As flores são um ponto de cor e alegria para a nossa vida e tê-las em locais como o terraço de casa é realmente muito interessante. A função do terraço é ser um lugar de descanso e reflexão pessoal, nada melhor do que ter o que há de mais belo no mundo para nos acompanhar, não é mesmo?
O grande problema é que nem todas as flores se adaptam bem a esse espaço, além de trazerem algumas dificuldades de cultivo para quem decide tê-las nesse local. Separamos para vocês algumas dicas bem legais de como escolher as flores para o terraço e como cultivá-las da melhor forma possível.
O Terraço
O terraço é basicamente um lugar alto e ensolarado no qual se adaptam bem as espécies que gostam de sol. Não é difícil encontrar boas opções para compor o seu espaço de reflexão pessoal, além disso, não existem elementos decorativos mais bonitos e baratos do que flores. Confira a lista de possibilidades abaixo e escolha aquela que tem mais a ver com a sua personalidade.
Flores Que Se Adaptam ao Terraço
Gerânios
Se a sua região tem clima temperado e o seu terraço tem uma grande incidência de sol, a dica é optar pelos Gerânios. Aproveite a variedade de cores dessas flores e crie um ambiente colorido e cheio de vida.
Saiba que um pote com uns 20 cm de terra é o suficiente para o cultivo dessa espécie de flores. Depois que você colocar os Gerânios no vaso levará uns 20 dias para que o enraizamento seja feito.
Uma forma de ajudar o melhor florescimento dos Gerânios é através da eliminação das flores secas e também de manter a terra sempre com um húmus diluído em água.
Begônias
Uma dica importante para quem decidir ter Begônias no seu terraço é cuidar para que não haja incidência direta do sol sobre as flores. Posicione as suas flores embaixo de uma área de sombra e tenha o cuidado de manter a terra sempre úmida, nunca deixe que seque totalmente.
Durante o verão você deve ter o cuidado de regar as Begônias duas vezes por semana. Já durante o inverno você deve regar as suas flores uma vez a cada 10 dias. Evite mudar os vasos dessas flores de lugar, pois elas são muito sensíveis a mudanças de luz.
Petúnias
A variedade de cores das Petúnias pode ser encontrada em tons de vermelhos, roxos e violeta e ajuda a trazer mais vida para o seu terraço. A alta resistência dessa flor faz com que ela seja apropriada para qualquer clima e sem precisar de grande cuidados.
O terraço se mostra um bom lugar para se ter Petúnias uma vez que essas flores necessitam da incidência direta do sol. O cuidado que você deve tomar é protegê-las do vento e das chuvas.
As suas belas flores se abrirão durante quase todo o ano, em relação a irrigação você pode usar diversos sistemas, o mais importante é ter um bom sistema de drenagem. Não se deve molhar as pétalas dessas flores de forma direta, pois como são muito sensíveis podem não resistir ao impacto com a água.
Pensamentos
As flores conhecidas como Pensamentos são muito resistentes e se adaptam muito bem a vários tipos de climas. Uma boa dica para o cultivo dessas flores é plantá-las no outono, deixar que cresçam no inverno e que floresçam na primavera. Com a sua grande variedade de cores essas flores vão encher o seu terraço de alegria e colorido.
Aproveite que é possível encontrar locais que vendem Pensamentos com o mesmo tipo de pétala, porém, em diferentes cores. Essas flores precisam de bastante sol, o que torna o terraço perfeito, e também terras bem drenadas e uma boa irrigação.
Rosas
O romance estará no ar no seu terraço, você não precisa ter um grande jardim para poder aproveitar o delicioso perfume que somente essas plantas são capazes de oferecer. As rosas, em geral, podem ser cultivadas no terraço, sem problemas, porém, a dica é dar preferência para aquelas menores que de adaptam melhor.
Os potes de terracota são mais indicados porque conseguem manter a umidade que as suas rosas precisam para crescer e se desenvolver de forma saudável. Fique atento ao diâmetro do pote, deve ter pelo menos uns 30 cm.
Além disso, é necessário que contenha partes iguais de turba e de terra de jardim. É importante regar a terra pelo menos duas ou três vezes por semana. Para ajudar a evitar a formação de fungos não se deve nem molhar as flores e nem as folhas.
Durante os períodos mais frios do inverno, você deve proteger as rosas cobrindo a sua terra com capa de turba ou de palha para que as raízes não acabem secando.
Zínias
A Zínia possui uma ampla variedade de cores entre as quais podemos destacar vermelho, amarelo, violeta entre outras. Saiba que o seu terraço não passará despercebido com essa bela variedade de flores.
Para que floresçam da melhor forma possível é necessário que as Zínias tenham doses diárias de sol e também contem com solos férteis, úmidos e que sejam bem drenados. Não há a necessidade de plicar abonos e nem mesmo de pulverizar as flores me nenhuma época do ano.
Hortênsias
As Hortênsias são arbustos simples de cultivar que imprimem um visual caseiro e diferenciado a qualquer parte da casa. Durante a primavera, verão e outono será possível sentir o delicioso perfume dessas lindas flores.
Para que a sua Hortênsia cresça é importante contar com um pote de mais de 50 cm de altura. O mais importante é que o vaso da sua planta esteja num local com sombra e que conte com um muro para maior segurança dela enquanto cresce.
O material fértil de cultivo que traz os melhores resultados no cultivo das Hortênsias é a mistura de terra de jardim com parte de turba e ainda parte de terra de castanho. É necessário regar com abundância e também aboná-la com húmus. O resultado é ter um terraço colorido e cheio de vida.
Escolha a sua flor favorita e dê aquele colorido que o seu terraço está precisando. Transforme o ambiente com flores.