Cravo (Flor) – Significado Espiritual

Cravo (Flor) – Significado Espiritual

Os cravos são algumas das flores mais conhecidas. Inclusive, muitos a chama de “A Flor dos Deuses”, pois, na mitologia grega, essa flor é comparada ao Deus Zeus, por causa da sua beleza. Já na mitologia romana, ela é chamada flor de júpiter, que é um deus correspondente a Zeus. A espécie responsável por produzir o cravo é o craveiro, que pertence à família das Caryophyllaceae, gênero das Dianthus. O nome científico dos cravos é Dianthus Caryophillus.

 A sua origem vem do continente asiático, do Extremo Oriente. Os cravos possuem muitas pétalas e um caule bem verde e reto. Cada espécie tem se apresenta de um tamanho, e pode chegar a até 1 metro de altura. Ao todo, existem cerca de 300 espécies diferentes de craveiros. Várias espécies, no entanto, surgiram devido a manipulações genéticas. Possui um perfume bem forte, que muitos insetos costumam não tolerar muito bem. Por isso, pode ser usado como pesticida também.

Significado Espiritual do Cravo

Em grande parte das culturas mundiais, os cravos significam boa sorte. Eles possuem o dom de atrair vitória e bênçãos. Em vários países, especialmente nos europeus, eles são usados como símbolos em bandeiras e de festivais.

Os cravos possuem muito valor histórico e simbólico. O cravo vermelho é o Símbolo da Revolução dos Escravos em Portugal. O dia 25 de abril de 74, é comemorado todos os anos no país e recebe o nome de Dia da Liberdade.

Com relação às cores, cada uma tem um significado diferente.

  • Cravo Vermelho: as flores vermelhas representam o amor verdadeiro, a paixão. Oferecida a quem se tem grande admiração.
  • Cravo Rosa: na cor rosa, é sinônimo de carinho, felicidade, gratidão. Ao presentear alguém com essa cor de cravo, significa que você se lembra com frequência dessa pessoa.
  • Cravo Amarelo: indicam conformismo e não reciprocidade. Em um buquê de várias cores, indica alegria.
  • Cravo Branco: representam a pureza, boa sorte, saudade e a inocência.
  • Cravo Roxo: representa a ausência de capricho e a solidão.
  • Cravo Listrado: indicam a recusa.


Utilidades dos Cravos 

Muitas pessoas procuram os cravos para comprar nas floriculturas. Especialmente no dia das mães. O cravo está ligado à figura materna, pois, segundo o contexto secular, os cravos vermelhos são usados para homenagear as mães que estão vivas. Já os cravos brancos, que representam a saudade, seriam usados para homenagear as mães que já faleceram.

Muitos noivos também costumam usar cravos na lapela. Também são bastante usados na fabricação de perfumes e de incensos. Ao misturar com canela, ajuda a eliminar o cheiro de cachorro da casa e também o cheiro de gordura que fica na cozinha.


Como Cultivar Cravos?

O solo ideal para cultivar cravos é o solo bem quente, que não seja muito úmido e precisa estar adubado. A reprodução dessas flores se dá por sementes. Após semear, é preciso cobrir as sementes com terra de jardim e terra vegetal. E também é necessário manter a terra sempre úmida, até a semente germinar, o que ocorre entre 1 ou 2 semanas após a semeadura.

Os cravos são flores multiuso. Eles podem ser usados em diversas ocasiões, como casamentos, festas, funerais, e muitos mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *