Tudo Sobre A Planta-Coração

A planta coração é uma trepadeira, da família das herbáceas, e como seu próprio nome já diz conta com as suas folhas em formato de coração. Por este motivo essa flor de cera é conhecida e cultivada no mundo inteiro. Seus ramos produzem raízes aéreas que quando está em seu habitat correto absorvem nutrientes da matéria orgânica acumulada em forquilhas das árvores. Suas folhas são consideradas cordiformes e brilhantes, opostas e ainda de cor verde clara.

Saiba Mais

Saiba Mais

Podem ser encontradas de formas variegada com as suas margens das folhas de cor branco creme. Como as várias outras flores de cera a sua inflorescência é considerada do tipo umbela, pendente e ainda muito durável. Costuma florescer no verão, apresentando uma grande quantidade de flores cerosas, pequenas e ainda contam com um perfume suave. As flores são uma sobreposição de duas estrelas. A maior que deverá ficar na base é a chama corola, a menor que fica no ápice é a corona, a planta corola é branca e a corona vermelha.

Formas de Plantar A Planta Coração

Existem duas formas principais tanto para se plantar e utilizar a planta coração. A primeira delas é a mais comum, podendo se encontrar em viveiros e fazendo uma chamada estaquia das folhas em pequenos vasos. A segunda forma, que é a que geralmente segue á primeira depois que se adquire as plantas é as deixar crescer livremente como uma trepadeira, replantando em vasos maiores oferecendo algum tipo de suporte, como treliças, grades, cercas, entre outros.

Planta Coração

Planta Coração

O crescimento da planta coração é muito lento e acontece em fases. Depois que ela crescer um pouco a apresentar uma dezena de folhas, o seu crescimento vem se tornando cada vez mais rápido e intermitente, podendo demorar anos para que se floresça na primeira vez. A planta é ideal para a utilização em pátios, varandas e ainda interiores bem iluminados.

Esta planta deverá ainda ser cultivada sob meia sombra ou até mesmo luz difusa, em um solo drenável e enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente, sem tolerar o encharcamento, apodrecendo rapidamente as raízes. Este tipo de planta deverá apreciar o calor tropical e ainda reduzir as regas de inverno. Ela aprecia a fertilização orgânica leve tanto na primavera como no verão. O sol direto deverá provocar uma queimadura nas folhas. Outra particularidade interessante é que a planta aprecia vasos apertados e se multiplica facilmente por estaquia de folhas ou ramos, que poderão ficar postos para enraizar um substrato humoso e ainda drenável.

Veja Outras Plantas Coração

Outra planta que é bastante utilizada por decoradores de interiores é o chamado coração magoado, também chamado de Iresineherbstii.

A planta nada mais é do que um arbusto ou uma folhagem excelente para se produzir contrastes de cores que poderão estimular os sentidos no seu jardim. Em suas folhas arredondadas é possível encontrar um bonito tom de roxo e ainda nervuras vermelhas e rosadas. A ramagem das plantas é vermelha, muito ramificada e ereta. As flores pequenas e claras devem ser formadas em inflorescências no período do verão. O coração magoado é uma planta rústica e versátil que poderá ser apresentada em maciços, bordaduras, renques ou mesmo composições com outras plantas. Ela acontece em uma variedade de folhas verdes, com nervuras em coloração creme.

Deverão ser cultivadas em pleno sol ou também em meio período em solo fértil, enriquecidos com matéria orgânica desde que se utilize de regas regulares. Para que se tenha um efeito bem compacto na planta, é preciso se realizar podas de formação e manutenção. Ela não costuma ser tolerante ao frio extremo, e se multiplica por estacas.

Coração Roxo

O coração roxo é uma planta herbácea que tem um tamanho equivalente a no máximo 15 a 25 centímetros de altura, contando com folhas roxas muito decorativas. Suas flores são pequenas e roxas, porém pouco vistosas. A planta é um pouco tolerante quanto a cuidados e baixas temperaturas de inverno, exigindo um pouco de cuidados no dia a dia.

Como Cultivar A Planta

A planta deverá ser cultivada a pleno sol para que a cor de suas folhas possa ficar acentuada, apesar disto poderá também ser deixada em locais com bastante luz indireta.

Elas costumam ser muito utilizadas como forração ou mesmo me maciços, bem ocmo em jardineiras como planta pendente com terra enriquecida de boa fertilização, com uma boa quantidade de matérias orgânicas. Suas folhas roxas, costumam dar um efeito que é comparável aos das flores devido a seu contraste diferenciado.

Uma dica interessante é deixar o solo secar antes de regar novamente a planta, pois as regas realizadas de forma excessiva não são benéficas. Se por acaso você utilizar adubos foliares, procure utilizar três vezes ao ano. Se estiver plantado em vasos, procure trocar de vaso assim que as suas raízes ocuparem todo o espaço deste vaso.

Como Reproduzir A Planta

Primeiramente é necessário se multiplicar por estacas e também divisões de plantas, produzindo as sm3eentes que não são utilizadas diretamente para que aconteça a multiplicação, mas que poderão ser levadas em vários agentes, estes que poderão germinar em locais inesperados, onde na maioria dos casos ela é indesejada.

Coração Negro

Existem diversas espécies desta planta, que pertencem em alguns casos as famílias das leguminosas, e outras as divisões das Cesalpiniáceas. De qualquer forma é medicinal a sua utilização. A árvore poderá alcançar até mesmo 15 metros de altura e conta com uma casca clara, com ramos novos escuros e pubescentes, as suas folhas são pecioladas, podendo chegar a até 40 centímetros de comprimento. Seu fruto é uma vagem chata de 10 a 33 centímetros de comprimento.

Fornecendo madeira de qualidade, conhecida no comércio internacional como própria para vigas, esteios, peças de resistências, papel e lenha. Suas cascas são próprias para o curtume. A sua forma é bastante elegante e a planta se adapta a qualquer tipo de terren, tendo um rápido crescimento servindo para a arborização de parques, jardins e ainda ruas. Sua madeira conta com uma grande aplicação industrial. É originária da África e muito cultivada na América do Sul.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *