Cacto

Ter um cacto em casa pode ser uma excelente escolha se você tem dificuldade de cuidar de plantas que exigem regas e podas constantes. A família cactaceae possui uma grande variedade de árvores, arbustos, lianas e ervas que tem como principal característica as suas folhas modificadas podem estar presentes sob a forma de espinhos. Os cactos que possuem flores geralmente apresentam espécimes grandiosos que podem ter a sua floração noturna uma vez que a polinização é feita por animais noturnos como morcegos e mariposas.

O nome cacto deriva do grego káktos que significa algo como “planta com espinhos” em referência as suas folhas modificadas que servem tanto para captar umidade do ambiente como para proteger a planta de animais herbívoros. Existem mais de mil espécies de cacto sendo que no Brasil temos acesso a cerca de 200 tipos. Essa é uma planta que tem sua origem em locais áridos, mas consegue ter boa adaptação a climas mais amenos.

Planta Ornamental

Nos últimos anos os cactos tem se difundido como plantas com finalidade ornamental especialmente por não exigir tantos cuidados. Esse tipo de planta consegue sobreviver e se desenvolver bem em qualquer parte da casa. Por ser um tipo de planta que armazena água em seu interior não necessita de regas constantes e pode ser exposta ao sol intenso.

Como Cuidar de um Cacto em Casa

Vasos

O vaso de um cacto não precisa ter os furos de drenagem da água porque não precisa ser regado com frequência. A planta cresce conforme o espaço que tem disponível então tenha o cuidado de fazer o transplante dela para um vaso maior quando observar que ela estagnou.

Regas

Um cacto de tamanho médio a grande deve ser regado a cada cinco dias, já um minicacto deve ser regado a cada quatro dias, mas atenção para não exagerar na quantidade de água. Nos meses mais frios é importante dobrar o intervalo entre uma rega e outra.


Sol

O seu cacto gosta e precisa de exposição ao sol então nada de deixa-lo escondido. Saiba que não é maldade coloca-lo na linha de incidência do sol por horas. Sua planta ficará mais bonita.

Poda

Uma planta que não necessita de poda de maneira a ser mais fácil de manter.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Amo de paixao cactos tenho varios espalhados pela casa assim como as suculentas preciso ainda aprender mais sobre o melhor substrato e como preparar um jardim externo para cactos desde a profundidade ao modelo de drenagem.

    Silvia regina de Oliveira 10 de dezembro de 2009 11:44 Responder
  • Tenho o cacto numero 4 da foto, que tem mais de 3 metro de altura e muito robusto, ganhei de presente de uma amiga e cuido com muito carinho, mas sei pouco sobre ele. gostaria de saber qual o nome da espécie e como cuida-lo. Att, Giselle

    Giselle 15 de dezembro de 2013 2:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *