A Prática do Cultivo do Pessegueiro
O Pessegueiro é uma árvore que pode ser uma excelente opção de cultivo para quem deseja contar com uma árvore que resulte em deliciosos frutos e ainda seja uma parte interessante da decoração. Existe uma grande variedade de Pessegueiros e a sua inflorescência ocorre de acordo com a região em que está plantado. Geralmente, os meses em que as inflorescências costumam aparecer são de junho a setembro ou quando o frio é mais intenso. Uma das indicações mais importantes para quem deseja cultivar um Pessegueiro é contar com solos profundos, bem-drenados e permeáveis. As raízes do Pessegueiro necessitam de uma boa aeração, evite fazer o cultivo dessa planta em locais com água freática a menos de 25 cm da superfície durante um período que exceda uma semana. Perto da época de plantar as suas mudas é necessário fazer as covas, irrigue-as com 20 litros de água até que fique encharcado, assim as mudas não correm o risco de se desidratar. Uma dica bem importante também é deixar uma marca inferior de tinta no porta-enxerto, ela deve estar acima do nível do solo para que as suas raízes não sejam asfixiadas. Vale lembrar que o pessegueiro passa a se reproduzir dois anos depois que foi plantado.
Ficha Técnica do Pessegueiro
Espécie do Pessegueiro – Prunus persica L. Batsch, pertence à família das Rosáceas.
Melhor Época de Plantio – Durante o período de inverno são os meses de junho e julho, já no verão são os meses de dezembro e janeiro.
Tipo de Solo – O solo perfeito para cultivar Pessegueiro é aquele fértil, bem drenado e profundo.
O Clima – Deve ser ameno e ter mais horas de frio (de preferência abaixo de 13° durante o período do inverno).
Uso Culinário – O uso dos pêssegos na culinária bastante variado e inclui a produção de doces, sucos, néctar, compotas dentre outros produtos.
Uso Medicinal – Os pêssegos podem ser utilizados também com fins medicinais uma vez que funcionam como um tipo de diurético e também possuem fibras que são benéficas ao funcionamento do intestino.
A Colheita – Pode começar ainda em agosto, nas regiões que são mais quentes e contam com variedades precoces, e se estender até o mês de dezembro. Geralmente as colheitas que vão até o último mês do ano são aquelas que acontecem nos locais mais frios e também nos quais o cultivo foi tardio.
Área Mínima Para Cultivar Pessegueiro
A área mínima – Num hectare você pode chegar a ter mais de 400 plantas.
Como Plantar As Mudas de Pessegueiro
Abaixo elaboramos um passo a passo de como plantar as mudas de Pessegueiro e assim obter bons resultados no seu cultivo.
As Covas
As covas ideias para plantar as mudas do Pessegueiro devem ter 60 x 60 x 60 centímetros. Uma dica importante é que elas devem ser estercadas e adubadas antes de fazer o plantio.
O Clima
O clima ideal para o plantio do Pessegueiro ser bem sucedido é aquele em que a temperatura no verão é alta de dia e amena durante a noite. Também é importante que haja boa intensidade de luz, pouco vento e também um bom suprimento de água.
Analise o Solo
É interessante fazer uma análise do solo em três profundidades de 0 cm a 20 cm, de 20 cm a 40 cm e de 40 cm a 60 cm. Cuide para neutralizar a acidez com calcário uns três meses antes de começar o cultivo.
O Fósforo
Depois de fazer a correção da acidez é importante contar com duas fontes de fósforo, uma de liberação lenta e outra rápida. Coloque o mais profundo possível, a dica é usar o dobro de material indicado na análise. Prepare o terreno com uma subsolagem de uns 60 cm.
Aproveite o Sistema de Irrigação
Para aproveitar o sistema de irrigação e infiltração da água das chuvas você pode fazer o alinhamento do plantio em nível ou mesmo ligeiramente em desnível. Outra coisa importante é antes de começar o cultivo levantar uma leira de 20 cm de altura para evitar a erosão.
Escolhendo as Mudas
Uma das partes mais importantes de um plantio está na escolha das melhores mudas, para isso a dica é observar aquelas que apresentam de 3 a 4 opções de brotações primárias e que tenham um broto principal significado. Observe também se elas tem sinal de enrugamento e se suas gemas estão maduras. A união do enxerto também não pode ter trincas e o ramo principal deve ter algo em torno de 10 a 30 mm.
Dicas Especiais
Poda
O melhor momento para fazer a poda é aquele período em que a planta está de repouso. Em geral nos meses de junho nas regiões que são mais quentes e no final de junho e início de julho nos lugares mais frios. Para que a poda seja ainda mais benéfica para o Pessegueiro é importante começar 15 dias antes da floração e manter a prática até que as plantas tenham um mínimo de 25% das suas flores abertas.
A Colheita do Pêssego
Observe a cor da pele do fruto, assim que a sua cor mudar de um tom de verde para um tom de amarelo-claro você pode colher os seus pêssegos. Faça a colheita com cestas ou caixas plásticas.
A Irrigação
A irrigação se torna indispensável durante os períodos de estiagem, pode ser realizada pela técnica do gotejamento ou mesmo através de uma técnica chamada de microaspersão.
Controlando Pragas e Doenças Durante o Inverno
Dentre as principais doenças que podem acometer um Pessegueiro estão a Ferrigem a Podridão Parda e a Bacteriose. Em relação as pragas podemos destacar a mosca das frutas e a grafolita. O controle pode ser feito através da aplicação da calda sulfocálcica concentrada, aplique na vegetação. Durante a fase de frutificação é necessário fazer o monitoramento das pragas, o controle pode ser feito com a utilização de armadilhas. No caso de se mostrar necessário utilize inseticidas. As doenças do Pessegueiro devem ser controladas através da prevenção, no caso de a sua planta estar com uma doença também é possível fazer o controle curativo. Para isso será necessário contar com a ajuda de fungicidas, isso quando as doenças são causadas por fungos.