Toda e qualquer planta que encontramos na natureza possui sua importância biológica, ornamental e cultural. Mais abaixo vamos conhecer um pouco mais destas características da Crataegus Monogyna.
Características Gerais
A planta Crataegus Monogyna recebe este nome na biologia, mas popularmente ela é conhecida como pilreteiro, um tipo de espinheiro branco bem comum em toda a Europa, no noroeste da África e na Ásia Ocidental nativo da Europa, do noroeste da África e da Ásia Ocidental que também são os locais nativos da espécie. O pilreteiro está entre as plantas da família das Rosaceae e quando bem cultivadas podem alcançar uma altura de até 10 metros, mas a maioria das espécies chega apenas a 4 metros. É uma espécie que vive bastante, podendo chegar até 500 anos de idade.
Porte
Apesar de possuir uma altura máxima que podia incluir esta planta como uma árvore de porte médio e alto, a média de crescimento ainda é bem menor e por isso para a biologia ela ainda é considerada uma árvore de porte pequeno. A sua copa é bem arredondada e os ramos apresentam-se bem divididos e com muitos espinhos bem longos e aguçado. O seu tronco é bem liso e possui uma cor acinzentada.
Folhas
Medindo cerca de 4 ou 5 centímetros, as folhas do pilreteiro são bem simples e encontram-se alternadas em toda a planta. O seu formato é ovado com a base bem subtruncada. A cor das folhas do pilreteiro é um verde um pouco escuro na parte superior e mais glaucas na parte inferior da folha. Elas são um pouco locadas com aproximadamente de 3 a 7 lobos dentados por folha.
Ciclo de Floração
Geralmente as flores do pilreteiro surgem quase sempre nos meses de março, abril e maio então esta é uma maravilhosa época para intensificar os cuidados para ter uma floração robusta e com flores bonitas. Já a maturação dos frutos acontece nos meses de agosto, setembro e outubro.
Habitat e Cultivo
Estando dentro das condições de climas para a planta, o pilreteiro se adapta em qualquer tipo de solo, não precisando ter um pH específico como acontece geralmente com qualquer espécie. Os solos frescos e soltos conseguem receber melhor a planta e ela se desenvolve muito mais rápido. Já que citamos as condições de clima mais acima, regiões de baixa altitude é onde vamos encontrar a maior parte destas plantas. O pilreteiro consegue sobreviver à uma temperatura de até 18 graus negativos, então se você mora em uma região muito fria, não precisa temer sobre a temperatura desgastar as folhas da planta, porque ela vai reagir bem a estas quedas bruscas do tempo. Podem ser cultivada sob a luz plena que vão reagir muito bem, mas crescem também com qualquer qualidade sobre este aspecto. O pilreteiro vai exigir um solo com boa capacidade de manter-se úmido, principalmente em régios onde existe uma frequência maior de geadas. Quanto à poluição atmosférica, esta planta também resiste muito bem. Se você gosta de cultivar plantas com a intenção de gerar nutrientes para o solo ou animais, o pilreteiro é uma boa opção por ser uma uma importante fonte de alimento para larvas de muitas espécies de lepidópteros. Catalogados, existe hoje uma variedade com mais de 140 espécies de insetos ligados à esta árvore.
Usos e Costumes
O pilreteiro é muito utilizado para ambientes com o interesse de ornamentação. Os frutos desta árvore, em alguns países possui muita importância na produção de bebidas alcoólicas. Culturalmente esta árvore também tem história e mais abaixo vamos saber mais detalhadamente sobre essa importância.
Modos de Propagação
O pilreteiro se propaga por sementes que são retiradas de seus frutos. O ideal é que você retire as sementes na época de amadurecimento, que geralmente acontece no mês de outubro e já realize o plantio. Dessa forma a sua árvore germinará com muito mais eficiência durante a primavera. Apesar de acontecer a germinação rápida de algumas sementes, a maior parte do crescimento da planta vai demorar cerca de 1 ano inteiro para acontecer. Algumas pessoas gostam de acelerar este processo é fazer com que a semente germine mais rapidamente e consequentemente, a planta apareça também mais rapidamente. Acontece que este processo é um pouco difícil e também lento, em relação à vantagem que ele deveria apresentar. A estratificação (nome dado a aceleração da germinação de uma semente), deve ser feita colocando as sementes por 3 meses à uma temperatura de 15 graus e depois, por mais três meses a uma temperatura de 4 graus. Se a propagação do pilreteiro for pequena, se você quiser cultivar poucas espécies,é muito mais eficiente fazer isto em vasos sempre em tamanho suficiente para receber a raiz da planta e sustentar o seu peso quando a mesma já estiver em fase adulta. Se a produção for em grande quantidade, neste caso o mais indicado é cultivar diretamente no solo, para evitar o processo de replantio futuramente.
História e Cultura
Como citamos um pouco mais acima, o pilreteiro possui uma importância histórica e cultural para algumas comunidades. A planta é bastante citada nas histórias das antigas civilizações, onde os frutos eram muito utilizados como alimento dos homens, apesar de não ter um sabor muito agradável quando ingeridos in natura. A história do pilreteiro também inclui um conto popular que diz que a espécie é conhecida como “planta infernal” porque os seus frutos são bem vermelhos e na Grécia antiga, se acreditava que eles estavam ligados à Artemis, uma deusa que defendia as uniões poligâmicas. Por ir de encontro ao que ensina a igreja, o consumo de seus frutos era condenado porque além de serem da “cor do pecado”, eles ainda representavam a ideia de desestruturação dos laços familiares. Posteriormente, o conceito mudou totalmente e o pilreteiro que era considerado uma árvore proibida, passou a ser adotada pela igreja como símbolo de bons frutos. Esta mudança se deu pela capacidade da árvore de gerar muitos frutos ao mesmo tempo. Descobriu-se também que de acordo com registros históricos, a coroa de espinhos de Cristo teria sido elaborada com esta planta.
Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a bit, but other than that, this is great blog. A fantastic read. I’ll definitely be back.
301 Moved Permanently I was suggested this web site by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You are wonderful! Thanks! your article about 301 Moved Permanently Best Regards Cindy Lawrence