Introdução ao Bonsai: Características Gerais

Bonsai consiste na forma de arte japonesa usada em árvores pequenas cultivadas dentro de recipientes. Práticas similares existem nas outras culturas, incluindo na tradição chinesa, a partir do qual a arte se originou. Dentro da cultura japonesa remonta de época registrada antes dos anos 1000ac e tem estética, terminologia e conceitos próprios.

Quais Características do Bonsai?

Os fins de bonsai estão relacionados com a contemplação e o exercício agradável de esforço e engenho para quem produz. Em contraste com as práticas de cultivo de outas plantas, não é destinado à produção de alimentos, medicina ou criação de quintal. A prática se concentra em cultivar ao longo prazo.

Criado a partir de espécime do material de origem. Este pode ser um corte, mudas, ou pequenas árvores com potencial ao desenvolvimento. Gerado por qualquer lenhosa perene com arbustos que produzem verdadeiros ramos e trazem a possibilidade do cultivo permanecer pequeno através de confinamento do vaso com coroa e poda da raiz. Algumas espécies são populares por causa das características, tais como pequenas folhas ou agulhas, que os tornam adequados para o alcance da admiração visual.

A fonte de amostra moldada deve ser pequena para satisfazer os padrões estéticos. Não se pode ignorar o fato de que a partir de certo ponto a fase crescimento é limitada pelo ambiente do vaso. Ao longo do ano deve ser moldada para limitar crescimento e redistribuir vigor às áreas que requerem maior desenvolvimento.

Cultivo de bonsai usa técnicas como poda de redução de raiz, envasamento, desfolhação e enxertia para produzir pequenas árvores que imitam a forma e o estilo de árvores com tamanho maduro.

Um Pouco de História

Integrantes da embaixada e budistas estudantes japoneses voltavam do “continente China” com lembranças, incluindo plantio recipiente ocasional.  Pelo menos dezessete missões diplomáticas foram enviadas do Japão para o território chinês, entre os anos 603 e 839, nas quais o estudo de cultivo dos banzais ficou registrado.

Principais Técnicas de Cultivo e Cuidados com Bonsai?

Cultivo e cuidados requerem técnicas e ferramentas especializadas para apoiar o crescimento e manutenção ao longo prazo de árvores em pequenos recipientes. Todos os bonsais começam com amostra de material de origem. Prática relacionada com o mundo bonsai consiste de forma incomum do cultivo das plantas com crescimento via sementes considerado raro nos processos produtivos. Fontes de material bonsai incluem:

  1. Propagação de árvore com origem por meio de estacas ou camadas;
  2. Viveiro estabelecido em centro de jardim;
  3. Lojas comerciais que vendem espécimes maduros;
  4. Coleta de material adequado na formação original selvagem, com sucesso no replantio estabelecido em recipiente para o desenvolvimento. Essas árvores são chamadas de yamadori, tipos de bonsais caros e premiados.

A prática de desenvolvimento incorpora certo número de técnicas especializadas, aplicada de forma não usual, adequadas para o domínio em bonsai. Algumas incluem:

  1. Corte de folha, remoção seletiva de folhas (para a maioria das variedades de árvore de folha caduca) ou agulhas (coníferas) a partir do tronco.
  2. Podar tronco, galhos e raízes;
  3. Fiação galhos e troncos permite que o designer bonsai crie a forma desejada geral e detalhada do ramo e das colocações folha.
  4. Uso de dispositivos mecânicos para moldar troncos e galhos.
  5. Enxertia (união do tecido de duas plantas) de material novo em crescimento (tipicamente um broto, ramo ou raiz) à área preparada no tronco ou sob a casca da árvore.
  6. Quada excessiva de folha pode proporcionar em curto prazo nanismo de folhagem para certas espécies.

Quais Principais Vantagens do Bonsai?

Pequenas árvores cultivadas em recipientes, como bonsai, necessitam de cuidados especializados. Ao contrário de plantas de interior e outros assuntos de jardinagem, as espécies na natureza crescem raízes com longos metros de comprimento e consomem milhares de litros de solo. Em contraste, recipiente bonsai típico tem menos de entre 25 centímetros a 10 litros de volume.

Ramo e folha de crescimento nas árvores também possuem larga escala na natureza. Árvores silvestres crescem média de cinco metros ou mais de altura quando adulta, enquanto que o maior bonsai quase nunca ultrapassa um metro no tamanho, visto que a maioria das amostras é menor em termos significativos.

Estas diferenças de tamanho afeta maturação, transpiração, nutrição, resistência a pragas e aspectos da biologia. Manter a saúde ao longo prazo requer técnicas e cuidados especializados.

Regras Gerais: Cultivo de Bonsai

A rega deve ser regular e estar em acordo com a exigência de espécies de bonsai: Solo seco, úmido ou molhado.

Use ferramentas que foram desenvolvidas para as necessidades especiais de manutenção de bonsai.

Composição do solo e adubação especializada para as necessidades de cada árvore bonsai.

Localização e hibernação são dependentes da espécie, importante notar que espécimes tradicionais bonsais podem sobreviver dentro de casas típicas.

Estética: Bonsai

Objetivos que nasceram com a tradição japonesa de crescer árvores. O budismo Zen aproveitou a evolução dos estudos das formas de artes estabelecidas.

Ao longo de séculos de prática, a estética japonesa codificou técnicas importantes e diretrizes de projeto. As regras estéticas ajudam os profissionais a trabalhar dentro de tradição com certa garantia de sucesso. Algumas das principais incluem:

Miniaturização: Por definição, um bonsai é uma árvore mantida em vasos menores, com constantes transplantes conforme acontece o desenvolvimento.

Proporção entre elementos: Necessário manter certo equilíbrio estético para que o campo visual demonstre o tipo de planta com aspecto saudável.

Assimetria: A estética desencoraja simetria radial ou bilateral estrita no ramo e na colocação de raiz.

Variedade de recipientes informais pode abrigar o bonsai no desenvolvimento. Uma grande caixa de crescimento pode abrigar vários bonsais e fornecer vasto volume de solo para incentivar o crescimento da raiz.

Não se pode ignorar o fato de que a caixa de formação deve ter uma única amostra e um pequeno volume de solo para ajudar na condição do tamanho e forma. Não há orientações estéticas para recipientes de desenvolvimento. Podem ser de qualquer material, tamanho e forma que se adequam ao produtor.

Ao contrário de recipientes das plantas comuns os vasos de bonsai devem ter furos de drenagem na superfície inferior para complementar drenagem do solo, permitindo que o excesso de água para escape do pote.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *