Os chineses há milênios usam o Ginseng como planta medicinal com o objetivo de aumentar a longevidade e a qualidade de vida. No mundo todo, as pessoas incluem o Ginseng no seu dia a dia buscando ter uma vida mais plena e tranquila. A palavra Ginseng significa “Maravilha do Mundo”.
Se você deseja cultivar essa planta em sua casa vai gostar das nossas dicas de cultivo. Vamos falar um pouco sobre a espécie mais comum de Ginseng, como cultivá-la e quais são os seus benefícios.
Sobre o Ginseng
A espécie mais comum dessa planta é a Panax ginseng, a mais encontrada comercialmente. Uma curiosidade é que existe uma variedade chamada Panax quinquefolius (ginseng americano) que é cultivada no meio oeste dos Estados Unidos e exportada para a China, que é o país que utiliza o Ginseng há mais tempo no mundo.
Essa planta é considerada um fitoterápico e está na lista dos mais utilizados para esse fim. O gênero da erva do Ginseng possui 05 espécies de crescimento lento e vida longa que são cultivados em todo o mundo. Em geral, o cultivo é feito em lugares de clima mais ameno.
Durante séculos os chineses e até mesmo os nativos norte-americanos utilizaram essa erva como uma erva medicinal com ótimos resultados.
O Cultivo do Ginseng
Passo a Passo de Como Plantar o Ginseng
Saiba agora como plantar o Ginseng (Panax sp.):
Passo 1
Tudo começa com a escolha do local em que será feito o cultivo do Ginseng. Prefira um local que esteja a meia sombra no jardim.
Passo 2
Depois de escolher bem o local em que fará o cultivo você deve revolver a terra com a ajuda de uma pá de ponta. Desmanche os torrões e deixe que o solo oxigene para que fique com uma estrutura melhor.
Passo 3
Para ajudar o Ginseng a crescer com mais qualidade com fertilizantes naturais, pode ser folhas em decomposição, esterco ou mesmo adubo pronto comprado em lojas de jardinagem.
Passo 4
Cave buracos que tenham a profundidade três vezes maior que o tamanho das sementes do Ginseng. Coloque as sementes na terra e cubra-as.
Passo 5
Regue de forma moderada e garanta que o substrato fique sempre úmido sem ficar encharcado.
Passo 6
Saiba que as sementes de Ginseng demoram até 2 anos para germinarem e somente depois de 5 anos a planta atinge a maturidade para ser colhida. Além de ser um ótimo fitoterápico também é uma planta que nos ensina a ter paciência.
Passo 7
Um cuidado muito importante para que o seu Ginseng atinja a maturidade é evitar que receba a incidência do sol diretamente. Temperaturas muito altas ressecam as folhas e também o talo da planta o que pode causar a morte dessa planta.
Passo 8
A colheita da raiz do Ginseng deve ser feita quando você puder sentir um aroma terroso intenso. A altura aproximada da planta será de 50 cm. O sabor deverá estar entre o doce e o amargo.
Dicas Para o Cultivo do Ginseng
Para que a sua planta cresça e se destaque é importante tomar alguns pequenos cuidados. Confira agora a seleção de dicas práticas para que o seu cultivo de Ginseng dê certo.
O Solo
O cultivo do Ginseng necessita de um solo solto e rico, para ajudar é interessante usar folhas secas sobre o local do cultivo. Além disso, recomenda-se cerca de 80% de sombra no local em que você for plantar o Ginseng.
Além disso, é necessário ressaltar que o local do cultivo deve ser geralmente fechado. A sombra quase sempre é criada de forma artificial, pois é o Ginseng precisa de um ambiente controlado. Uma dica é usar o tratamento de estufa, pois assim terá bem mais chances de conseguir um bom resultado.
O Uso Medicinal do Ginseng
O Ginseng é poderoso e tem um papel bem interessante como revigorante, também funciona muito bem contra o estresse. A ação dessa erva no organismo está ligada ao impulso das energias do organismo. A imunidade também ganha com a ação da erva. Um conjunto de benefícios que contribuem para a sua fama de rejuvenescedor.
Muitos compostos medicinais que visam diminuir a fadiga tem o Ginseng como princípio ativo, ou seja, se valem da sua capacidade de acabar com o cansaço do organismo. O Ginseng ajuda a remover tumores e efeitos do envelhecimento.
Outros usos medicinais da erva são proteção contra radiações e quimioterapia, constipações, contra a diabetes e outras aplicações. As pessoas que tem pouco apetite ou sofrem com problemas para dormir também encontram nessa planta fitoterápica uma solução.
Em relação a contraindicações não foi encontrada nenhuma até os dias de hoje. Seja qual for o motivo que o levar a usar o Ginseng em sua vida saiba que estará levando um conjunto de outros benefícios para a sua saúde e bem estar.
Como Usar o Ginseng?
Além de saber como cultivar o Ginseng é importante saber também como o utilizar. Geralmente, as pessoas utilizam toda a raiz em forma de pó. Esse pó pode estar em forma de capsulas, chás ou fórmulas naturais. Um costume das pessoas que usam o Ginseng como forma de melhorar a saúde é mastigar a raiz, apesar de não ter o gosto mais agradável do mundo.
Uma outra possibilidade é usar a planta como elemento de decoração, fica ótimo também.
Receita Com Pó de Ginseng
Para usar o pó de Ginseng e consumi-lo no seu dia a dia a dica é misturá-lo com um copo de água. Deixe que ferva e deixe cozer em lume brando durante umas 10 horas. Beba umas três vezes por dia.
Para fazer um chá você deverá ferver 3 gramas de do pó de raiz de Ginseng com água durante uns 5 ou 10 minutos. Coe antes de tomar.
Fique Atento
O uso excessivo de Ginseng pode causar dores de cabeça, tensão muscular, sonolência, retenção de fluidos e outros problemas. O máximo que se pode consumir por dia são 6 gramas. Não abuse.
Uma coisa importante também é que depois de umas 4 semanas de uso é necessário interromper por um tempo. O corpo acaba se habituando de um jeito ruim ao Ginseng.
Onde consigo mudas desta planta magnifica,morro em Blumenau,Santa Catarina e gostaria de comprar mudas desta planta ,adoro chas e ervas medicinais.
gostaria de cultiva em casa onde e como eu adquiro muda ou semente .
Quero cultivar em casa onde e como eu adquiro muda ou semente .
Quero cultivar em casa onde e como eu adquiro muda ou semente .