Como Plantar Cravo da Índia?

Como Plantar Cravo da Índia?

O cravo da índia é bastante conhecido. Além de ser usado na alimentação, ele é uma boa fonte de vitaminas A e E,  de nutrientes e de beta-caroteno. Também possui ação medicinal. Sendo muito útil no combate a problemas como infecções, gases, melhora a digestão, alivia dores, ajuda a tratar a impotência sexual, contribui para a cicatrização, ajuda a combater o cansaço e a relaxar os músculos, contribui para o tratamento de alergia, de tosse, afasta insetos e também ajuda no emagrecimento.

Podemos usar o cravo da índia de várias formas, como na forma natural, como óleo e até creme.

O Plantio do Cravo da Índia

A época mais indicada para o plantio de cravo da índia vai de abril a julho. O ideal é escolher as melhores mudas, que tenham se formado adequadamente e que tenham cerca de 30 a 40 cm de altura. As covas devem ser feitas e adubadas entre 30 e 45 dias antes do plantio, como cerca de 40 x 40 x 40 cm.

Assim que as mudas forem plantas, deve-se usar algo que lhes ofereça sombra, como folha de palmeira, por exemplo. De maneira que os raios solares não as atinjam diretamente.

A colheita do cravo da índia inicia-se após 4 anos do plantio. Depois do sexto ano, torna-se econômica. O período da colheita vai de setembro até fevereiro. Podendo variar conforme as condições climáticas da região.

Para conservar, colhe-se as flores enquanto ainda são botões. Coloca-se no sol para secar por 4 dias, aproximadamente. Elas ficarão com uma tonalidade escura. Para armazená-las, pode usar recipientes feitos de porcelana ou de vidro.

Se desejar comprar, podemos encontrar facilmente em supermercados, farmácias fitoterápicas, pela internet e muito mais.

O Cravo da Índia Realmente Ajuda a Emagrecer?

O cravo da índia ajuda a acelerar o nosso metabolismo. Com isso, ele favorece a queima de gordura. Além do mais, ele ajuda a reduzir a vontade comer doces quando mastigamos ou cheiramos. Dessa forma, podemos concluir que sim, ele pode contribuir na redução de peso.

Contraindicações do Cravo da Índia

O consumo de cravo da índia é contraindicado para pessoas com problemas de gastrite e úlcera, mulheres grávidas, que estejam amamentando e crianças menores de 6 anos devem.

Receita de Chá de Cravo da índia

Quem tem problemas internos como gastrite e inflamações, pode tratar com o chá do cravo da índia. Confira abaixo como prepará-lo:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de cravos da índia
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque os cravos junto com a água em um recipiente e leve para o fogo. Deixe ferver por cerca de 10 minutos e desligue. Aguarde até que fique morno e tome. O ideal é tomar, no máximo, 3 xícaras ao dia.

Extrato de Cravo da índia

Quer se livrar de fungos e traças? Então, misture o extrato de cravo da índia com água ou com álcool e use como aromatizante ambiental.

Se desejar usar como antisséptico bucal, basta misturar com água.

Existem muitas maneiras de usar o cravo da índia. Na culinária, fica perfeito em doces, como arroz doce, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *