Tulipa Negra

Flores negras, de uma maneira geral, são bem difíceis de encontrar na natureza assim como aquelas de pétalas arroxeadas ou azuis. Essa raridade se deve a necessidade de uma grande quantidade de antocianina para que as pétalas fiquem escuras. Uma quantidade bem pequena de plantas apresenta taxas realmente elevadas dessa substância de maneira a ter pétalas escuras naturalmente.

Inclusive boa parte das flores que acreditamos ter pétalas negras na verdade possuem um tom de roxo bastante escuro. A seguir você poderá saber mais sobre a bela tulipa negra que é uma flor capaz de despertar grande curiosidade e sensação de mistério.

Flor Tulipa Negra

Já faz séculos que a tulipa negra desperta o fascínio dos apaixonados por flores exóticas, inclusive essa flor nomeou uma obra do escritor Alexandre Dumas que se tornou bastante famosa no século 20. O enredo dessa obra apresenta uma competição entre botânicos cujo objetivo central é produzir uma tulipa negra sendo o vencedor aquele que conseguir chegar ao resultado de pétalas mais escuras.

Essas são flores bastante raras e por isso também caras, são originárias do Afeganistão (regiões da Ásia Menor), Turquia e da antiga Pérsia (atualmente o Irã). Os holandeses quando descobriram essas flores se encantaram e se dedicaram a se tornar cultivadores das mesmas convertendo-se num símbolo nacional. Foi o botânico Carolus Clusius que levou as tulipas para a Holanda em 1593.

Tulipa Negra

Tulipa Negra

Por Que Tulipa?

Essa planta se chama tulipa devido à semelhança entre a sua forma e a forma de um turbante chamado de trilpent em persa, é uma espécie de chapéu.

Flores Raras

O cultivo de tulipas é levado bastante a sério na Holanda e as variedades mais raras como as flores negras tendem a ter preços bem altos no mercado. Por volta de 1620 algumas flores bastante raras foram obtidas por meio de cruzamentos e deram início a uma onda de roubos. Chegou a tal ponto que o governo holandês precisou intervir.

Cada planta dessas dá origem a somente uma flor a cada floração motivo que contribui para o seu preço elevado. As flores são formadas por seis pétalas e podem ter cores bem variadas, tudo depende dos cruzamentos. Ao longo dos séculos foram sendo criados híbridos com uma grande mistura genética. Essa flor cresce sozinha a partir de um bulbo e quando ela chega ao final da sua vida murcha. O bulbo por sua vez se restitui e dá origem a uma nova flor, uma por vez e apenas uma por ano.

Tulipas no Brasil

No Brasil o primeiro criador de tulipas foi Klass Schoenmaker na cidade de Holambra, no interior de São Paulo, que é reconhecida como a capital das flores em nosso país. Por aqui o cultivo teve início em 1988 através de bulbos vindos da Holanda.

Para que eles pudessem ser usados precisaram ser armazenados em câmaras climatizadas de maneira a se adaptar as condições do nosso clima. É preciso manter a temperatura sob controle até que os bulbos comecem a lançar as suas raízes. O passo seguinte é plantá-las usando substratos com água e luz na medida certa.

Riscos do Cultivo de Tulipas

Cultivar tulipas envolve algum risco devido ao fato de que os bulbos possuem substâncias tóxicas que podem causar alguns tipos de alergias como conjuntivites ou ainda dar origem a crises de asma. Quando for realizar a compra de uma tulipa tenha o cuidado de escolher um botão e mantenha num vaso devidamente abrigado do sol e do vento. É possível usar gelo na terra de manhã e de tarde para fazer com que a flor dure mais tempo mesmo no clima tão quente do Brasil.

Gostou de saber mais sobre a tulipa negra?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *