Ipê Amarelo

Vamos falar dessa árvore que está presente em todas as partes do Brasil. É fácil ver um ipê amarelo em um parque ou jardim público das cidades. Na sua florescência podemos admirar uma árvore amarelinha e fácil de cultivar, veja as dicas a seguir. Aliás, o ipê amarelo tem a cara da Primavera, é como se ele anunciasse que a estação chegou. É bem setembro quando suas flores começam a surgir e vão colorindo os lugares onde estão as árvores.

Ipê Amarelo

Ipê Amarelo

O ipê amarelo gosta de solo úmido, mas que possua textura argilosa e é muito importante que seja profundo e tenha boa drenagem. Para plantá-lo é necessário ter um jardim ou um grande quintal e para tal, basta comprar mudas para reflorestamento, que custam bem pouco.

Sobre o clima, a preferência do ipê amarelo é que ele fique entre 13 e 23 graus e as flores vão aparecer somente a partir de 3 anos depois de cultivado, esse é o tempo médio.

Ipê Amarelo: Espécies

Não existe um único tipo de ipê amarelo e o que distingue os outros é exatamente a cor. No lugar das flores amarelas temos as flores lilás, rosas e brancas. Mas, no Brasil, é comum que o ipê amarelo tenha as flores amarelas e diz a “história” que não é por acaso. Segundo se relata, autoridades militares preferiram o ipê amarelo, pois a árvore começa a ter suas flores desabrochando em setembro, próximo ao dia 7 d setembro, dia da independência do Brasil.

Mas, deixando a história de lado e voltando a variedade de ipês, são ao todo 12 tipos, no Brasil, sempre com tons amarelos espalhados em várias regiões. A única região que não encontramos ipê amarelo é nos estados do Sul do país. Nesta parte do Brasil, o ipê amarelo sede lugar para a Tabebuia. No Rio Grande do Sul e no Paraná, é predominante a Tabebuia Alba.

O ipê amarelo também pode ganhar outros nomes, mesmo sendo a mesma árvore, como é o caso da sua nomenclatura em Goiás e na Bahia, que é taipoca e pau-d’arco-amarelo. Já em São Paulo, ele é conhecido como ipê-dourado, em Minas, ipê-do-cerrado e por causa da tonalidade esbranquiçada na parte de baixo da folha é chamado de ipê-branco no Paraná.

Os gaúchos não “conhecem” ipê-amarelo, eles conhecem a árvore com outros nomes, que são: ipê-mandioca, ipê-vacariano, ipê-ouro ou ipê-da-serra. Em Santa Catarina, um outro nome, o ipê-mamono.

No Nordeste, os nomes são outros para identificar o ipê-amarelo, são eles: craibeira, pau-d’arco e carúba. A planta foi reconhecida, pela lei estadual de Alagoas, como a representante da cidade.

A Beleza Do Ipê amarelo

Que o ipê amarelo é conhecido pela sua exuberância ninguém tem dúvida, porém, não é somente por esse motivo. A sua resistência e a sua durabilidade fazem dessa árvore de casca grossa e forte uma importante fonte para o uso na construção naval e civil. Aliás, o nome ipê, vem do tupi e significa árvore cascuda.

O ipê amarelo é muito usado como matéria-prima para várias coisas, como: mourões, tacos para assoalho, parquê, eixo de roda de carroçaria, dormentes, peças de marcenaria, vigas e carpintaria. Mas, infelizmente, graças a toda essa utilidade, a árvore sofre com a colheita ilegal dos madeireiros.

Para preservar a espécie, os governos estão plantando o ipê-amarelo em locais públicos e praças e ainda nas margens de estradas e ruas. Além disso, para fins de reflorestamento, pode ser usado para reposição de mata ciliar. Porém, se o terreno estiver sujeito a inundações, não é recomendado o plantio, neste caso.

O ipê amarelo pode chegar a medir 30 metros de altura e o seu tronco é caracterizado por um leve tortuoso, com ramos que além de irregulares são bem grossos e com a copa arredondada.

O melhor ambiente para cultivo é em regiões tropicais, porém, ela suporta áreas como as da caatinga e cerrado.

Como Cultivar Ipê Amarelo

1- Onde buscar as mudas: elas devem ser compradas em lojas que trabalhem com produto de jardinagem ou venda mudas diversas. Essa é a opção mais fácil e mais simples para quem quer cultivar ipê amarelo e quer fazer isso com poucas árvores.

Suas mudas são originadas de sementes, que são colocadas dentro de sacos plásticos e permanecem lá durante 6 meses. Somente quando atinge 20 centímetros de altura é que está pronta para ser cultivada no lugar que permanecerá.

2- Hora de plantar o ipê amarelo, e isso deve acontecer sob o sol direto, apesar de tolerar temperaturas mais baixas, só pode ser plantada com luz. Outra dica é associar a plantação do ipê amarelo a outras plantas, como cedro e jequitibá.

Os lugares que são mais recomendados para cultivá-lo têm as seguintes características: solos úmidos, profundos, locais baixos, textura argilosa e boa drenagem.

3- Sobre as covas, as medidas variam de acordo com o tamanho da muda adquirida, porém, podemos dar como indicativo mínimo, 20x20x20, mas pode ser que seja necessário abrir buracos maiores, com as medidas 40x40x40. Essa medida maior é se a muda for mais alta.

O espaço entre as covas deve ser de 3×3, porém, caso seja cultivada à margem do caminho de entrada de uma propriedade rural, essa medida entre linhas deve aumentar para 5×5 metros.

4- Sobre a reprodução começa somente quando a árvore chega a 3 anos de idade. O ipê amarelo é considerado um tipo hermafrodita, isto é, para se reproduzir precisa de um agente polinizador, que pode ser a abelha mamangava e o vento. Eles são os dois principais agentes.

5- Sobre o uso do ipê amarelo, além do que já foi citado, isto é, na produção por conta da qualidade da madeira. O ipê da espécie Tabebuia Alba é usado na região Nordeste para fazer remédio caseiro. A parte entre as cascas é usada para tratar de resfriados, gripes e também tem efeito diurético, enquanto a casca em si, serve para combater as inflamações.

Apesar de ser usado pouco na culinária, as flores do ipê amarelo podem ser consumidas cruas nas saladas ou também cozidas, desde que não tenham sido usados agrotóxicos para tratar a árvore.

6- Para finalizar a poda, que deve acontecer durante o inverno. A limpeza evita que surjam nós entres os novos brotos no tronco e os galhos. Além disso, a poda também pode ser usada para deixar a árvore com o porte menor.

Como é linda a flor do Ipê, quando florescem chamam muito a atenção, sua árvore fica totalmente da cor de suas flores, sem folha alguma para entoar um verde entre elas. O Ipê tem suas flores em algumas tonalidades, sendo elas lilás, rosa, branca, roxa e algumas mais, mas a que tornou-se o símbolo do Brasil, foi o “Ipê Amarelo”. O então Presidente do Brasil em 1961, a nomeou como a “Flor Nacional”.

Ipê Amarelo

Ipê Amarelo

A árvore de um Ipê Amarelo pode atingir até 30 metros de altura, sua florada, em meio a uma mata, destaca-se totalmente entre o verde de outras árvores, proporcionando uma maravilhosa e deliciosa paisagem para que possam admirar e contemplar tamanha beleza.

E porque não obter uma muda de Ipê Amarelo e plantá-lo em seu jardim ou a frente de sua residência ele irá te fazer muito bem, quando estiver com suas folhas irá proporcionar muitas sombras, quando florescer irá proporcionar muita beleza e paz, quando estiver ao final do inverno e iniciar a queda de suas flores irá proporcionar um belo e delicado tapete amarelo cobrindo tudo ao seu redor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *