Araucária Angustifolia: A Árvore do Pinhão

O Brasil é um país que oferecem muitas belezas naturais, sendo considerado um dos lugares que conta com maior área de natureza em todo mundo, atraindo a atenção de estudiosos e também de países que querem de todas as formas adquirir alguns benefícios naturais que o Brasil proporciona a seus habitantes.

Devido a essa natureza exuberante, muitas pessoas acabam não reconhecendo as qualidades de alguma árvore e também acabam não reconhecendo suas características. Isso é algo bastante comum de se acontecer atualmente, porém, nesse artigo, iremos oferecer informações sobre a árvore do pinhão, árvore frutífera que pode ser encontrada em várias regiões do país e que oferece um fruta bastante apreciada.

Araucária Angustifolia

Você já ouviu falar sobre a Araucária Angustifolia? Com certeza muitas pessoas deveram confirmar que nunca ouviram algo sobre essas duas palavras, porém é o nome cientifico da Árvore do Pinhão, árvore essa bastante conhecida entre todos os brasileiros. Além disso, várias regiões apreciam muito suas frutas. Entre uma das suas principais características está o desenho de seu tronco e também seus galhos que contam com folhas somente em sua ponta e ambos tem o formato encurvado, oferecendo ainda mais beleza a árvore.

Seu tronco também é muito grande e uma árvore de Araucária Angustifolia pode chegar ao tamanho de 50 metros de altura, o que é, na verdade, um tamanho considerável, sendo que a maioria das árvores que conhecemos nas cidades não passam de 5 metros de altura e mesmo assim, muitas pessoas já acreditam ser um tamanho considerável.

Esse tipo de árvore não é cultivada em regiões popularizadas, sendo possível encontrar somente na flora nativa brasileira e também em locais afastados onde a árvore possa crescer se nada que atrapalhe seu crescimento e sua produção. E mesmo parecendo uma árvore sem importância a Árvore do Pinhão é considerada uma das mais importantes na fauna nativa, pois consegue oferecer muito alimento para a fauna e até mesmo para o homem.

Outro grande diferencial da Araucária Angustifolia é o crescimento de seu tronco, que cresce de forma reta, não oferecendo nenhum tipo de modificação em sua direção. Além disso, esse tronco não se modifica ou cria outros troncos, como é muito comum em outras qualidades de árvores. Os galhos nascem somente na parte superior da árvore, por isso não é possível visualizar galhos em seu tronco, sendo também outra característica comum em outras qualidade de
árvores.

Pinhão – Mais informações

O pinhão é um nome popular criado para nomear as frutas da Araucária Angustifolia e mesmo parecendo uma fruta que não oferece nada de especial para o corpo humano, o pinhão é muito nutritivo e algumas regiões utilizam a fruta como base para a criação de pratos populares.

Muitas pessoas acabam e surpreendendo com o sabor do pinhão, pois percebem que sua aparência não tem nada haver com seu sabor e também com seu fator nutritivo, que é algo que deve ser sempre ressaltado. Porém o fruto do pinhão geram alguns conflitos, pois muitas pessoas acreditam que conhecem o pinhão mas na realidade conhecem outras raças do fruto que foram modificadas geneticamente pelo homem.

As pinhas são muito conhecidas principalmente durante os enfeites de natal, sendo utilizados para decorar a árvore de natal e também outros locais de sua residência. Porém, essa pinha não tem nada haver com pinhão. O fruto é totalmente diferente e o pinhão original além de ser maior também conta com algumas particularidades, como no caso de soltar sementes e também de ser murcho. Por isso antes de dizer que conhece o pinhão, a pessoa deve estar certa que a fruta que conhece é realmente o pinhão, pois muitos afirmam conhecer, porém conhece a pinha.

A produção do pinhão acontece praticamente o ano todo, devido ao tamanho da árvore e também o tamanho de seus galhos. A Árvore do Pinhão consegue manter uma grande produção sem diminuir a qualidade de seus troncos ou galhos. Durante o ano, a Araucária Angustifolia produz a média de 80 inflorescências, cada uma dessas inflorescências produz a média de 90 pinhões, através desse numero é possível ter uma base concreta de como é a produção de pinhão e também o quão grande é sua produção. Justamente por isso, consegue atender tão bem a natureza e também a pessoas que vivem com fontes de rendas vinculadas ao pinhão.

Mais Informações

A Araucária Angustifolia oferece um bom suporte para plantio, não sendo uma árvore que requer tantos cuidados e que vive durante muitos anos. Porém, a produção de seus frutos depende muito do clima e também da região. A árvore gosta muito do clima oferecido no sul do país, porém também consegue produzir bem no Sul de Minas Gerais e também no sul de São Paulo, lembrando que alguns países também utilizam o plantio da árvore e estão conseguindo um bom desenvolvimento, como no caso do Paraguai e Argentina.

A sua espécie de árvore foi devidamente confirmada no ano de 1819, porém estudos afirmam que a espécie dessa árvore já vive a mais de 200 milhões de anos. Mesmo sendo uma árvore muito antiga, os cientistas ainda tem muitas duvidas sobre as algumas particularidades que estão em estudo, sendo que os cientistas querem saber quais são as origens do desenvolvimento da espécie e como a mesma conseguiu se manter durante todos esses anos, mesmo porque as suas sementes não se finalizam em um novo plantio, ou seja, através de sua semente não é possível plantar uma Araucária Angustifolia, sendo necessário a aquisição de uma muda.

Alguns estados vivem atualmente os pinhões oferecidos pela Araucária Angustifolia, porém ainda não exite informações sobre um plantio em larga escala, sendo utilizado apenas árvores que já vivem em grande escala de forma natural. A Araucária Angustifolia também é uma árvore protegida por lei, pois é uma espécie que se encontra em instição, pois não foi feito um rodizio dessas árvores e somente de forma natural, a mesma não vem conseguindo se desenvolver e consequentemente, sua espécie está se perdendo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *