Chicória – Cichorium Endívia

Chicória

O nome chicória é comum às espécies que pertencem ao gênero Cichorium dentre as quais se destacam a Cichorium intybus e a Cichorium endivia. São plantas arbustivas e perenes com tubérculos na forma de cenoura (mas, um pouco mais volumosos). Esses tubérculos depois da torrefação e moagem são utilizados como substitutos para o café ou mesmo na produção dos cafés de mistura.

As suas folhas são ricas em fibras e no Brasil são consumidas cruas ou cozidas, podem também ser utilizadas industrialmente na produção da fibra solúvel inulina. Na fitoterapia atribuem à chicória as propriedades de limpeza do fígado, correção de problemas de visão em geral, estimulação do baço, fortalecimento de dentes, ossos, cabelos e também a ativação de funções do estômago e dos intestinos.

Há ainda uma indicação de que a chicória poderia ativar a função biliar quando a secreção da bile se mostrar escassa e ainda pode atuar como laxante. A chicória deve ser consumida crua e de preferência na forma de saladas ou sucos juntamente com aipo, salsa e cenoura.

Dessa forma é possível aproveitar melhor o seu valor nutritivo. O período de safra é de agosto a janeiro.

Chicória

Chicória

Ficha Técnica Da Chicória (Cichorium Endívia)

O nome científico da chicória é Cichorium endívia, os seus nomes populares são chicarola, endiva, escarola e endívia. Pertence a família Asteraceae e está na categoria de plantas hostículas com folhas e flores.

Os climas em que essas plantas se dão melhor é no Mediterrâneo, Subtropical, Continental, Temperado e Tropical. A sua origem é a Ásia e a Índia, pode chegar a atingir cerca de 0.9 a 1.2 metros.

Uma planta que pode ser cultivada tanto a meia sombra como a sol pleno. O seu ciclo de vida é anual.

Ficha Técnica Da Chicória (Cichorium Endívia)

Ficha Técnica Da Chicória (Cichorium Endívia)

A História Das Chicórias

As chicórias são hortaliças bastante conhecidas desde a Antiguidade. Essas plantas se classificam em duas variedades principais, a Cichorium endivia var. Crispa (inclui as endívias) e a Cichorium endivia var. Latifolia (inclui as escarolas).

As endívias possuem folhas curvas e retorcidas, com bordos denteados, já as escarolas tem folhas mais amplas, eretas e planas. As duas variedades têm o característico sabor amargo que é mais intenso nas folhas mais verdes.

Uma curiosidade é que as endívias que são produzidas no escuro tem um sabor mais suave e doce. A sua coloração nesses casos fica branca-amarelada. As flores das chicórias são azuis, delicadas e bem bonitas.

http://www.youtube.com/watch?v=t6onkF2nwmc

Consumindo Endívias e Escarolas

A melhor forma de consumir endívias e escarolas é quando elas estão cruas, refogadas, cozidas no vapor ou mesmo assadas. Mesmo sendo amargas elas tem um sabor refrescante e podem ser muito apreciadas na culinária europeia. As endívias acrescentam um toque de requinte nas entradas e combinam bem com alho, azeite de oliva, queijos cremosos, tomates secos e coalhadas.

As suas folhas são côncavas e por isso mesmo podem ser recheadas e servidas de várias formas. Tem um excelente efeito visual na apresentação dos seus pratos. O melhor de tudo é que essas folhas tem pouquíssimas calorias, cerca de 17 kcal por 100 gramas. Sendo assim são bastante indicadas para dietas de emagrecimento.

http://www.youtube.com/watch?v=X5QNihQ2o30

O Cultivo Da Chicória

Para que se tenha como resultado uma planta com folhas verdes e raízes é necessário cultivar a chicória sob sol pleno, em solo profundo. É importante que o solo seja enriquecido com matéria orgânica, bem solto, elevado cerca de 20 cm e a irrigação deve ser regular.

As raízes são obtidas logo na primeira fase do plantio de endívias e podem ser aproveitadas para o cultivo forçado no escuro. Você deve plantar as raízes bem limpas e plantadas em caixotes com terra solta e irrigadas apenas uma vez.

Depois disso você deve cobrir o caixote com plástico ou papel, deixe cerca de 30 dias, as endívias já estarão prontas para serem colhidas. É importante destacar que esse método de cultivo é indicado apenas as hortas domésticas.

Os cultivos comerciais de endívia precisam de tecnologia para conseguir a obtenção de grande quantidade de plantas claras. A época ideal para cultivar endívias varia de acordo com o clima.

Em geral os tipos de chicória apreciam o clima ameno, as temperaturas devem girar em torno de 14° a 18°C. Nos climas muito quentes essas plantas tendem a ficar com o sabor muito amargo. Em geral elas são plantadas na primavera, inverno e outono.

As chicórias se mostram muito exigentes em fertilidade e se ressentem no caso de haver excesso ou carência de adubos. A multiplicação dessas plantas se dá por meio de sementes, postas para germinar em bandejas ou diretamente num local definitivo.

Receitas Com Chicória

Agora que você sabe que a chicória pode fazer muito bem para a sua saúde e ainda tem poucas calorias vai gostar de conferir algumas receitas com essas folhas. Aproveite esse sabor bem característico em receitas fantásticas.

Receita De Torta De Chicória

Ingredientes

  • Massa
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 colheres de queijo ralado
  • 10 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 1 pitada de sal
  • 3 ovos
  • Recheio
  • ½ xícara de azeite de oliva
  • 1 pé de chicória cortado em tiras
  • 1 cebola picada em cubinhos
  • 2 tomates picados em cubos
  • Sal a gosto
  • Pimenta – do – reino a gosto
  • Orégano a gosto
  • Sal a gosto

Como Fazer

  • Massa

Passo 1

Comece batendo todos os ingredientes da massa no liquidificador.

  • Recheio

Passo 1

Misture todos os ingredientes do recheio num grande recipiente.

  • Montagem

Passo 1

Numa assadeira previamente untada e enfarinhada você deverá colocar metade da massa, todo o recheio e cobrir com a massa.

Passo 2

Leve ao forno pré-aquecido à 220°C, por aproximadamente 40 minutos.

Dica – Sirva Quente.

Receita De Escarola Refogada

Ingredientes

  • 1/2 cebola cortada
  • 1 maço de escarola ou chicória
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de azeite
  • Sal

Como Fazer

A Escarola

Passo 1

Separe as folhas do maço de escarola, lave bem e depois pique em fatias que sejam grossas.

Passo 2

Coloque água numa panela para que ferva.

Passo 3

Quando levantar fervura coloque um pouco de sal e jogue as folhas picadas de escarola.

Passo 4

Deixe cozinhando por uns 5 minutos. Retire do fogo, escorra, deixe esfriando e esprema as folhas cozidas.

O Refogado

Passo 1

Solte as folhas que foram espremidas.

Passo 2

Coloque o azeite numa panela e refogue o alho e a cebola.

Passo 3

Adicione a escarola e deixe que cozinhe por alguns minutos ou até que perceba que o refogado ficou mais sequinho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *