Cuidados Com As Flores Comestíveis

Estamos acostumados a ver belíssimas flores decorando a casa, a mesa do almoço, do jantar, enfim sendo utilizadas para alegrar. Ninguém pode negar que flores dão um toque alegre em qualquer ambiente.

Acontece que para algumas pessoas as flores deixaram de ser simples objeto decorativo e, passaram a fazer parte também da culinária. Agora, em algumas situações tem flor indo para a mesa dentro do prato.

As flores que são utilizadas na culinária não podem nunca receber a mesma forma de cultivo que recebem aquelas que são plantadas com a finalidade de ornamentar, decorar. Para começar na jardinagem podem ser utilizados produtos químicos, para proteger as plantas do ataque de insetos, parasitas, fungos, etc. E, para serem utilizadas como alimento elas não podem receber nenhum tipo de produto químico. Porque todos eles são prejudiciais à saúde. Portanto, aquelas flores maravilhosas que você encontra nos supermercados ou mesmo em floriculturas, geralmente não servem para serem utilizadas na culinária. Essas flores, só devem ser usadas na ornamentação.

Quem quer usar algum tipo de flor na culinária, melhor adquirir de algum produtor que cultive flores exatamente para essa finalidade. Porque, certamente elas são cultivadas recebendo outro tipo de cuidados.

Flores No Prato

Ainda é novidade o uso de flores à mesa, no prato, fazendo parte do cardápio ao invés de estar decorando, por isso, todo cuidado é pouco. Por exemplo, algumas flores são bastante tóxicas como: glicínia, íris, bico-de-papagaio, azaléias, etc. Antes de começar a sair colhendo flores para colocar na salada, convém lembrar que algumas flores são tóxico-venenosas e podem prejudicar muito a saúde causando sérios danos.

Flores Comestíveis Mais Conhecidas

Alguns restaurantes e hotéis de luxo conhecem bem e usam e usam em seus cardápios algumas flores até bem conhecidas. São elas: begônia, lavanda, borago, alecrim, manjericão, tomilho, amor-perfeito, calêndula (na calêndula só é comestível as pétalas, porque o talo é muito duro), capuchinha (tem o sabor muito parecido com o da alcaparra), orquídeas, rosas (diversas cores). Existem muitas outras. Algumas têm sabor bem característico. As mini  orquídeas, por exemplo, tem o sabor picante. A dália, que também é muito utilizada tem o sabor suave. Assim também é o amor-perfeito.

Se você deseja uma sobremesa sofisticada, você pode usar violetas de jardim e rosas. (as pétalas de rosas são ricas em vitamina C) Elas são indicadas para esse fim, já para saladas a capuchinha por ter o sabor picante é mais indicada.

Por incrível que pareça as pétalas de rosas podem ser usadas até em pratos fritos, dando-lhes um sabor suave.

A cozinha internacional já usa flores a muito tempo em sua culinária. E, estamos acostumados também a ver em nossa mesa algumas flores como: alcachofra, couve-flor e brócolis. A flor de abóbora (cambuquira) também é usada na culinária. O diferencial dessas flores é que elas nunca foram usadas na decoração.

Em algumas receitas de saladas as  flores podem entrar como ingredientes. Mas tenha sempre muita atenção. Além do que já foi dito sobre muitas flores serem ser tóxicas ou mesmo venenosas, ainda tem o problema de elas representarem grande risco para quem é alérgico a pólen. Por isso, os alérgicos devem ficar atentos.

Se você quer usar flores comestíveis no cardápio ou em algumas receitas novas, o ideal é plantá-las em casa. Assim você terá certeza que as flores comestíveis que levará à mesa não recebeu nenhum produto químico ou qualquer tipo de agrotóxico. Há alguns produtores de flores  que se especializaram em flores comestíveis. E, esses produtores não usam  nenhum tipo de produto químico no cultivo das suas plantas. Por isso, você pode encontrar em alguns supermercados, alguns tipos de flores comestíveis em bandejas, prontas para o consumo. Mas mesmo assim,  no caso de você comprar observe bem a data na embalagem. Elas só estarão de boa qualidade se estiverem chegado ao supermercado no mesmo dia em que você foi comprar e, chegando em casa a que não for usar na mesma hora conserve na geladeira. E na hora de acrescentar a flor ou as flores a sua salada, observe o seguinte: como as flores são sensíveis, elas não devem ficar por muito tempo em contato com os outros alimentos. Principalmente se tiver algum quente. Ao contato com o alimento quente as flores murcham. Por isso, as flores só devem ser colocadas  junto com os outros ingredientes da salada na hora de servir.

Apesar de os pratos onde são usadas as flores não serem muito comuns, alguns chefs apostam nesse tipo de ingrediente para utilizar em saladas e dizem que os pratos ficam saborosos. Sem dúvida eles ficam muito bonitos.

Flores Comestíveis

Flores Comestíveis

Receita De Uma Salada Utilizando Capuchinha

Para sua salada você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 pé de alface;
  • 1 maço pequeno de rúcula;
  • 2 colheres (de sopa) de suco de limão;
  • 1 manga;
  • 1 maçã;
  • 1 prato de flores de capuchinha;
  • 3 figos;
  • vinagre de maçã a gosto;
  • Sal a gosto;
  • azeite a gosto.

Modo De Preparo:

Pegue um prato para ir colocando os ingredientes. Descasque a manga e corte-a em pedaços pequenos. Reserve no prato. Depois lave bem os figos e corte cada um deles em 4  pedaços. Feito isso, lave bem as folhas de alface e seque-as. Depois lave a rúcula e seque-a. Pegue a maçã, lave-a depois corte-a em fatias finas.

Pegue uma saladeira coloque as folhas de alface e depois as de rúcula. Sobre as folhas distribua as fatias de maçã. Sobre elas coloque as duas colheres de sopa de limão. Depois coloque os pedaços de manga, os figos e por último as flores de capuchinha. Na hora de servir, tempere com o sal, o vinagre e o azeite a gosto.

Flor e sabor: só as flores frescas têm sabor. Porém, para conservá-las por algum tempo você pode deixá-las dentro de uma vasilha com óleo ou azeite especial.

Alguns Cuidados:

Se você quer introduzir flores à sua dieta, faça-o de forma que possa perceber se tiver alguma reação alérgica.

Existem muitas flores venenosas. Só use na alimentação flores realmente conhecidas.

Nunca use na culinária uma flor que tenha sido comprada em floricultura, ou flor que não esteja viçosa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *