Clitoria

De nome científico Clitoria ternatea, a flor conhecida popularmente como ervilha azul ou pombo asiático, se destaca por apresentar a forma de genitais femininos. Embora seja uma planta de origem asiática, encontrada na Malásia e Indonésia, foi introduzida também na América, África e Austrália.

Características da Clitoria

A flor da Clitoria é bastante marcante devido a sua tonalidade azulada com algumas manchas amarelas, existem variedades que apresentam flores brancas. Essa planta que é do tipo perene conta com folhas elípticas que lhe acrescentam graça extra. Seu crescimento se assemelha ao de uma videira e demonstra preferência por solo úmido e neutro. As flores tem em média 4 cm de comprimento e 3 cm de largura enquanto seus frutos entre 5 e 7 cm, são comestíveis.

Utilização da Clitoria

Pode ser cultivada como uma planta ornamental, contudo, também pode funcionar como uma planta de revegetação, uso bastante comum nas minas de carvão da Austrália. Como a Clitoria faz o processo chamado de fixação de nitrogênio (realiza a associação com bactérias do solo transformando o N2 em matéria utilizável pela planta) é bastante utilizada com a finalidade de melhorar a qualidade do solo.

Clitoria na Alimentação

A coloração azul intensa das flores da Clitoria é utilizada na culinária do Sudeste da Ásia como corante para alimentos assim como para os malaios serve para adicionar cor ao arroz, basta cozinhar junto com o cereal alguns botões da flor. O resultado é um arroz azulado que compõe uma refeição chamada naser kerabu.

Já para os tailandeses a flor é utilizada numa bebida que recebe o nome de nam dok anchan, algumas versões adicionam algumas gotas de limão doce para que o composto se torne mais ácido chegando a uma cor rosa púrpura. Os birmaneses e os tailandeses ainda tem o costume de envolver as flores numa massa que será posteriormente frita.

Clitoria na Medicina

De acordo com a medicina ayurvédica a Clitoria conta com propriedades especiais que contribuem para o aumento da memória e age como antiestresse e ansiolítico. Uma planta que ainda possui qualidades sedativas e tranquilizantes. No Ocidente se atribui a essa planta a capacidade de aumentar a libido feminina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *