Rabanete – Raphanus Sativus

O Rabanete ou Raphanus Sativus como é cientificamente chamado essa popular hortaliça, que é bastante conhecida e consumida em todo o mundo, devido ao sabor adocicado, refrescante e picante que ela possui.

A Raphanus Sativus, além de ser conhecida popularmente por Rabanete, também é chamada de Rábano, Rabanete do Campo, Nabo Silvestre, Rabanete Silvestre, Nabiça Roxa, Nabo do Campo e Nabiça Forrageira.

Essa espécie vegetal é nativa da Ásia e da Europa, e é cultivada pelo homem desde a antiguidade. O Rabanete é bastante consumido nos países asiáticos (países orientais).

No Brasil, o Rabanete não é muito consumido, contudo, devido a sua boa fama e consumo em outras localidades (Europa e Ásia), muitas pessoas estão passando a conhecer e consumir essa poderosa hortaliça pelo seu sabor e variadas propriedades medicinais.

Essa planta hortícola faz parte da família das Brassicaceae.

Rabanete – Raphanus Sativus

Rabanete – Raphanus Sativus

A Família Brassicaceae

A família das Brassicaceae ou Brassicáceas possui cerca de 350 gêneros e 3.200 espécies de plantas diferentes.

As plantas que pertencem à família das Brassicáceas se caracterizam por apresentarem grande importância para a produção de gêneros alimentícios para a humanidade (como exemplos: repolho, couve, nabo, mostarda, agrião e etc.) e pela fabricação de gorduras vegetais e óleos.

As plantas que pertencem a essa família, são cultivadas em todo o planeta terra e, sendo bastante conhecidas e usadas para a nossa alimentação.

As Características Do Rabanete – Raphanus Sativus

O Rabanete se caracteriza por ser uma hortaliça, herbácea, de pequeno porte, herbácea e que possui um ciclo de vida anual. O Rabanete possui uma altura média de 15 (quinze) centímetros.

As folhas do Rabanete são de cor verde e se apresentam em forma de roseta.

As flores do Rabanete podem apresentar as cores: branca, rosa e roxa. Elas se caracterizam por terem apenas 04 (quatro) pétalas.

Os frutos do Rabanete são do tipo síliqua, que são espécies de frutos secos e deiscentes, constituídos por 02 (dois) carpelos.

Os frutos se caracterizam por apresentarem sementes, de coloração marrom, que podem manter o poder de germinar por um período de até10 (dez) anos.

A raiz do Rabanete é tuberosa e possui um formato arredondado e alongado. A raiz possui uma casca de cor vermelha e uma polpa com a cor branca.

Existem muitas variedades de rabanete, que são selecionadas para cultivo de acordo com as suas características e por período de plantio (primavera, verão, outono e inverno).

Nas variedades de Rabanete existem diferenças entre o tamanho, a forma e as cores das raízes.

Existem variedades de sementes de Rabanete que o seu cultivo é destinado para fim próprio, como o uso em temperos e para extração de óleo.

As Características Do Rabanete – Raphanus Sativus

As Características Do Rabanete – Raphanus Sativus

O Cultivo Do Rabanete – Raphanus Sativus

O Rabanete é uma espécie vegetal bastante fácil de cultivo, além de possuir um ciclo de crescimento bastante rápido.

O Rabanete pode ser cultivado em qualquer espécie de horta, onde ele pode ser cultivado junto a outras hortaliças.

Devido a suas características, o Rabanete pode ser utilizado como uma planta que ajuda a ensinar as crianças a aprenderem a manusear e apreciar a natureza, as hortas e os alimentos naturais.

O Rabanete é uma espécie vegetal que aprecia o clima ameno, e que se adapta ao cultivo em regiões que apresentam climas: Tropical, Subtropical, Temperado, Mediterrâneo e Equatorial. No Brasil, o cultivo do Rabanete se adaptou melhor as regiões sul e sudeste.

O Rabanete deve ser cultivado com boa luminosidade e de preferência a pleno sol, em solo de preferência neutro e fértil, que possua boa capacidade de drenagem e pode sofrer enriquecimento através do uso de material orgânico.

A irrigação de ser feita de forma regular, contudo o solo não precisa ficar encharcado.

Devido o fato do Rabanete possuir um crescimento rápido, ela pode se tornar uma espécie invasora e acabar alterando as comunidades biológicas por deslocar as espécies típicas daquele local.

A Propagação Do Rabanete – Raphanus Sativus

O Rabanete é uma planta que se multiplica através da dispersão das sementes, que consiste em colocar as sementes em local apropriado para o cultivo, e manter as condições apropriadas para que a hortaliça consiga se desenvolver.

A semeadura (colocação das sementes no terreno) deve ser realizada no local definitivo, pois não existe a possibilidade de transportar mudas.

O Rabanete deve ser cultivado em canteiros, preferencialmente elevados em 15 centímetros, para que as raízes se desenvolvam de maneira mais rápida.

As sementes do Rabanete germinam em um período de 04 (quatro) a 10 (dez) dias, e as hortaliças podem ser colhidas em um tempo médio de 35 dias. A colheita não pode ser realizada de maneira tardia, pois caso isso aconteça, só existirão rabanetes secos e fibrosos.

O Uso e As Propriedades Do Rabanete – Raphanus Sativus

O Rabanete é uma planta que pode ser utilizada como alimento; produto medicinal (medicina popular); como forrageira (forragem para os animais durante o período do inverno) e como uma espécie de adubo verde (a estrutura das raízes do Rabanete favorece a descompactação e a aeração do solo).

O Rabanete é uma hortaliça que pode ser consumida de várias formas: cru, levemente cozido e em conservas.

O Rabanete é usado como ingrediente de sopas e ensopados, e ainda serve como um excelente complemento para saladas cruas, dando crocância, cor, refrescância e um sabor ligeiramente picante.

As raízes do Rabanete se caracterizam por serem ricas em minerais, vitaminas (C, B1, B2), ácidos orgânicos e óleos glicosídeos. As folhas do Rabanete se caracterizam por serem excelentes fonte de vitamina C.

O Rabanete é rico em fibras alimentares e minerais, como exemplo: o enxofre, o potássio e o fósforo.

O Rabanete possui entre seus componentes os agentes oxidantes: Zexantina e Luteína.

Além disso, o Rabanete possui uma enzima chamada de Diatase, o que auxilia a digestão do amido.

O consumo do Rabanete é recomendado para as pessoas que necessitam fazer uma dieta com restrição de calorias.

Os Benefícios Do Rabanete – Raphanus Sativus

O Rabanete possui varias propriedades medicinais que trazem inúmeros benefícios a saúde humana.

O consumo das raízes e folhas dessa hortaliça possuem propriedades: calmantes, laxantes, diuréticas, digestivas, expectorantes e purificadoras do sangue (da bexiga e dos rins).

O Rabanete deve ser consumido pelas pessoas que sofrem com inflamações internas (garganta, por exemplo), febre, erupções cutâneas, gota, má digestão, inchaço, ansiedade, escorbuto e nervosismo.

A medicina popular faz uso do Rabanete ralado, sendo colocado em forma de cataplasma (substância pastosa) para fazer o tratamento de dores ciáticas.

O Rabanete possui propriedades que ajudam a combater o câncer, pois a planta possui varias espécies de fitoquímicos que ajudam ao organismo produzir enzimas que fazem com que as células saudáveis não se transformem em células cancerígenas e doentes.

O consumo do Rabanete é contra indicado para pessoas que possuam doenças no sistema cardio vascular, intestino delgado, rins, pâncreas e doenças no estômago.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *