Wolffia Angustas

A natureza sempre nos impressiona com sua beleza e magnitude. São diversas as famílias de plantas, de diversas espécies e ainda uma espécie consegue se diferenciar de outra planta de mesma espécie e manter sua singularidade. Os diversos gêneros, famílias, espécies e subespécies nos encantam com sua diversidade de cores, tamanhos, espessuras, com formatos impressionantes e magníficos. Hoje vamos falar um pouco de uma espécie de planta que não é muito comum, essa espécie pertence ao gênero das Wolffia e dentro desse gênero encontramos até 11 espécies de lindas plantas que podem chegar a ter a menores flores que já se encontrou e viu no mundo até hoje.

O gênero das Wolffia é um gênero de plantas aquáticas e quando são vistas na água podem parecer algo estranho, como se fosse uma mancha ou pequenos grãos de uma farinha colorida que flutua na água. Esse gênero de planta possui talos, mas não raízes e esses talos tem uma coloração que mistura o verde com o amarelo. Assim como as angiospermas esse gênero de planta possui os órgãos de reprodução com estame e pistilo. Algo super interessante delas é que elas podem ser altamente proteica e pode ser consumida por humanos, pois quarenta por cento de seus nutrientes são proteína e são largamente utilizadas na culinária asiática.

A espécie da Wolffia angusta é a menor de todas as flores do gênero, ela pode ser encontrada por diversos continentes do mundo. Quando a pessoa consegue pegar as flores dessa espécie na mão pode se verificar que a flor chega a ser do tamanho de uma cabeça de alfinete bem pequena e cabe várias dessas flores em uma só falange do dedo. Essa espécie consegue sobreviver flutuando e navegando em conjunto pelo mar.

Para ficar mais palpável e imaginável o seu significativo tamanho diminuto vamos falar em números!! Assim será bem mais fácil tentar ver o quão pequena é essa planta. A wonffia angusta tem de comprimento cerca de 0,8mm, mas pode ter algumas que variam entre 0,6 mm e outras de até 0,9 mm e a sua largura vai variar entre os valores de 0,2 mm até 0,5 mm e o seu peso chega a no máximo 0,15 gramas. Com essas dimensões e peso podemos verificar o quão pequena e leve é essa plantinha que se não flutuasse livremente pelos mares em conjunto com outras flores da mesma espécie passaria muitas das vezes desapercebido pelas pessoas.

A espécie wólffia angusta tem a cor esverdeada e pode se achar uma cor bem viva por essa ter uma textura brilhante. As bordas da flor costuma ser um pouco mais escura. O interessante dessa flor são seus frutos, pois se a flor é pequena imagina os frutos! Esses são bem menores e quase chegam ao tamanho de uma grama de sal. A coloração desse fruto costuma ser alaranjada com o formato próximo de uma pera ou figo, só que em tamanho bem mais reduzido que essas frutas. Essa planta se adapta muito fácil a qualquer luz e a qualquer tipo de água e por isso que pode ser encontrada pelo mundo todo.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *