Planta Ligustrinho: Espécie Vegetal Arbustiva

A Planta Ligustrinho é uma espécie vegetal arbustiva bastante conhecida por ser utilizada na arte da topiaria, que nada mais é que a arte de podar plantas de maneira ornamental.

Essa espécie vegetal, o chaamdo Ligustro, pode ser encontrada tanto na forma de arbusto, como em forma de arvore (Ligustrum Lucidum).

A Planta Ligustrinho é cientificamente denominada de Ligustrum Sinense (quando se apresenta na forma de arbusto), e é popularmente conhecida por Alfeneiro, Ligustro Arbustivo, Ligustrinho, Ligustro, Ligustro Chinês e Alfeneiro da China.

A Planta Ligustrinho é oriunda do continente asiático, sendo nativa da China e bastante encontrado em países como a China, a Coréia do Norte e Coréia do Sul.

A Planta Ligustrinho é uma espécie vegetal que pertence a família botânica Oleaceae, que é bastante utilizada na composição de decoração de ambientes residenciais.

A Família Oleaceae (Oleáceas)

As espécies vegetais que compõem a familia botânica Oleaceae, ou as plantas Oleáceas, estão divididas em 30 (trinta) diferentes gêneros que abrigam aproximadamente 600 (seiscentas) diferentes espécies. No Brasil são encontrados apenas 04 (quatro) gêneros e cerca de 15 (quinze) espécies.

Uma das principais características das espécies vegetais Oleáceas é que as suas flores são actinomorfas, isto é, apresentam simetria de forma radial – se dividem de diversas formas e a divisão apresentará o mesmo resultado, partes iguais.

As espécies vegetais Oleáceas apresentam importância na área do paisagismo (as espécies que pertencem aos gêneros Ligustrum e Jasminum), assim como importância econômica, pois da espécie mais conhecida desta família, a Oliveira, é possível extrair óleos e azeite, e das outras espécies pode se extrair madeiras finas e outros tipos de suprimentos como as apreciadas azeitonas.

Das folhas das espécies vegetais Oleáceas podem ser extraídos chás de cunho medicinal.

As Características da Planta Ligustrinho

A Planta Ligustrinho se caracteriza por ser um arbusto com muitas ramificações, sendo uma planta bastante compacta e que apresenta um certo grau de rusticidade, isto é, a planta consegue se desenvolver sem a tomada de tantos cuidados da parte de quem a cultiva.

A Planta Ligustrinho é uma espécie vegetal que apresenta ciclo de vida perene, isto é, o seu tempo de vida tende a ser maior que 02 (dois) anos quando a planta é cultivada nas condições adequadas e corretas, inclusive devido a esse fato a Planta Ligustrinho pode ser usada para compor as chamadas cercas vivas (cercas feitas de plantas), que quando realizadas através da arte da topiaria, causam um efeito ornamental muito bonito e que acaba chamando a atenção das pessoas devido a grande beleza que ficará no local que possui uma cerca viva repleta de Plantas Ligustrinho.

A Planta Ligustrinho é uma espécie vegetal de médio porte, que atinge uma altura média de 3,00 (três) a 4,00 (quatro) metros.

As folhas da Planta Ligustrinho se caracterizam por apresentarem um tamanho pequeno. Outra característica desta espécie vegetal, é que ela acaba ocorrendo em muitas variedades (espécies variegatas) o que acaba gerando plantas com ramos relativamente eretos e com folhas com uma cor variada, tendendo para o azul (um verde azulado). Nos jardins é mais facil encontrarmos as espécies variegadas da Planta Ligustrinho.

As folhas da Planta Ligustrinho é que concedem a característica ornamental dessa espécie vegetal.

As inflorescências da Planta Ligustrinho se caracterizam por serem curtas e geralmente se formarem na primavera. As flores da Planta Ligustrinho são de cor branca e possuem pequena importância com relação a ornamentação e paisagismo. As formas variegadas da Planta Ligustrinho se caracterizam por dificilmente conseguirem florescer.

A Planta Ligustrinho é utilizada de forma ampla na arte da topiaria e na composição de cercas vivas, além disso essa espécie vegetal gera um grande contraste quando cultivada junto de outras plantas de coloração verde.

O Cultivo da Planta Ligustrinho

A Planta Ligustrinho é uma espécie vegetal que pode ser encontrada em locais que apresentam climas: temperado, mediterrâneo, tropical, sub tropical e oceânico.

A Planta Ligustrinho deve ser cultivada sob o sol pleno, tanto de forma isolada como em grupos, ou combinadas com outras espécies vegetais. Como ela é uma planta típica de locais que apresentam clima mais ameno e frio, a Planta Ligustrinho consegue tolerar o frio e até mesmo as geadas.

A Planta Ligustrinho se caracteriza por ser uma planta que possui um alto grau de resistência, tanto que mal apresenta problemas com relação a temperatura, tanto que as suas folhas possuem um certo grau de resistência de exposição ao sol e não sofrer queimaduras devido a esse fator.

Essa espécie vegetal se caracteriza por necessitar ser cultivada em local que apresenta solo fértil e com boa capacidade de drenagem.

O solo pode ser mantido fértil com a aplicação de adubo ou através de fertilizações realizadas de maneira periódica.

Com relação a drenagem, é importante que o solo apresente uma boa capacidade de absorção da água, principalmente a utilizada para irrigação, pois o solo não deve ficar encharcado, pois essa situação pode causar o apodrecimento das raízes da Planta Ligustrinho.

A rega deve ser feita sempre que o solo se encontrar seco, para que a planta aproveite e absorva a água de uma maneira melhor.

Para melhor aproveitamento das utilidades da Planta Ligustrinho (tanto na arte da topiaria quanto na formação de cercas vivas), é importante que seja realizada a poda de forma periódica para que a planta se mantenha constantemente bonita e o crescimento da planta acabe sendo controlado da maneira que a pessoa deseja.

A Multiplicação da Planta Ligustrinho

A Planta Ligustrinho é uma espécie vegetal que se multiplica de 02 (duas) maneiras: por dispersão de suas sementes e por estaquia.

A multiplicação por meio da dispersão das sementes consiste em colocar as sementes da Planta Ligustrinho em locais apropriados para o cultivo e gerar as condições necessárias (rega, adubação, iluminação e etc.) de forma que a semente consiga germinar e gerar uma nova Planta Ligustrinho.

A multiplicação por estaquia consiste em realizar a formação de estacas nas pontas dos ramos da Planta Ligustrinho. As estacas serão formadas e cortadas da Planta Ligustrinho para serem colocadas em local apropriado para cultivo, por isso essa estaca precisa possuir folhas, raízes e ramos, de forma que quando transportadas para um novo local, a planta tenha condições de conseguir se desenvolver e crescer.

O período ideal para a preparação das estacas é no inicio do inverno, e para que as estacas tenham melhor rendimento na propagação da Planta Ligustrinho, elas podem ser enraizadas em estufas para ficarem melhor acomodadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *