Hydnora Africana

Pertencente a família Hydnoraceae, a Hydnora africana, é uma planta excepcional que se desenvolve como parasita de plantas da família Euphorbiaceae. Nativa da África do Sul, a principal característica dessa planta é ser subterrânea apresentando apenas uma flor carnuda e de aspecto curioso que emerge da terra.

O odor da Hydnora africana não é agradável, pois a planta exala odor de carniça para atrair os seus agentes polinizadores que são besouros da carniça ou besouros do estrume. Trata-se de uma planta que apresenta grande resistência uma vez que nasce e se estabelece nos áridos desertos da África do Sul.

De Onde Vem o Odor de Carniça?

Essa característica curiosa e muito importante para a polinização se deve a ação dos Osmophores que consistem numa área branca e esponjosa que é também conhecida como ‘corpos de iscas’. Pesquisas realizadas por cientistas concluíram que o odor é resultado da combinação de dissulfureto de dimetilo e trisulfureto de dimetilo. Para se ter uma ideia odor semelhante é encontrado em carniça de cavalo morto.

Flor com Visual de Fungos

A aparência da flor da Hydnora africana gera grande confusão uma vez que é muito semelhante a forma de alguns fungos. Somente é possível diferenciar as flores de fungos quando estas se abrem. O desenvolvimento da flor tem início abaixo da terra, chuvas eventuais no deserto oferecem condições para que aconteça a eclosão de maneira que a Hydnora africana finalmente se torna visível.

A flor dessa planta pode levar anos para se desenvolver devido a baixa frequência de chuvas no local em que é nativa. Nos momentos em que as chuvas são mais abundantes a flor dessa planta pode levar cerca de um ano para passar de botão a flor. A tonalidade da flor pode variar numa escala entre marrom e cinza. Algo interessante é que essa planta não possui folhas e nem clorofila. A flor pode atingir altura entre 100 e 150 mm.

Parasita

A nutrição da Hydnora africana se dá através do parasitismo em relação a outras plantas. O mecanismo para realizar o parasitismo consiste numa enzima que dissolve as raízes das plantas que usa como hospedeiras de maneira a lhes absorver os seus nutrientes. Trata-se de uma planta que não possui clorofila e nem realiza o processo de fotossíntese.

Polinização

Uma planta de aspecto e comportamento tão diferente só poderia contar com polinizadores diferenciados. Os insetos como besouros da carniça são atraídos para a flor da Hydnora africana pelo odor de carniça. Esses insetos ficam presos na planta por alguns dias devido aos seus mecanismos de aprisionamento. Após esse período a planta os libera, pois eles já estão munidos do pólen para realizar a polinização.

A Fruta da Hydnora africana

A fruta dessa planta, que nasce e amadurece embaixo da terra, pode ser comparada a uma batata em termos de textura e sabor. Podendo levar até dois anos para estar totalmente madura essa fruta é bastante utilizada para a preservação de redes de pesca por seu caráter adstringente. Em cada fruta da Hydnora africana há em torno de 20 mil sementes. A fruta pode chegar a medir 8 centímetros de diâmetro e pode servir de alimento para alguns animais dentre os quais estão os chacais, porcos espinhos e aves.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *