda, mas somente podem ser vistas por um período de oito semanas entre março e maio.

Mercados de Flores

Uma forma interessante de conhecer mais profundamente a cultura holandesa é visitar um dos seus inúmeros mercados de flores, os locais mais recomendados do mundo para comprar tulipas. Uma dica é o mercado flutuante de flores no canal Singel, em Amsterdã, que é uma tradição que se mantém até os dias atuais. As flores do mercado são transportadas de barco dos campos até o centro da capital holandesa, algo que não se faz com frequência.

Leilão de Flores

No norte da Holanda acontece o leilão de Aalsmeer que é o maior leilão de flores do planeta. Diariamente são comercializados mais de 20 milhões de flores dos mais variados pontos do globo. Essa média aumenta em datas comemorativas como Dia das Mães ou Dia de São Valentim.

Conhecendo Melhor as Tulipas

A seguir conheça um pouco mais sobre as principais características das tulipas.

Características Gerais das Tulipas

Há uma grande diversidade de espécies de tulipas, algo que se reflete em cores e formas distintas. Grande parte dessas variedades de tulipas são produzidas em laboratório tomando por base exemplares mais simples. Quando os bulbos são tratados adequadamente podem durar vários anos. Algo interessante é que cada bulbo produz uma única tulipa no começo da primavera.

Tulipas Cor de Rosa

Tulipas Cor de Rosa

As tulipas possuem a forma de um sino invertido com sete pétalas, há tulipas que apresentam pétalas dobradas, com riscas de várias cores ou com o formato de estrela. As folhas das tulipas podem ser oblongas, lanceoladas ou ovais.

Condições Para o Cultivo de Tulipas

O Brasil não possui as condições naturais favoráveis ao florescimento das tulipas, no entanto, é possível fazer uma simulação das condições do habitat natural para que as flores sejam estimuladas a rebrotar. A dica é que ao comprar tulipas você dê preferência para as tulipas que ainda estejam com suas flores em botão.

Mantenha o vaso em local fresco e com boa luminosidade evitando o sol intenso e ventos fortes. De manhã e no entardecer é recomendado colocar pedras de gelo sobre o substrato do vaso para reduzir o calor excessivo. Corte as flores e as folhas assim que elas murcharem.

Remova os bulbos do substrato e limpe com cuidado usando uma escova macia. Mantenha sua tulipa em local seco, arejado e fresco por pelo menos três meses. Passado esse período plante os bulbos num novo vaso usando terra vegetal umedecida em encharca-la. O vaso deverá então ser enrolado num plástico e guardado no congelador da geladeira por cerca de seis meses em temperatura entre 2°C e 5°C.

Depois desse período coloque o vaso num local fresco com boa luminosidade por mais dois meses cuidando para que a terra fique sempre úmida. Depois de fazer esse procedimento o vaso deverá ser mais uma vez embrulhado em plástico para voltar ao congelador ficando lá por mais seis meses. Com essa etapa concluída você deverá colocar o vaso num local iluminado. A tulipa deverá florescer num período entre 30 e 50 dias.

Gostou de conhecer mais sobre a história das tulipas? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *