Trepadeira-Jade: Uma Espécie Exótica

A trepadeira jade é uma das espécies mais curiosas dentro da sua família, até mesmo por causa da sua composição. São suas folhas e flores que chamam mais a atenção de botânicos especializados e jardineiros curiosos, que querem dar um toque diferenciável aos seus jardins. Para criar um aspecto exótico aonde quer que for, a Trepadeira-Jade já se mostrou uma opção mais do que ideal, já que não se encontra um design como a dela em nenhum outro local. Para saber tudo sobre esta espécie, não deixe de conferir este artigo!

Imagem de Amostra do You Tube

Informações Botânicas

A trepadeira-jade foi bastante estudada por pesquisadores ao longo do tempo, o que lhe rendeu o nome científico de Strongylodon macrobotrys. Mesmo assim, a planta é bastante conhecida por seus dois míseros nomes populares: Trepadeira-jade e Trepadeira-filipina. Da família Fabaceae, a espécie se inclui na categoria das trepadeiras e cresce muito bom em diversos climas do planeta, incluindo o EquatorialOceânicoSubtropical e o clima Tropical, comum a várias espécies de sua família. No geral, as trepadeiras costumam se desenvolver com saúde nos continentes tropicais.

Origem da Espécie

Os primeiros vestígio da trepadeira-jade apareceram no continente conhecido como Ásia, onde são encontradas as plantas e as flores mais exóticas do mundo. Um outro local que pode ter abrigado a espécie são as Filipinas e por isso, fazendo jus ao seu nome popular de trepadeira-filipina.

Altura, Luminosidade e Ciclo de Vida

A espécie pode ser considerada arbustiva e de grande porte, apesar de ser uma trepadeira. Ela pode chegar a atingir seus 12 metros de altura sem nenhuma dificuldade mas, é claro, dependendo da sua forma de cultivo adequada. Com um ciclo de vida perene, a luminosidade ideal para o seu crescimento envolve meia-sombra e também a incidência de raios solares durante toda a parte do dia.

Origem da Espécie e Altura, Luminosidade e Ciclo de Vida

Origem da Espécie e Altura, Luminosidade e Ciclo de Vida

Descrição

A trepadeira-jade é considerada uma planta bastante vigorosa, chamando a atenção de diversos jardineiros. Seus ramos são lenhosos e dependendo do suporte que a envolve para dar a característica de trepadeira, pode alcançar uma altura muito mais do que os doze metros inicialmente propostos.

Descrição

Descrição

Folhas

As folhas da trepadeira são abundantes e ficam bem aglomeradas entre si, trazendo uma composição volumosa à espécie. A folhagem possui diversos tons em verde e características bem definidas como por exemplo: Elas costumam ser trifoliadas, com seus respectivos folíolos elípticos e alongados.

Flores

Por causa das suias flores exóticas, a planta é largamente utilizada para fins paisagísticos. Elas costumam florescer na primavera e no verão formando longas inflorescências axilares. O formato das flores é bastante curioso, podendo parecer com garras alongadas e invertidas. Além disso, no que diz respeito À sua tonalidade, as pétalas parecem brilhar sob os tons de azul turquesa misturado com uma coloração quase que perolada. O nome trepadeira jade vem justamente do tons das pétalas das flores que podem possuir a mesma cor da pedra preciosa conhecida como jade. Na maioria das vezes, o azul e o verde da flor se misturam, lembrando exatamente a coloração da Jade. Além de tal pedra, as flores da espécie também se assemelham à outras como  água-marinha e esmeralda.

Funções de Cultivo

Por ser uma trepadeira bem resistente, a espécie é uma ótima opção para cobrir estruturas como pérgolas, e outras mais fortes como os caramanchões. Ela pode ser usada para tal fim por ser bastante volumosa e suas flores ficarem penduradas, formando verdadeiro cachos coloridos. O seu crescimento vigoroso também contribui muito para que a planta seja usada nessas coberturas estruturais. Ela também pode ser usada para outros tipos de suportes como cercas e treliças. Porém, neste caso, as flores que crescem por debaixo da estrutura não poderão ser vistas. Neste caso, os jardineiros preferem as estruturas mais firmes. Uma de suas principais qualidade é que a planta caba por oferecer bastante sombra ao jardim. Além disso, atrai diversas espécie de beija-flores o ano inteiro. Como a trepadeira-jade é conhecida por seu crescimento exagerado, as podas são obrigatórias para renovar flor e folha. Além disso, ao podar a planta, você estará controlando o crescimento da mesma, o que acaba se tornando muito benéfico para o seu jardim, apesar da espécie não se tornar comumente invasiva. É uma ótima opção para ambientes familiares e lugares onde o quintal seja bastante frequentado. Por isso, é muito válido plantar a trepadeira-jade em sítios, fazendas, quintais e jardins que tenham uma piscina para dar aquele contraste com a sua floração perolada.

Funções de Cultivo

Funções de Cultivo

Curiosidade

Uma das curiosidade a cerca da espécie trepadeira-jade, além de possui características exóticas é que nas Filipinas, elas acabam deixando os beija-flores de lado quando o assunto é atrair agentes polinizadores. Neste caso, o principal polinizador da espécie em todo território filipino são os morcegos.

Formas de Cultivo

A espécie pode ser facilmente cultivada de duas formas: em sol pleno ou uma luminosidade mais sombria. Vai depender muito do local de plantio e do local onde se irá cultivar a trepadeira-jade. Como sempre, no que diz repeito ao solo para plantação, ele deverá ser homogêneo, com muita matéria orgânica inserida, além de ser altamente fértil e drenável. A irrigação da muda deve ser feita de forma regular, mas evitando sempre o encharcamento da terra. Uma dica é estimular sempre a floração na primavera e no verão usando a adubação como principal técnica. Lembrando que a colocação do adubo deve ser obrigatoriamente anual. A planta caba por apreciar locais bastante úmidos e que atinjam temperaturas altas, proporcionando bastante calor ao ambiente. Por isso, a espécie não é tolerante ao frio e muito menos às geadas. Dessa forma, vale a pena lembrar que o seu cultivo deve ser feito em áreas quentes do globo e preferencialmente naquelas onde o clima tropical predomina.

Formas de Cultivo

Formas de Cultivo

Multiplicação da Espécie

A trepadeira-jade possui diversas formas de multiplicação  incluindo as mais comuns dentre a família da espécie. Ela pode se propagar tanto por estaquia, quanto por sementes, mas, ainda sim, pode se multiplicar de formas diversas: Seja por alporquia ou mergulhia.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

2 comentários

  1. Olá, como posso adquirir as sementes da flor? Você teria uma indicação? Obrigada!

  2. Minha esposa viu a flor de jade. Gostaria de informações de como adquirir mudas; se entregam em Campo Grande-MS; e se chega com segurança. Preço, etc…
    Se tem as duas cores: vermelha e azul?

    Algum telefone para contato

    Vilmar Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>